os prototipos da porsche para o grupo 6 e do grupo c da fia estao entre os carros de corrida mais iconicos da historia e impossivel pensar em le mans por exemplo e nao imaginar o 917 azul e laranja ou o 962 com a pintura da rothmans [gt40 content search= porsche widget= 1 ] mas essa imagem muda completamente quando se fala de formula 1 apesar de ter embalado os titulos de pilotos de niki lauda e alain prost e os titulos de construtores da mclaren a porsche mal e lembrada por sua associaçao com a categoria menos lembrado ainda e o porsche 804 o primeiro e unico carro de formula 1 que a marca construiu em seus 70 anos de historia com os rumores de que a porsche pode voltar a categoria em parceria com a red bull talvez seja uma boa hora para conhece lo melhor nao tudo começou em 1958 a porsche havia construido um monoposto formula 2 com motor de quatro cilindros baseado naquele usado pelo 718 rsk na verdade o carro ainda era um 718 modificado para ter o cockpit centralizado e as rodas expostas conforme a formula do regulamento o carro estreou naquele mesmo ano com uma vitoria em reims e outra em avus o que levou a porsche a produzir outras unidades do 718 de formula 2 dando inicio a sua participaçao nas categorias de monopostos que culminou com a conquista dos tres primeiros lugares na b a r c 200 de 1960 em aintree na inglaterra com stirling moss jo bonnier e graham hill a boa campanha do 718 monoposto levou a porsche a apostar na formula 1 naquele ano foram anunciadas as novas regras da categoria que limitavam o deslocamento dos motores a 1 5 litro — exatamente a cilindrada do flat 4 do 718 a fabricante formou uma equipe de fabrica contratou dan gurney jo bonnier e hans hermann fez a inscriçao no campeonato e alinhou seus 718 na categoria maxima do automobilismo pela primeira vez gurney teve o melhor desempenho pontuando em cinco das oito provas da temporada o que rendeu a porsche 20 de seus 22 pontos conquistados no campeonato de construtores daquele ano jo bonnier foi o responsavel pelos outros dois pontos com um 5º lugar no gp da inglaterra hermann terminou o campeonato sem pontuar e com apenas tres corridas na temporada a campanha de 1961 foi relativamente boa com um carro de formula 2 a porsche conseguiu terminar o campeonato na terceira posiçao atras de ferrari e lotus enquanto gurney fechou o ano em quarto atras de phil hill wolfgang von trips e stirling moss apesar da boa classificaçao para ser ainda mais competitiva a porsche percebeu que precisaria de um novo carro e um motor com um regime de rotaçoes mais elevado como o v6 da ferrari e os v8 da climax e brm encarregados de projetar um motor do zero os engenheiros da porsche estudaram diversas configuraçoes — ate mesmo de 16 cilindros — e finalmente decidiram criar um flat 8 o motor batizado type 753 tinha bloco de magnesio com oito cilindros destacados um layout semelhante aos flat 4 dos porsche de rua da epoca e tambem do nosso fusca cada cilindro tinha um cabeçote individual com duas valvulas que eram comandadas por um par de arvores instaladas sobre os cabeçotes e cobertos por uma unica tampa de valvulas havia ainda uma arvore que tocava a ventoinha horizontal posicionada sobre o motor para ajudar em seu arrefecimento — tudo conectado ao virabrequim os componentes foram projetados para velocidades superiores a 10 000 rpm mas a potencia chegava ao seu pico de 185 cv as 9 200 rpm o cambio tinha seis marchas e ficava atras do motor como em todos os f1 de motor central traseiro o chassi tubular era revestido por uma carroceria de aluminio mais baixa e mais estreita que a do 718 de f2 ela tambem tinha curvas mais suaves e aerodinamicas e so tinha uma pequena abertura na dianteira para o radiador de oleo o layout mecanico era tipico da porsche tambem na suspensao dianteira ele usava braços triangulares sobrepostos porem como nos modelos de rua o elemento elastico nao eram molas semi elipticas ou helicoidais e sim duas barras de torçao transversais na traseira o arranjo era o mesmo porem havia somente uma barra de torçao que tambem atuava como barra estabilizadora com a carroceria de aluminio bloco do motor de magnesio e isento do peso de um radiador do motor e seu respectivo fluido de arrefecimento o porsche 804 tinha apenas 455 kg apesar de usar rodas de aço estampado e quatro carburadores weber diferentemente de seus rivais de ponta ferrari e lotus que ja usavam injeçao mecanica de combustivel e rodas de liga leve para reduzir a massa nao suspensa o metro e noventa de gurney evidenciava a carroceria baixa do 804 sendo um carro novo sua estreia nao foi das