ha somente uma razao para que a porsche mantenha o cayman mais lento que o 911 e insista em mante lo com a antiquada configuraçao de motor traseiro empregando tecnicas de engenharia e recursos eletronicos avançadissimos para mante lo uma referencia entre os esportivos de rua tradiçao o 911 nasceu com o objetivo de ser a maquina perfeita para quem gosta de dirigir e a porsche vem conseguindo mante lo assim ha mais de 50 anos contudo na hora de competir nas 24 horas de le mans a porsche preferia apostar nos prototipos seu primeiro vencedor como ja vimos foi o insano 917 1970 e 1971 seguido pelo avançado 936 1976 1977 e 1981 em 1979 porem quem reinou absoluto foi o 935 que nada mais era do que um 911 modificado a base porem nao era um 911 qualquer mas sim a versao turbo que era um dos esportivos mais rapidos que alguem poderia ter nos anos 1970 [youtube id= q9ycfnszrhm width= 620 height= 350 ] como ja dissemos no post sobre o 936 o 911 turbo foi lançado em 1975 e era o porsche de rua mais potente da linha com um flat 6 de tres litros e 260 cv seu motor foi o ponto de partida para o propulsor dos carros de competiçao que a divisao de automobilismo colocaria para correr em le mans no ano seguinte incorporando toda a experiencia adquirida com o porsche 917 turbopanzer na canam o campeonato de prototipos disputado na america do norte na epoca a fia havia acabado de estabelecer duas novas categorias distintas para as 24 horas de le mans o grupo 6 para prototipos com motores de ate tres litros e grupo 5 para carros baseados em modelos vendidos nas lojas com motor de ate quatro litros o prototipo 936 foi desenvolvido para o grupo 6 e por causa do turbocompressor o deslocamento do motor era multiplicado por 1 4 por isso o boxer de seis cilindros deslocava 2 1 litros para se enquadrar no limite de deslocamento imposto pela organizaçao o motor turbinado poderia ter no maximo 2 85 litros — que multiplicados por 1 4 resultavam em pouco menos do que os 4 000 cm³ estabelecidos para o grupo 5 era basicamente o flat 6 3 0 do 911 turbo com curso reduzido e mais pressao no turbo ao todo o motor entregava 560 cv a altas 7 900 rpm e 60 mkgf de torque a a 5 400 rpm a transmissao manual tinha quatro marchas e era acoplada a um diferencial autoblocante os primeiros testes do carro no circuito de paul ricard indicavam uma velocidade maxima de 295 km/h era um belo conjunto mecanico e mesmo nos anos em que o 935 era mero coadjuvante em le mans mostrou se suficiente para coloca lo sempre entre as primeiras posiçoes sua caracteristica mais distinta porem era o fato de apesar de ser apenas um porsche 911 o 935 conseguia ser ainda mais chamativo que os prototipos a razao para isto era que o regulamento do grupo 5 permitia quase todo tipo de aparato aerodinamico preso a carroceria dos carros com um limite bastante generoso quanto as dimensoes assim o 935 tinha para lamas alargados traseira mais longa bitolas maiores e uma grande asa traseira — basicamente a fia so exigia que a silhueta basica do carro fosse mantida e que visto de frente o modelo fosse reconhecivel em 1976 o 935 dividiu o estabulo da equipe de fabrica da porsche com o 936 que venceu as 24 horas de le mans naquele ano enquanto o 935 pilotado por rolf stommelen e manfred schurti chegou em quarto em outras corridas do campeonato porem o 935 teve uma participaçao ainda mais expressiva — sendo por exemplo o carro mais rapido a participar das 6 horas de silverstone ainda que um problema na embreagem o tenha forçado a terminar em decimo com jacky ickx e jochen mass ao volante agora se voce ja ouviu falar do 935 talvez nao esteja acostumado a ve lo com esta cara isto porque antes dos 1 000 km de nurburgring de 1976 norbert singer um dos engenheiros da porsche