FlatOut!
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Técnica

Por que os Fórmula 1 dos anos 1970 tinham airboxes gigantes?

Se o automobilismo surgiu quando o segundo carro ficou pronto, a incessante busca por mais potência deve ter iniciado logo depois que o primeiro carro perdeu a primeira corrida — e foi assim que chegamos ao adorável SUV de sete lugares de 720 cv. Foi assim também que a Fórmula 1 saiu dos charutos sobre rodas dos anos 1950, para uma era de experimentalismo sem limites nos anos 1970. Foi uma época realmente sem limites para experimentar propostas de inovações técnicas. A March usou um aerofólio dianteiro espetado no topo do bico do 711, o que lhe rendeu o apelido de "bandeja de chá". A Eifelland apareceu com um carro feito por Luigi Colani, famoso por seu "design biodinâmico", que tinha dianteira baixíssima, uma tomada de ar na frente do cockpit e um retrovisor central, com forma de periscópio. Ricardo Divila também tentou inovar nos Fittipaldi FD: logo de cara fez um carro com motor carenado, sidepods integrados e asa dianteira sobre o bico, algo que a Ferrari também desenvolveu na época.