melhores primeiro porque ele foi testado com o antigo flat 4 em vez do novo flat 8 que so ficou pronto a tempo da primeira etapa do campeonato o gp da holanda em zandvoort a dupla de pilotos continuou formada por gurney e bonnier nos treinos o carro se mostrou dois segundos mais rapido que o modelo anterior porem continuava mais lento que os ponteiros na corrida gurney sofreu um problema com o trambulador e bonnier terminou em 7º lugar na etapa seguinte o gp de monaco a porsche decidiu poupar um dos carros para desenvolve lo e apenas gurney alinhou no principado largando em uma boa quinta posiçao ele foi atingido na traseira ainda na primeira volta e abandonou a prova de monaco os carros foram enviados para stuttgart onde receberam as atualizaçoes planejadas pelos engenheiros a suspensao foi revisada e o chassi recebeu reforços para aumentar a rigidez o carro finalmente estava mais competitivo mas a atualizaçao custou a participaçao da porsche no gp da belgica com isso a equipe retornou somente duas etapas depois de monaco no gp da frança disputado em rouen gurney classificou em sexto e bonnier em nono a corrida começou com graham hill tomando a liderança na primeira volta seguido de perto por john surtees jim clark e bruce mclaren pouco mais atras estavam jack brabham e dan gurney em suas posiçoes de largada a sorte começou a acenar para gurney na nona volta quando o lotus de brabham teve uma quebra na suspensao traseira e deixou o australiano fora da corrida em seguida mclaren teve uma quebra na quarta marcha rodou e saiu da pista para voltar nas ultimas posiçoes depois foi a vez de surtees com um problema na igniçao ele encostou nos boxes e voltou na oitava posiçao aquela altura as colocaçoes eram hill em primeiro com uma vantagem de 20 segundos sobre clark que ganhou a segunda posiçao e vinha seguido por gurney em terceiro na trigesima volta hill foi passar o retardatario jackie lewis e os dois acabaram se tocando com a perda de tempo e velocidade clark passou hill e assumiu a ponta a liderança do escoces durou pouco hill cravou a volta mais rapida e retomou a dianteira nem precisava na volta seguinte clark abandonou com uma quebra na suspensao dianteira gurney e seu porsche 804 ja estavam em segundo lugar a vitoria parecia certa para hill em seu brm mas na volta 42 ele encostou o carro com problemas no sistema de injeçao mecanica vejam so a ironia logo a injeçao de combustivel que era uma das vantagens tecnicas da brm sobre a porsche parece que nao tem ninguem a frente com a quebra de clark e hill gurney se viu em primeiro lugar bastou conduzir em segurança e nao cometer erros para receber a bandeira quadriculada em sua primeira vitoria na categoria e ate hoje a unica vitoria da porsche na formula 1 [youtube id= p7ypswmsqvs width= 620 height= 350 ] gurney ainda conseguiu um bom resultado no gp da alemanha em nurburgring fez a pole largou em primeiro e manteve a dianteira por boa parte da prova ate que a bateria do carro se soltou e ficou se movendo pelo cockpit com o problema sob suas pernas ele caiu para terceiro e la ficou ate o final da prova bonnier nao conseguiu ser melhor do que fora na temporada anterior terminou em decimo na frança abandonou na inglaterra ficou em setimo na alemanha ganhou um pontinho na italia e ficou em 13º nos eua gurney abandonou na italia e conseguiu um quinto nos eua e isso era tudo o que o porsche conseguia oferecer apesar dos upgrades o 804 nunca conseguiu se equiparar aos carros britanicos daquela temporada em especial o lotus que ja usava monocoque em vez de um primitivo spaceframe o flat 8 era uma maravilha da engenharia alema mas nao estava no mesmo patamar do v8 da brm que passava das 10 000 rpm a porsche percebeu que precisaria de muito mais que uma evoluçao em seu carro para continuar competitiva na f1 mas tambem descobriu que a categoria era cara demais apos o gp dos eua daquele ano os alemaes anunciaram que deixariam a formula 1 [youtube id= cke0fuco7mw width= 620 height= 350 ] com a saida da porsche o 804 permaneceu como o unico carro da marca feito exclusivamente para a formula 1 o flat 8 contudo nao foi desperdiçado o departamento de competiçao usou o projeto nas corridas de endurance do wsc equipando seu novo 908 entre 1966 e 1981 com deslocamento ampliado para tres litros e injeçao mecanica de combustivel [youtube id= qt1aj5bu9t8 width= 620 height= 350 ] ja a relaçao da porsche com a f1 so voltou em 1984 quando a mclaren se uniu a tag e encomendou a porsche um motor v6 turbo para seu mp4/1e mas isso e uma outra historia
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