se voce leu nosso post sobre as possiveis causas das mortes no transito de sao paulo ja sabe que os motociclistas foram a segunda maior parcela das vitimas de acidentes fatais na capital com 34 6% no estado de sao paulo nao foi diferente as mortes de motociclistas lideraram o ranking macabro com 33 7% do total de acidentes fatais em 2017 numero semelhante foi observado na estatistica nacional das 38 651 mortes registradas pela estatistica mais recente 12 126 eram motociclistas 31 4% e mais as mortes de motociclistas correspondem a 74% das indenizaçoes do dpvat por morte ainda que as motos correspondam a apenas 24% da frota nacional [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas como acontecem estes acidentes serao os motociclistas vitimas de maus motoristas das vias mal cuidadas da propria irresponsabilidade como vimos ontem nao existem estudos continuos ou investigaçoes de acidentes mas os poucos estudos que foram realizados podem ajudar a entender como e por que estes acidentes estao acontecendo um deles e o estudo feito pela seguradora bb/mapfre em parceria com o centro de experimentaçao e segurança viaria cesvi brasil em 2014 este estudo analisou uma amostragem de acidentes fatais com motociclistas em todo o brasil e concluiu que em 73% dos casos o acidente acontece por falta de pericia ou imprudencia do condutor sendo 26 5% por perda do controle da moto e 4% por embriaguez sem envolvimento de nenhum outro veiculo as colisoes com carros eram responsaveis por 12% dos acidentes a colisao com caminhoes correspondia a 7% 16 5% dos acontecem por invasao da faixa/pista contraria o choque com animais e fator determinante em 6% dos casos falha mecanica em 1% e conservaçao da via o outro 1% o fato de a maioria dos acidentes acontecerem por perda do controle da moto indicam que ha uma falta de preparo do condutor que nao tem habilidade suficiente para controlar a moto ou conduzir em situaçoes de maior risco segundo especialistas em pilotagem isso se deve principalmente por que a preparaçao do motociclista durante o processo de habilitaçao e insuficiente nao ha pratica de frenagem e trocas de marcha nao ha liçoes sobre a dinamica das motos muito menos aprendizado em ambiente real como acontece com os carros assim apesar de habilitado o motociclista esta despreparado para lidar com as situaçoes reais — o que inclui identificar riscos e praticas defensivas e isso reflete no comportamento dos motociclistas no transito entre os outros motivos para os acidentes tambem estao a falta de manutençao adequada das motos — um dos acidentes da marginais de sao paulo alias e atribuido pela familia da vitima a uma falha do freio traseiro da moto — e ate mesmo a falta de equipamentos de segurança que vao desde jaquetas e capacetes adequados aos sistemas cbs/lbs combined braking system ou linked braking system este sistema como seu nome sugere combina a frenagem das duas rodas da moto em um unico acionamento tornando a frenagem mais eficiente e segura do que pelo acionamento individual dos freios assim como os carros sao obrigados a ter abs as motos tambem poderiam ter tais sistemas instalados de fabrica por força de lei — especialmente quando as tecnicas de frenagem nao sao ensinadas na habilitaçao [youtube id= kbxrzlioxdg width= 620 height= 350 ] o ultimo estudo de acidentes fatais da companhia de engenharia de trafego realizado no distante 2011 observou que a velocidade excessiva e o pilotar entre faixas de trafego no corredor eram os fatores que mais contribuiam para a ocorrencia dos acidentes isso se deve principalmente a curva de solomon que explica graficamente o risco do diferencial de velocidade quanto mais distante da velocidade praticada pelos demais veiculos — para cima ou para baixo — maior as chances de acidentes veja mais aqui claro isso nao significa que o transito no corredor de carros deve ser banido ou nao pode ser seguro a circulaçao das motos no corredor havia sido proibida pelo texto original do atual codigo de