a chegada de um novo porsche 911 e sempre um grande evento no meio automotivo entusiastas e imprensa se juntam para analisar cada detalhe do carro examinando as semelhanças e diferenças em relaçao ao modelo anterior se ele ficou bonito ou feio se permanece fiel as raizes em termos de design e filosofia e se o novo nine eleven e digno de seu posto como mais recente adiçao a uma das linhagens de esportivos mais emblematicas do mundo ou a mais emblematica do mundo como muitos de nos acreditamos a esta altura quase dois meses depois do lançamento no fim de novembro de 2018 voce dificilmente nao tem uma opiniao formada a respeito do porsche 911 992 talvez voce tenha achado suas linhas modernas demais agressivas demais retas demais talvez voce tenha adorado e pensado que a evoluçao do 991 para o 992 nao poderia ter sido melhor executada mas qualquer analise feita a distancia ainda mais neste momento sera superficial nos ainda nao andamos no novo 911 mas muitos jornalistas estrangeiros ja o fizeram e agora começaram a ser publicados os primeiros reviews como ja e costume por aqui vasculhamos as impressoes da imprensa internacional a respeito do porsche 911 992 e podemos ter uma noçao de como icone ficou em sua nova forma ainda falando sobre impressoes superficiais a distancia podemos tirar algumas conclusoes ao analisar as caracteristicas do 992 divulgadas pela porsche melhor do que isto o leo ja dissecou as mudanças do novo 911 em relaçao ao antigo que honestamente ainda nao merece ser chamado assim e com isto algumas coisas ficam claras por exemplo o fato de 992 ser disponibilizado apenas com a carroceria widebody antes havia uma versao estreita e uma versao larga por conta das bitolas mais largas como o entre eixos se manteve o mesmo 2 45 metros a proporçao entre as bitolas do carro e o entre eixos mudou com bitolas mais largas em relaçao ao entre eixos o carro sofre menos com a inercia rotacional nas curvas e consegue mudar de direçao mais rapido outro exemplo tem a ver com a forma como o 992 e construido de acordo com a porsche o uso de aço na estrutura e na carroceria caiu de 66% para 30% em relaçao ao emprego de aluminio e pela primeira vez a prensagem principal da carroceria usa aluminio alem das portas capo tampa do motor teto e laterais isto nao quer dizer que o novo 911 e mais leve que o antigo na verdade ele pesa ate 55 kg a mais dependendo da versao em parte por causa do uso de um novo filtro no sistema de escape que e capaz de capturar particulas finas de combustivel reduzindo emissoes e pesa 15 kg a mais e em parte porque a nova transmissao pdk de dupla embreagem e oito marchas e mais pesada que a caixa de sete marchas usada anteriormente por outro lado o porsche 911 992 ficou mais potente nas versoes de base tomando como exemplo o 911 carrera s a versao mais acessivel sao 30 cv a mais portanto a relaçao peso potencia melhorou com 1 535 kg e 420 cv o carrera s 991 tinha 3 65 kg/cv; ja o carrera s 992 pesa 1 590 kg e tem 450 cv proporcionando uma relaçao de 3 53 kg/cv alem disso com uma marcha a mais a porsche encurtou a primeira marcha e esticou a ultima marcha lembrando que a nova oitava relaçao foi posicionada entre as antigas sexta e setima o que simplificando ao maximo contribui para melhor aceleraçao e maior velocidade final e de fato ambas as versoes do 911 992 reveladas ate agora s e 4s sao 0 4 segundo mais rapidas no zero a 100 km/h do que as respectivas antecessoras 3 7 segundos e 3 6 segundos respectivamente resumindo ficamos inclinados a pensar que com 55 anos de experiencia a porsche dificilmente faria um 911 pior do que o ultimo mas precisamos desenvolver melhor por isso vamos ver o que o pessoal la fora anda falando do 992 a maioria dos testes foi feita durante uma sessao aberta a imprensa no circuito de hockenheim na alemanha afinal a melhor forma de testar um esportivo e levando o para a pista alguns jornalistas puderam guia lo em vias publicas ou mesmo nas ruas ao redor do circuito para começar todos os reviews deram um jeito de mencionar a impressao geral ou individual de que o 911 992 ficou grande quadrado e pesado demais e todos eles acabaram de uma forma ou de outra chegando a conclusao de que nao passava mesmo disto impressao a motor trend por exemplo as primeiras duas voltas sao de reconhecimento eu nunca pilotei em hockenheim antes mas na terceira volta vejo 250 km/h indicados no velocimetro antes de frear forte pra entrar na spitzkehre um grampo ultra fechado os pneus dianteiros deslizam momentaneamente sobre uma poça na entrada da curva antes de morder forte o eixo traseiro ancorado pelas rodas maiores de 21 polegadas que permitem que o 992 use discos de freio maiores segue fielmente a curva vire o volante e voce tem resposta imediata e feedback impecavel da dianteira com sua bitola mais larga entre no ponto de tangencia e pise no acelerador sinta as forças de aceleraçao aumentando o 992 transmite seus movimentos de forma clara e concisa mesmo quando os pneus traseiros começam a beliscar o limite de aderencia me