nao faz muito tempo que falamos sobre a emory motorsports aqui no flatout eles mostraram recentemente o emory rsr seu porsche 356 inspirado pelo mitico 935 e equipado com um flat four turbinado de 400 cv um kleine monster sem duvida e uma interpretaçao bastante radical do primeiro porsche de rua ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a mais recente criaçao da emory porem e a antitese do 356 rs em diversos aspectos trata se do emory 911k uma ode a velha escola com estilo limpo motor flat six naturalmente aspirado e foco na reduçao de peso como forma de garantir desempenho matador nao por acaso ele foi inspirado em um dos porsche mais leves que existiram nos referimos ao porsche 908 010 k prototipo que competiu entre 1968 e 1971 e que usava um motor flat 8 de tres litros e 350 cv naturalmente aspirado com comando simples no cabeçote e redline proxima das 9 000 rpm ele tambem era muito leve com parcos 650 kg e foi usado por vic elford durante a temporada de 1968 do mundial de endurance o exemplar em questao de chassi nº 10 tinha a letra k depois de seu nome por causa da traseira curta ou kurzheck em alemao acredita se que apenas cinco carros com traseira curta foram feitos [gallery type= grid link= file size= medium ids= 233969 233968 233967 233966 233965 233964 ] um comentario a parte repare como o 908 fica pequeno perto do 911 de cara nota se a inspiraçao pelo esquema de pintura o carro e totalmente branco light ivory apenas com o bico pintado de amarelo signal yellow com o porsche 908 pintado nestas cores o britanico vic elford e o alemao jochen neerspach participaram das 24 horas de spa de 1968 corrida que iniciaram na quarta posiçao mas nao conseguiram terminar devido a um acidente depois disto ele passou quase 30 anos guardado na suiça antes de ser vendido no fim dos anos 1990 a um colecionador nos eua por fim ele trocou de maos algumas vezes antes de passar por uma restauraçao completa na decada de 2000 o porshe 908 010 foi um dos destaques durante o pebble beach concours d elegance de 2018 detalhe rod emory o fundador e cerebro da emory motorsports e amigo do atual dono do carro o colecionador cameron healy e a companhia e a responsavel pela manutençao do carro ja ha alguns anos alem das cores o porsche 911k tambem ganhou rodas 15x7 polegadas inspiradas pelo 908 010 feitas sob medida pela fifteen52 elas sao pretas com cinco raios e cubo rapido exatamente como no prototipo os pneus sao os pirelli cn36 do catalogo vintage pirelli collezione saiba mais sobre estes pneus aqui que fornecem um visual correto de epoca mas com materiais mais modernos ha diversos outros detalhes no carro que evocam o prototipo sessentista olhando com atençao nota se a buzina dupla brotando pelo para choque os farois auxiliares ao estilo dos 911 t/r que dao ao 911k ares de carro de rali e as telas na dianteira e na tampa do motor [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 233958 233953 233955 233956 ] o minimalismo domina todo o projeto por fora e por dentro a carroceria por exemplo foi mantida com o estilo narrow body tradicional o que da ao carro um aspecto mais purista e proporciona um sopro de ar fresco em meio a tantos 911 alargados como os carros da singer o interior preserva a mesma filosofia menos e mais nao ha nada que nao precise estar ali nada que tenha apenas funçao estetica dois bancos concha baixos com revestimento em tecido veltex vermelho resistente a chamas; manopla de cambio momo em madeira balsa ao estilo dos porsche de competiçao; os instrumentos classicos dos 911 preservados; uma gaiola de proteçao parcial que tambem serve para prender os cintos de cinco pontos; e um volante momo prototipo forrado em couro os paineis de porta sao simples e as maquinas de vidro foram eliminadas substituidas por um sistema por cintas de couro modificaçao comum em carros de competiçao na epoca [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 233936 233935 233931 233932 233937 233938 233934 233933 ] e interessante a ausencia de alguns elementos a capa do painel de instrumentos e desprovida de qualquer tipo de pintura ou forraçao apenas na fibra nua; e mesmo a capa da coluna de direçao foi suprimida deixando expostos o mecanismo das alavancas e alguns fios apesar disso o interior nao parece inacabado da para ver que tudo foi calculado com esmero e executado de forma impecavel da mesma forma o conjunto mecanico seguiu a filosofia do menos e mais trata se de um flat six naturalmente aspirado arrefecido a ar e construido do zero com 2 5 litros de deslocamento dois carburadores weber 40 ida 3c modulo de igniçao msd e como toque especial uma ventoinha horizontal aos moldes do porsche 935 e do porsche 917 envolta em uma airbox de fibra de vidro [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 233942 233944 ] segundo a emory o motor entrega 190 cv mais do que o suficiente para empurrar o 911 de menos de 870 kg com bastante desenvoltura o conjunto e arrematado pela suspensao com molas e amortecedores kw ajustaveis em tres niveis e freios de competiçao como todo modelo da emory o porsche 911k foi construido artesanalmente usando como base um porsche 911 que foi totalmente desmontado para encontrar e resolver quaisquer problemas estruturais e este aqui ainda e um projeto one off feito sob encomenda do qual nao havera outro a nao ser e claro que algum outro fa do porsche 908 tenha uma conta bancaria recheada o bastante
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.