transito brasileiro mas o artigo acabou vetado o veto foi acertado se considerarmos que diversos estudos sobre lane splitting ou filtering que sao os nomes que o trafego pelo corredor recebe fora do brasil apontam que a pratica e mais segura para motociclistas e benefica para o trafego e ate mesmo para a reduçao de emissoes/poluentes [youtube id= hdwyejv9ufy width= 620 height= 350 ] um estudo publicado na belgica em 2012 por exemplo apontou que o tempo de viagens para os demais veiculos e beneficiado pelo uso dos corredores pelos motociclistas ele apontou que se 10% dos motoristas adotassem uma motocicleta e circulassem pelo corredor o tempo de viagem dos outros motoristas seria reduzido em ate oito minutos e que estes beneficios nao existiriam se os motociclistas nao pudessem circular pelo corredor claro a realidade belga e bastante diferente da brasileira mas imagine 10% das motos que voce ve todo dia substituidas por carros e a conclusao do estudo tambem fara sentido no brasil outro estudo da universidade de berkeley apontou que cortar o transito lento ou parado pelo corredor ajuda a reduzir o risco de colisoes traseiras em motocicletas e que a forma mais segura de andar no corredor e a ate 50 km/h com menos de 15 km/h de diferença para o restante do transito o estudo tambem apontou que numero de acidentes foi significativamente mais alto quando estas duas condiçoes foram violadas so que o corredor e infiscalizavel a menos que o motociclista esteja acima do limite de velocidade voce nao pode puni lo por estar rodando a uma velocidade 15 km/h maior que a do restante dos carros ate mesmo porque nao existem meios de se fazer isso voce tambem nao pode simplesmente proibir a circulaçao nos corredores porque isso acabaria com os beneficios trazidos pelo trafego no corredor — e nem deveria afinal se o corredor e seguro em outros paises ele tambem poderia ser aqui a diferença principal e a conscientizaçao no brasil temos dois problemas — e aqui e uma opiniao pessoal a falta de respeito pelo motociclista por parte dos motoristas e a falta de respeito dos motociclistas pelos motoristas ajuda tambem o fato de o codigo de transito prezar que o maior cuida do menor o que passa uma falsa impressao de que voce nao precisa cuidar de si mesmo a italia por exemplo como cita esta materia do uol tem uma das maiores frotas de motocicletas e ciclomotores em proporçao a populaçao — sao 6 5 milhoes de motos e 2 1 milhoes de ciclomotores em um pais de 60 milhoes de habitantes o brasil tem 13 1 milhoes de motos e 200 milhoes de habitantes proporcionalmente e como se a italia tivesse pouco mais que o dobro de motos e ciclomotores que o brasil mesmo assim ela e um dos cinco paises mais seguros do planeta para circular em de moto pode acreditar essa bagunça e mais segura que o brasil o segredo esta justamente na conscientizaçao a italia foi o pais que popularizou os ciclomotores vespa lambreta e tem uma cultura de longa data sobre o transporte em duas rodas com 14 motos para cada 100 habitantes no brasil sao 6/100 estatisticamente todo italiano tem algum familiar motociclista — isso se ele proprio nao for um isso muda a forma com a qual os motoristas tratam os motociclistas e tambem a forma que os motociclistas agem no transito os motociclistas que dirigem carros ou motoristas que conduzem motos sabem muito bem como funciona ao entender o ponto de vista do outro condutor o respeito passa a ser reciproco a cultura motociclistica e ciclistica por que nao tambem ajuda na conscientizaçao dos riscos inerentes a atividade motos e bicicletas estao mais expostos voce deve ser precavido por voce e pelo outro qualquer pessoa que passou a adolescencia pedalando pelas ruas e motociclistas experientes conhecem essa regra voce nao pode sair por ai esperando que os outros zelem por sua segurança ainda que lei determine que a obrigaçao de cuidar do menor e do veiculo maior nao adianta ter razao a sete palmos do chao
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