descobriu uma brecha no regulamento a respeito das modificaçoes nos para lamas atraves delas ele conseguiu que fosse projetada uma dianteira modificada mais baixa e aerodinamica e a incorpora la ao 935 sem desclassifica lo o resultado ficou conhecido como flat nose ou slant nose que significam nariz chato e nariz inclinado respectivamente e dava um aspecto bem diferente ao 911 com uma nova dianteira e a traseira escondida pelos para lamas alargados a unica coisa que denunciava as origens no 911 eram o formato das portas e a area envidraçada o visual nao era ruim e na alemanha deu origem a um kit opcional para o 911 chamado flachbau nariz chato em alemao com farois escamoteaveis o 935 de rua do dono da mclaren o caso e que nas 24 horas de le mans de 1977 o 935 apareceu com o novo visual apesar de ser o terceiro colocado nas 24 horas de le mans o chamado 935/77 sofria constantemente com problemas mecanicos levando a porsche a se concentrar em aperfeiçoa lo de verdade para o ano seguinte o porsche 935/78 recebeu o apelido de moby dick em alusao ao formato do carro fazendo de tudo para extrair ao maximo das regras do grupo 5 a porsche modificou a carroceria para torna la ainda mais aerodinamica com a dianteira ainda mais baixa e traseira mais longa o motor tambem foi bastante modificado no fim dos anos 70 a porsche cogitou substituir o 911 por modelos com motor dianteiro refrigerado a agua como sabemos hoje nao daria certo para o 924 e o 928 mas a novidade foi parar nas pistas agora com deslocamento ampliado para 3 2 litros o 935/78 tinha cabeçotes com arrefecimento a liquido e impressionantes 720 cv se voce leu o post anterior sabe que o vencedor das 24 horas de le mans de 1978 foi o renault alpine a442b enquanto o ficou com a segunda e terceira posiçoes o porsche 935 da equipe de fabrica com manfred schurti e rolf stommelen revezando ao volante foi apenas o oitavo colocado apesar do resultado modesto porem o 935/78 foi o carro mais rapido na reta hunaudieres tambem conhecida como mulsanne ao atingir os 378 km/h [youtube id= z77plcygxl4 width= 620 height= 350 ] a vitoria ficaria mesmo para o ano seguinte contudo nao foi a equipe de fabrica que teve a honra de vencer com o 935 em le mans aquela altura a porsche estava concentrada em desenvolver um novo prototipo o 956 e deixou que a alema kremer cuidasse da equipe de fabrica para competir em 1979 o resultado foi o porsche 935k uma versao com kit aerodinamico ainda maior e mais radical alem de um leve aumento de potencia e modificaçoes na carroceria e na estrutura para reduzir peso [youtube id= b2 kmbz7bpg width= 620 height= 350 ] dependendo da fonte consultada a potencia do 935k ficava entre 740 e 800 cv o carro teve boa parte dos paineis de aço trocados por peças de fibra de vidro e fibra de carbono os pontos de fixaçao do motor foram revistos e o intercooler ar agua foi trocado por um do tipo ar ar o resultado era um carro de pouco mais de 1 000 kg que era capaz de chegar aos 350 km/h com chuva forte o dia todo o porsche 935 que o alemao klaus ludwig dividiu com os irmaos americanos don e bill whittington foi o primeiro colocado depois de completar 4173 93 km em 307 voltas no circuito de la sarthe a uma velocidade media de 173 913 km/h como se nao bastasse atras dele vinham outros dois 935 garantindo que a vitoria do derivado do 911 fosse tripla assim como o 936 o porsche 935 continuou competindo nas 24 horas de le mans ate 1981 nas maos de equipes independentes a porsche estava esperando pelo novo regulamento de le mans que estrearia em 1982 e permitiria que seu novo prototipo o 956 competisse o pessoal em stuttgart estava confiante e com razao — mas esta historia fica para outro dia
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