o porsche rs 3 0 de 1974 foi o carro que mais me fez pensar profundamente sobre rouba lo de seu dono se fosse meu nao desejaria mais nada chris harris o jornalista certa vez apresentador do top gear e harrismonkey em tempo integral chris harris ja disse mais de uma vez que o melhor de todos os 911 de fabrica nao e o mais comummente citado carrera rs 2 7 de 1973 nem mesmo os modernos gt3 rs; o maior deles e um carro quase esquecido no vacuo do mais bonito e conhecido predecessor de 1973 o 3 0 rs de 1974 [caption id= attachment_363172 align= aligncenter width= 999 ] 911 carrera rs 2 7 1973 o primeiro e mais amado[/caption] muito e uma coisa de design mesmo o carro de 1973 e a ultima evoluçao do carro original de 1963; a partir de 1974 a carroceria g e os para choques proeminentes e com laterais sanfonadas mudariam o perfil do 911 para sempre e nem sempre para melhor mas muito tambem e por desconhecimento como havia um carrera rs em 1974 um carro de produçao normal com o motor de 2 7 litros e 210 cv do carro de 1973 mas agora um acabamento de serie e um carro bem mais pesado e menos focado que o seu antecessor todo mundo acaba por esquecer que o real sucessor do carrera rs 1973 nao e o carrera rs 1974 por mais estranho que isso pareça o sucessor e o carro de homologaçao especial que tambem existia o 3 0 rs e rsr https //flatout com br/911 carrera rs o porsche perfeito/ tambem tem o fato de que 1974 e o ano do lançamento do 911 turbo e suas incriveis versoes de competiçao 934 e 935 em corridas e nas manchetes das revistas o 3 0 rs foi totalmente eclipsado por turbocompressores ainda que o motor 3 0 rsr aspirado fosse bem mais potente que o do 911 turbo normal de rua [caption id= attachment_363170 align= aligncenter width= 999 ] 3 0 rs ainda melhor [/caption] alguns colecionadores porem discordam de harris; o 2 7 seria mais facil e tranquilo de andar rapido que o mais bravo 3 0; junte isso a beleza classica do 2 7 e se tem um claro ganhador aqui as vezes ate harris discorda dele mesmo dizendo que talvez o melhor de todos seja o 2 8 rsr de 1973 o carro baseado no 2 7 mas com um motor mais potente de 2 8 litros e que venceu a ultima targa florio em 1973 mas nem vamos entrar nessa de qualquer forma todos concordam que o 911 atingiu seu apice ha 50 anos; todo resto e so tentativa de capitalizar esta gloria por mais tempo [caption id= attachment_363169 align= aligncenter width= 999 ] porsche 2 8 rsr vence a ultima targa florio 1973[/caption] e o que era diferente entre o carrera rs 2 7 e o 3 0 alem da obvia diferença de deslocamento e ano/modelo engraçado voce perguntar ia mesmo explicar isso agora e de quebra explicar os rsr 73 e 74 tambem carrera rs parte 2 o primeiro 911 carrera rs de 1973 deveria ser apenas uma homologaçao especial; um carro para permitir versoes mais potentes correrem em categorias de produçao na europa mas fez tanto sucesso que teve sua produçao ampliada e fez todo 911 do futuro acabar vez ou outra chamando se de carrera [caption id= attachment_363173 align= aligncenter width= 999 ] iconografia matadora o rs 2 7 1973[/caption] este sucesso se deu primeiro a uma questao estetica o visual do carro pegou todos de surpresa e rapidamente se tornou um classico da iconografia da marca o spoiler rabo de pato o letreiro iconico na lateral do carro com a cor combinando com o centro das rodas fuchs os detalhes sem cromo modificaçoes simples mas que moveram rapidamente o 911 para os anos 1970 deixando os 1960 de lado depois o fato de ser leve espartano barulhento e bravo com o novo 2 7 litros entao o mais forte de todos os motores jamais colocados num porsche de rua [caption id= attachment_363174 align= aligncenter width= 999 ] carrera rs 2 7 1974 carroceria g e sem spoiler era opcional pato ou baleia [/caption] o carro do ano seguinte podia se chamar carrera rs tambem e ter um 2 7 litro de 