No último capítulo da nossa série sobre as Lendas de Le Mans, contamos a história do 917 K, o primeiro Porsche a vencer nas 24 Horas de Le Mans, em 1970 e 1971. Uma mudança no regulamento impediu que ele continuasse correndo em La Sarthe. Por isso, a Porsche foi tentar a sorte nos EUA, competindo com versões turbinadas de mais de 1.000 cv do 917 — carros de cockpit aberto, que ficaram conhecidos como Turbopanzer por sua potência extrema.
Na verdade, os chamados Porsche 917 Spyder foram os protótipos mais potentes a competir em toda a história do automobilismo. Além disso, com a experiência adquirida ao turbinar o boxer de 12 cilindros e 5,4 litros, a Porsche sabia exatamente como deveria ser seu novo carro quando decidiu voltar a correr em Mans, em 1976. Este carro era o 936.
Depois de turbinar o 917, a Porsche decidiu empregar a sobrealimentação em um modelo de rua. O resultado foi o Porsche 911 Turbo, também conhecido como 930, equipado com um flat-6 de três litros turbo d