hoje em dia o porsche 718 boxster/cayman e saudado como um dos melhores esportivos da atualidade e nao poderia ser diferente ele junta a consagrada dinamica dos porsche ao layout de motor central traseiro que e naturalmente superior ao arranjo tudo atras do 911 e nao e segredo nenhum o fato de o 718 so nao ter mais potencia para nao prejudicar as vendas do irmao maior ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas o baby porsche nem sempre esteve em uma posiçao tao confortavel no fim da decada de 60 ao buscar uma alternativa mais barata ao 911 a porsche colaborou com a volkswagen na criaçao do 914 um esportivo de motor central traseiro com teto removivel linhas retas na carroceria e duas opçoes de motor um flat 4 volkswagen de 1 6 litro e 80 cv porsche 914/4 e um flat 6 porsche de dois litros e 110 cv porsche 914/6 mas nao foi uma parceria bem sucedida a porsche e a volkswagen se estranharam por varias vezes durante o desenvolvimento do carro principalmente na hora de dividir os custos culminando com o abandono da vw no meio do processo o que prejudicou diretamente as vendas do 914 a porsche teve de bancar tudo sozinha e acabou repassando os gastos para o publico no preço final como resultado o porsche 914 jamais foi o sucesso de vendas que poderia ter sido caso dependesse exclusivamente de seu desempenho o que e uma pena pois o porsche 914 era um excelente esportivo e merecia mais respeito mas e claro que a porsche tentou reverter esta situaçao como dando ao 914 mais potencia obviamente foi assim que em 1971 nasceu o carro sobre o qual viemos falar hoje sugestivamente apelidado brutus a iniciativa foi do engenheiro ferdinand piech sobrinho de ferry porsche duas decadas antes de assumir a presidencia da volkswagen que comandou entre 1993 e 2002 piech estava fortemente envolvido com o braço de competiçao da porsche ele foi um dos grandes responsaveis pela criaçao do ousado porsche 917 prototipo com um enorme flat 12 de cinco litros que foi o vencedor das 24 horas de le mans em 1970 e 1971 na epoca o 917 foi considerado altamente arriscado pela cupula da fabricante que ate entao so havia feito carros de corrida com motores pequenos e que nao se afastavam muito dos porsche de rua talvez o sucesso do porsche 917 tenha dado a piech a confiança necessaria para levar a cabo um novo plano dar ao 914 um flat six bem mais potente que o motor 2 0 oferecido no 914/6 mas tambem houve outro fator importante piech estava para receber um novo carro da porsche para utilizar no dia a dia e decidiu utiliza lo como mula de testes para o super 914 inicialmente a porsche colocou atras dos bancos um motor de 2 6 litros sobre o qual nao se sabe muito a respeito mas que provavelmente era uma versao de curso ampliado do flat six de 2 4 litros usado no 911 este motor nao durou muito tempo no carro sendo logo substituido por um flat six de 2 8 litros vindo diretamente do porsche 911 rsr que competia no grupo 4 da fia um motor de competiçao capaz de entregar 300 cv sem qualquer tipo de induçao forçada por fim ainda insatisfeito piech encomendou ao departamento de engenharia um motor especial de 2 9 litros capaz de entregar nada menos que 345 cv e de girar a mais de 9 000 rpm algo evidenciado pelo conta giros com marcaçoes ate 10 000 rpm tem noçao estamos falando de 235 cv a mais que o porsche 914 mais potente oferecido ao publico um acrescimo de mais de 214% mas o motor evidentemente nao foi a unica modificaçao executada no prototipo que foi batizado porsche 916 o carro tambem recebeu para lamas alargados os mesmos do 914 de competiçao para acomodar taludas rodas fuchs de 15x7 polegadas calçadas com pneus 180/70; freios com discos ventilados iguais aos do porsche 911s; suspensao retrabalhada com molas mais firmes e amortecedores bilstein; barras estabilizadoras na dianteira e na traseira; e novos para choques pintados na cor da carroceria sendo que o dianteiro possuia uma entrada de ar mais generosa para ajudar no arrefecimento do motor o teto removivel foi substituido por uma peça fixa de metal soldada a carroceria e o assoalho tambem recebeu reforços estruturais o apelido brutus foi dado ao carro por corina piech filha de ferdinand piech segundo consta nao pelo desempenho brutal do carro mas pelo visual agressivo conferido pela carroceria preta pelos para lamas mais largos e pelos pneus bifudos e mesmo depois que seu pai foi transferido da porsche para a audi em 1972 corina continuou usando o carro por algum tempo e por isso que ha um emblema com seu nome na tampa do porta luvas diz se que corina ocasionalmente aparecia com o carro no departamento de design da porsche para encomendar algumas alteraçoes no interior do carro que foi equipado com radio e alto falantes sob o painel proximos as soleiras das portas [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 216211 216231 216209 216216 216205 216233 216246 216245 ] o porsche 916 deveria fazer sua estreia no salao de paris de 1971 e em seguida começar a ser produzido em serie mas isto jamais aconteceu e nao e dificil entender o motivo um porsche 914 com motor de 350 cv mais potente que o mais potente dos 911 que tinha um flat six de 190 cv em 1971 nao era exatamente uma ideia brilhante em termos de marketing visto que a reputaçao do 914 ja nao era das melhores por causa do envolvimento da volks no projeto alem disso eram modificaçoes caras demais que nao faziam sentido algum financeiramente apesar disto foram fabricados outros dez prototipos do porsche 916 que receberam as mesmas modificaçoes esteticas estruturais e de suspensao mas tinham motores menos potentes o flat six de 2 4 litros e 190 cv do porsche 911s e o motor de 2 7 litros e 210 cv do porsche 911 carrera um fan site dedicado ao porsche 916 possui uma seçao com imagens e informaçoes a respeito de cada um dos prototipos dizendo que parte deles foi enviada para os eua enquanto a maioria permaneceu na europa alguns estao marcados como em restauraçao e ha um deles que de acordo com a tabela foi destruido em um acidente como a pagina e antiga pode ser que estes dados estejam desatualizados o paradeiro do brutus original entretanto e bem conhecido corina piech vendeu o carro a um oficial do exercito norte americano o coronel robert e hartvigsen em abril de 1974 na epoca hartvigsen morava na alemanha onde permaneceu ate abril de 1978 usando o carro com relativa frequencia poucos meses antes de retornar para os estados unidos hartvigsen mandou o carro para a sede da porsche em zuffenhausen para uma revisao completa [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 216210 216241 ] hartvigsen foi o ultimo dono do porsche 916 brutus ficando com ele pelo resto da vida ainda que no fim das contas tenha o deixado guardado em uma garagem parado a merce do tempo foi so em 2015 que o carro foi recuperado e restaurado em um processo que levou tres anos depois de ser revelado ao publico no concours d elegance amelia island de 2017 o prototipo agora e um dos destaques da agencia de leiloes artcurial que leiloara o brutus durante a ediçao de 2019 do retromobile evento de classicos realizado anualmente em paris o valor de arremate estimado fica entre € 800 000 e € 1 200 000 ou algo entre r$ 3 400 000 e r$ 5 000 000 em conversao direta
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