210 cv mas era um carro normal de serie isolamento acustico acabamento de luxo mais peso e isolamento e tudo mais o carro de competiçao o real sucessor do carrera rs 1973 era o 3 0 rs como seu antecessor dava cria para a versao de competiçao tambem o rsr [caption id= attachment_363175 align= aligncenter width= 999 ] carrera rs 3 0 1974[/caption] o rs 2 7 tinha um motor criado se aumentando o diametro dos pistoes do 2 4 litros normal para 90 mm resultando em 2687 cm³ e 210 cv mantendo se o mesmo curso de pistao de 70 4 mm a sua versao rsr recebeu pistoes ainda maiores com diametro de 92 mm para um total de 2806 cm³ chamado de 2 8 rsr essa versao de competiçao podia ser mais agressiva que o rs de rua; tinha 309 cv em um carro que pesava 900 kg apenas 49 deles foram fabricados se o carrera rs 2 7 continuou em 1974 como um modelo de produçao o rs original tinha muito mais em comum com o 3 0 rs um carro ainda mais raro apenas 109 deles foram fabricados 50 deles recebendo o motor do rsr [caption id= attachment_363177 align= aligncenter width= 999 ] em 1974 a porsche ilustra o que muda no rs 2 7 rs 3 0 e rsr 3 0[/caption] por dentro o 3 0 rs era tao espartano e simples como o 2 7; apenas o volante carrera de tres raios uma novidade de 1974 denunciava que era outro carro por fora os para choques eram reestilizados para parecerem os novos para choques da serie g daquele ano absorvedores de impacto mas na realidade eram de fibra de vidro; na frente um enorme radiador de oleo dominava a aparencia o spoiler traseiro era diferente assim como os paralamas os paralamas alargados eram remanescentes do 2 8 rsr e eram necessarios agora para dar lugar para pneus cada vez maiores aqui eram pirelli cn36 radiais serie 60 com rodas de 8 polegadas na frente e 9 polegadas atras atras dessas rodas estavam freios maiores tambem os calipers aletados desenvolvidos na can am com os discos perfurados maiores e ventilados de 11 8 polegadas de diametro e 30 mm de espessura dois cilindros mestres davam a possibilidade de se regular o bias de frenagem por meio da alavanca de acionamento dos cilindros regulavel ja o spoiler traseiro era a maior novidade da porsche em 1974 que apareceria tambem no 911 turbo o hoje famoso whale tail o rabo de baleia extensamente desenvolvido em tunel de vento era mais eficiente e tinha menos arrasto incrivelmente que o ducktail do rs 1973 a suspensao traseira revisada com efeito de eixo oscilante aumentado era equipamento basico no rs 1974 os braços semi arrastados foram reforçados e articulados a partir de buchas solidas as barras de torçao traseiras ficaram mais rigidas passando de 23 para 26 mm de diametro enquanto as barras dianteiras permaneceram em 19 mm barras de 22 mm eram opcionais as barras estabilizadoras de 18 mm a frente e atras tinham braços de alavanca de comprimento ajustavel tambem opcionais de fabrica eram os suportes de suspensao dianteira com manga de eixo em posiçao elevada e provisoes para montagem de molas helicoidais em torno dos amortecedores bilstein para corridas de rali por exemplo o motor era uma unidade de competiçao no 3 0 rs detunada para uso nas ruas o diametro dos cilindros aumentou novamente para 95 mm e um total de deslocamento de 2992 cm³ os cabeçotes cilindros pinos carter de aluminio virabrequim e bielas eram testados de acordo com as normas exatas da porsche para durabilidade em competiçao a taxa de compressao era aumentada para 9 8 1 tornando este o unico porsche de produçao da epoca que precisava de combustivel premium com comando de rua uma vela por cilindro e injeçao de combustivel esse motor produzia 230 cv a 6 200 rpm e 28 mkgf de torque a 5 000 rpm uma transmissao de cinco marchas com diferencial autoblocante e resfriador de oleo externo faziam parte do pacote em especificaçao rsr que podia ser encomendada no seu rs que virava entao um rs/rsr o