pego contra esterçando e importante frisar que os carros disponibilizados pela porsche para os testes eram equipados com todos os itens possiveis em termos de dinamica pasm sport porsche active suspension management com amortecedores ativos e suspensao 10 mm mais baixa; pdcc porsche dynamic chassis control que mitiga a inclinaçao lateral nas curvas; eixo traseiro auto esterçante que aumenta a agilidade na hora de mudar de direçao; e suportes do motor ativos que reduzem vibraçoes e aumentam a estabilidade nas curvas mas isto nao diminui o merito do 911 neste aspecto afirmar isto seria ilogico na verdade o pasm o pdcc e os suportes do motor ativos sao de serie; apenas a reduçao de 10 mm na altura da suspensao e o eixo traseiro auto esterçante e opcional e tudo isto resulta em um pacote extremamente bem resolvido e perceptivelmente superior a geraçao anterior conforme atesta a autocar o controle da carroceria e bom mas isto tambem vale para o conforto ao rodar especialmente se considerarmos o perfil baixo dos pneus e a reduçao de 10 mm na altura da suspensao a dinamica e excelente em qualquer modo de conduçao/nivel de firmeza dos amortecedores que se escolha o 992 esterça de forma prazerosa a pouca carga na dianteira geralmente significa acredito eu que nao e preciso um nivel muito alto de assistencia para deixar a direçao leve o suficiente e assim as condiçoes do piso conseguem ser transmitidas mais facilmente do que em alguns dos rivais duvido que qualquer concorrente exceto talvez pelo mclaren 570 que e notadamente mais caro faça curvas tao bem e uma afirmaçao ousada sem duvida alguma mas esta parece uma impressao generalizada a de que o 911 ficou mais comunicativo e organico do que antes ao adotar mais recursos tecnologicos mais do que compensando o ganho de peso e dimensoes alem disso certos aspectos consagrados do 911 permaneceram intocados eis o que diz a autoexpress geralmente um circuito pode fazer um carro de rua parecer lento mas o 992 e genuinamente rapido a entrega de potencia e acompanhada de um encorajador crescendo do ronco do motor enquanto as trocas de marcha com a nova transmissao pdk de pe embaixo e no limite de rotaçoes parecem instantaneas qualquer 911 e incrivel na pista mas a aderencia e a compostura do 992 sao excepcionais outros aspectos se destacam tambem a conexao e a comunicabilidade da direçao continuam impressionantes os bancos sao; como sempre confortaveis e oferecem suporte sublime os freios sao sensacionais tambem nao apenas porque sao de carbono ceramica mas tambem porque ha um novo pedal de material composito que e mais firme proporcionando mais controle carros com freios de aço tambem deverao se beneficiar disto uma caracteristica observada tanto pela autoexpress quanto pela evo foi o impressionante equilibrio dinamico do 992 que so transparece o fato de ter mais peso na traseira quando e levado para alem do limite de acordo com a evo no geral o carater dinamico do 992 e semelhante ao do 991 no sentido de que a natureza de seu layout de motor traseiro so e revelado quando voce o força de verdade em direçao aos limites de aderencia ainda a respeito das semelhanças com o 991 o motor foi a unica parte que permaneceu relativamente igual a geraçao anterior trata se de uma evoluçao do flat six biturbo de tres litros porem com turbos maiores e novos coletores de admissao alem de obvios ajustes eletronicos modificaçoes simples e eficientes que para chris harris do top gear fizeram a diferença as respostas do acelerador sao tao boas que te fazem se perguntar se o motor e mesmo turbo e o desempenho e excelente de 3 000 a 6 000 rpm ele parece tao rapido quanto um gt3 e o som dentro do habitaculo sao o que se espera de um flat six e o uivo do sistema de admissao e audivel o bastante para te fazer sorrir do lado de fora do carro porem ele ficou mais silencioso as normas para emissao de ruido cada vez mais severas estao matando os sistemas de escape barulhentos com valvulas ativas mas eu realmente nao poderia me importar menos quando estou dirigindo quero todo o ronco do motor para mim e prefiro nao irritar as outras pessoas https //www youtube com/watch v=sjrarcm7hoy tambem e chris harris quem fornece a observaçao mais animadora a respeito do porsche 911 e que acaba nos trazendo de volta ao questionamento inicial se o 992 e um carro melhor que o 991 e se faz por merecer o posto que tem na conduçao o 992 simplesmente passa a impressao de ser a evoluçao logica do 991 pode parecer exaltaçao vazia mas sabendo o quao bom era a geraçao antiga isto e um elogio e tanto nao consegui ouvir uma queixa sequer dos freios de carbono ceramica opcionais e os niveis de aderencia eram altissimos quanto a eletronica o carro ainda deixa claro que tem motor traseiro nao da para esconder sua fisica fundamental desligue o controle de estabilidade e freie forte demais antes de uma curva e a traseira vai começar a escapar isto esta no dna do 911 e aparece no 992 assim como no porsche 901 de 1964
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