pegar a chave do carro ir ate a garagem forçar a porta para conseguir abrir pegar o cinto que esta todo enrolado ao lado do banco porque os cintos nao sao retrateis sentar bater o joelho no volante virar a chave lembrar que precisa injetar gasolina virar a chave de novo ouvir o motor de partida vacilar e pensar a bateria tentar mais uma vez bombear o acelerador ouvir o motor pegando prestar atençao no ronco quando estiver minimamente estavel conservar o acelerador levemente pressionado acender um cigarro esperar mais dois minutos por precauçao pronto podemos ir o paragrafo acima esta menos para uma descriçao poetica de como e ter um carro antigo e mais para uma longa lista de obrigaçoes e era assim sempre que eu queria sair de carro com o robso meu gol ls 1985 com motor 1 6 a alcool de seus 81 cv de fabrica calculo que 60 ainda estavam ali os outros foram embora junto com a saude do carburador que estava com a base quebrada oxidada e funcionando nao me perguntem como sem um dos gicles nunca cheguei a ver o painel com conta giros pelo qual paguei dois pedais de guitarra novinhos e um violao nem tao novinho assim instalado e funcionando o carburador que eu comprei pelo mercado livre nao façam isso pessoal parecia novo ao olhar mas simplesmente se recusava a pegar regulagem nisso o carro ja esta na oficina ha uns dois meses nao tenho tempo de ir busca lo o dono da oficina conhece o carro muito bem e nao tenho garagem para guardar melhor que fique la do que em frente a minha casa por mais que o pobre ladrao que fosse tentar rouba lo provavelmente desistiria antes de chegar a metade do procedimento nao me entendam mal eu continuo gostando de carros antigos organicos cheios de manha e de macetes mas eu nao podia deixar passar a oportunidade que tive de troca lo por um carro mais moderno e confiavel e foi o que aconteceu ou vai acontecer em breve o robso ainda esta comigo mas creio que nao vai durar muito tempo em seu lugar entrou outro hatch de duas portas o vermelhinho la em cima wilfred um uno way 2008 na cor vermelho alpine todo original ah os criterios que uso para batizar meus carros sao segredo e e um fiat ha alguns anos quando o flatout nao existia e o juliano o leo e eu escreviamos no jalopnik brasil convoquei os leitores para me ajudarem a escolher um novo carro eu tinha um mille elx 1995 e tenho quase certeza que ele nao era mille coisissima nenhuma porque andava demais tenho saudades e me arrependo de ter cuidado tao mal dele quem acompanha o flatout e se interessa por minhas cronicas da vida real deve lembrar que comprei o gol depois de me mudar de cidade em um rompante de estou com o dinheiro na mao e nunca mais vou achar um negocio como esse eu estava redondamente enganado o carro foi mal cuidado por seu dono e acabou dando mais trabalho e despesas do que eu esperava e na real eu nao deveria me surpreender nao e claro me diverti bastante com o gol e aprendi muito com ele tive quando ele funcionava a experiencia de ver pessoas olhando quando eu passava e tentar decifrar se elas sentiam simpatia por aquele velhinho ou se estavam incomodadas com o ronco alto e estralado demais sai de casa de banho tomado e voltei com cheiro de combustao nas roupas fiquei sem combustivel porque o marcador nao funcionava classico quebrei o motor de partida tentando faze lo pegar quase fui multado porque os farois nao funcionavam direito perdi os freios porque o fluido vazou todo foi um ano cheio de aventuras peguei o carro em agosto de 2016 mas o que aconteceu dalmo amarelou amarelei sim quer dizer meus colegas me disseram que e assim mesmo ter um carro antigo para uso diario e recompensador mas tudo que e recompensador tambem e dificil senao nao seria recompensador e tambem nao e para todo mundo ou seja nao e questao de ter coragem ou nao e eu nao preciso me sentir um frango eu nao utilizava o carro todos os dias mas sempre que saia com ele era para pegar estradas muitas vezes de terra no ultimo fim de semana o primeiro com o uno peguei uma vicinal em bofete interior de sao paulo que o gol certamente nao conseguiria transpor nao com seus 32 anos de idade nao nas condiçoes em que estava para deixa lo em condiçoes de enfrentar o que o fiat enfrentou teria de gastar no minimo o valor que investi na compra do vw descendo a serra de bofete onde perdi os freios por superaquecimento tive que parar espera los esfriar e seguir viagem nao conseguiria fazer o mesmo com o gol nao estou dizendo que nao gosto do gol e que o fiat e muito melhor mas o fiat e minimamente moderno a ponto de eu confiar nele para uma viagem e saber que fazendo a manutençao corretamente ele nao vai me deixar na mao tao facilmente ele e mais silencioso mais confortavel ou menos desconfortavel no caso tem vidros e travas eletricos e satifaz minhas necessidades ao volante claro quando se trata do fiat uno eu nao sou o cara mais imparcial que existe mas voces entendem o que quero dizer e tem outra coisa falando em necessidades ao volante o uno fabricado no brasil ate 2014 e o mais perto que se pode chegar de dirigir um carro antigo em um carro recente e voces sabem que eu nao estou falando besteira o projeto do uno foi virtualmente o mesmo de sua concepçao a sua aposentadoria construçao monobloco suspensao independente nas quatro rodas motor pequeno na dianteira linhas retas para melhorar o aproveitamento de espaço no interior e um indefectivel charme italiano este nem todo mundo ve mas esta la ainda que o desenho da carroceria assinado por giorgetto giugiaro tenha sido bastante desfigurado na ultima reestilizaçao que aconteceu la em 2004 o painel e igual ao de 1995 exceto pelo odometro digital e carcaça cinza em vez de preta o mille teve a ousadia de se manter no mercado com apenas o basico por trinta anos e ate o ultimo deles ate que se segurou nas vendas e so saiu de linha porque o custo de adaptar seu projeto para airbags e abs nao compensava o investimento quem so precisava de um carro que protegesse da chuva comprava um uno e incidentalmente acabava tendo a chance de sentir um pouco do que era dirigir um carro novo em 1984 em espirito e no modo de conduzir meu carro ainda e um carro antigo direçao sem assistencia lata aparente quase nada de isolamento acustico nada engessado nada anestesiado de falta de envolvimento e comunicatividade nao posso reclamar so que novo claro ele ganhou um motor com injeçao eletronica e acelerador eletronico e mesmo com os cortes de custo e a economia de escala beneficiou se bastante dos metodos de produçao modernos e do controle de qualidade muito mais rigoroso a que fabricantes e fornecedores submetem as peças com isto mesmo sendo um carro extremamente simples e virtualmente identico ao que era ha 30 anos meu uno consegue ser muito mais confiavel do que um carro fabricado de fato ha 30 anos como o pobre do robso que ja foi repintado teve o tunel soldado foi rebaixado e agora esta parado mas eu nao o vendi nao ele fez parte da negociaçao pelo uno que era do meu pai ou seja e um carro que eu ja conheço o gol vai ficar com ele e com sorte vamos conseguir transforma lo em um carro de lazer este sim o uso perfeito para um carro antigo a hora dele vai chegar
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