motor era o tipo 911/75 uma fera de personalidade ainda mais feroz com injeçao individual tipo gaveta seis gavetas nao borboletas duas velas por cilindro e comandos mais bravos mas deslocando os mesmos 3 litros eram nada menos que 320 cv a inacreditaveis 8000 rpm o motor na verdade variava entre 310 e 330 cv; 320 cv e o valor medio declarado o torque era de 32 mkgf uma miriade de novas cores sensacionais aumentou a atratividade da linha rs embora a maioria fosse vendida na cor branco grand prix desta vez os vendedores da porsche tiveram que encontrar compradores para apenas algo em torno de 100 carros; foi homologado como uma evoluçao do 2 7 rs de 1973 essa segunda homologaçao se referiu a essas extensas mudanças como uma atualizaçao e facelift; a homologaçao foi concedida no dia 1º de abril de 1974 o que e no minimo engraçado [caption id= attachment_363199 align= aligncenter width= 999 ] carrera rsr 3 0[/caption] o rsr era ainda mais agressivo em seu desenho e especificaçao obviamente cubos de roda com parafuso central foram instalados carregando rodas de competiçao de 10½ e 14 polegadas de largura dianteira e traseira os para lamas por isso eram ainda mais largos desta vez feitos de fibra de vidro esses para lamas deram ao rsr 3 0 grande parte de sua iconica e agressiva aparencia o carro pode ter sido esquecido como um carro de rua mas cumpriu seu papel nas pistas com louvor disse micheal cotton em seu livro sobre os 911 nas temporadas de 1974 e 1975 os rsr venceram quase todas as categorias para as quais eram elegiveis incluindo o campeonato gt da fia e o campeonato imsa em ambos os anos de todos os modelos de competiçao do 911 o 3 0 rs/rsr deve ser considerado o classico e muitos ainda competem regularmente como observou o dr ferry porsche se ele soubesse que o motor original de 2 litros e 130 cv poderia ter sido desenvolvido ate este monstro de 330 cv e 8000 rpm ele teria suspeitado que seu design era desnecessariamente robusto e como consequencia desnecessariamente caro para fabricar o 911 carrera rs 3 0 era tambem o mais caro dos porsches ate entao aos dm 65 000 para obter se um rsr mais seis mil marcos alemaes acima do rs eram necessarios um dos melhores compradores foi um certo roger penske que comprou nada menos que 15 carros para a serie iroc international race of champions que colocava pilotos famosos em carros iguais os carros de penske tinham uma configuraçao diferente tanto do rs quanto do rsr eram rs mas com motores do rsr com injeçoes de borboleta para facilitar a igualar potencia todos os motores passavam em dinamometro e eram certificados como tendo 316 cv os carros inicialmente foram entregues com spoiler rabo de pato do 1973 mas estes foram trocados antes da primeira corrida [caption id= attachment_363201 align= aligncenter width= 999 ] o rs/rsr de donohue no iroc daytona 1974[/caption] os carros foram recomendados a penske por mark donohue seu piloto engenheiro e amigo apos sua sessao de testes com um prototipo rsr em paul ricard no final de 1972 donohue recomendou a penske que ele usasse carreras para o iroc por dois motivos primeiro eram carros disponiveis prontos para correr so pagar e levar e segundo considerando que os pilotos mostrariam nenhuma clemencia no trato dos carros que usariam eram carros de corrida duraveis e parrudos o dr fuhrmann me disse uma vez que o carro nao poderia ser quebrado escreveu donohue desde que nao passasse do limite de giro e as trocas de marchas fossem feitas corretamente e isso era realmente verdade eles sao tao fortes que nao ha muito que um piloto possa destruir alem da caixa de cambio o carrera e sem duvida o melhor carro de corrida de produçao disponivel a qualquer preço e o melhor 911 ja criado para gente com bastante experiencia com eles a resposta parece ser definitivamente sim
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