Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Vazam supostas imagens do Porsche 911 Turbo 992
Até agora a Porsche não revelou novas versões do Porsche 911 992, revelado há cerca de três meses, no fim de novembro de 2018 – foram apenas os Carrera e Carrera S, com tração traseira ou integral e carroceria aberta ou fechada. Mas, agora, foram publicadas no Instagram imagens daquilo que parece ser o novo 911 Turbo, totalmente sem disfarces, em um cenário que provavelmente é a fábrica da Porsche.
As fotos foram postadas pelo usuário @t_schleicher. O principal indicativo de que se trata do 911 Turbo são as entradas de ar nos para-lamas traseiros, mas também podemos ver uma nova asa traseira, que levantada no carro cinza, em primeiro plano, e recolhida no carro branco à sua frente. É possível ver que o para-choque traseiro é diferente, com as molduras plásticas abaixo dos refletores separadas do difusor traseiro – no 911 Carrera, é tudo uma peça só. As ponteiras de escape também são diferentes – elas são quadradas e dispostas em pares, enquanto no Carrera há uma saída oval em cada extremidade.
Ainda é cedo para cravar qualquer coisa, mas as fotos parecem legítimas. Ficaremos atentos a quaisquer novidades a respeito do novo 911 Turbo. (DH)
Novo Peugeot 208 tem imagens “vazadas” antes do lançamento em Genebra
Não parece, mas o atual Peugeot 208 completa sete anos em 2019, e a fabricante francesa está para revelar sua nova geração. Deveríamos esperar até o início de março para vê-la, mas a Internet já fez seu trabalho e algumas fotos do carro foram vazadas.
Como havíamos visto no final de 2018, quando o carro vazou pela primeira vez, o novo 208 adotará a identidade visual mais agressivas de seus irmãos maiores, com o 308 e o 508. Os faróis ganharam um contorno mais retilíneo (lembrando bastante o Audi A1) e trazem luzes diurnas de LED que lembram as garras de um leão – sendo que uma delas invade boa parte do para-choque. Já a traseira ganhou uma régua unindo as lanternas (aderindo à mais nova tendência do design automotivo), com um letreiro “P E U G E O T” no centro.
Por dentro, o 208 ficou mais futurista. O painel em dois níveis tem formas bem agressivas, com um cluster totalmente digital, elevado em relação ao volante – este, ligeiramente ovalado e com diâmetro pequeno, como já é no atual 208. Há também uma grande tela horizontal para a central multimídia, detalhes em preto brilhante e uma fileira de comandos físicos no console central, dispostos como teclas de piano.
A segunda geração do Peugeot 208 será construída sobre a nova plataforma CMP do Grupo PSA, que também é usada no DS 3 Crossback – o crossover compacto que foi revelado em setembro de 2018 como substituto do Citroën DS3.
Falando nisso, além das versões a gasolina e a diesel, o novo 208 terá uma versão totalmente elétrica que, ao que tudo indica, usará o mesmo motor elétrico de 134 cv do DS 3 Crossback E-Tense, também mostrado em 2018.
Com o vazamento das imagens, é possível que a Peugeot decida divulgar fotos e informações oficiais do novo 208 antes de Genebra. Aliás, há outra novidade interessante da marca a caminho do evento: o conceito Peugeot 508 Sport Engineered.
Criado como prévia de uma versão esportiva a ser lançada em 2020, o 508 Sport Engineered é movido por um quatro-cilindros turbo de 1,6 litro e 197 cv, mais dois motores elétricos: um de 107 cv na dianteira e um de 201 cv na traseira. A potência total combinada é de 505 cv, mas como os três motores não atingem seu pico de potência ao mesmo tempo, na prática o 508 Sport Engineered tem potência máxima de 400 cv.
A Peugeot diz que o conceito é capaz de ir de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima limitada em 250 km/h. A fabricante também confirmou que o 508 Sport Engineered ganhará uma versão de produção, mas disse que o nome é provisório. Estaríamos prestes a testemunhar o nascimento de um 508 GTI? (DH)
Volkswagen anuncia mudanças em sua linha para aumentar lucratividade
Depois de lançar o novo T-Cross, a Volkswagen divulgou sua estratégia para os próximos anos no mercado brasileiro. A marca optou por abrir mão da disputa pela liderança de mercado para concentrar-se no aumento do volume de vendas de modelos mais rentáveis. Isso significa que, além dos novos modelos planejados para o Brasil — caso de seus cinco SUV previstos para os próximos anos, os já lançados Tiguan e T-Cross, e os futuros T-Track, Tarek e Atlas/Terramont — a Volkswagen também fará mudanças em sua linha de produtos.
A primeira delas, com efeito imediato, é o fim da importação do Golf Variant. Segundo o site Autos Segredos, a Volkswagen confirmou que cessou a importação da perua devido à baixa demanda — foram apenas 503 unidades em 2018. O carro ainda tem estoques no Brasil e por isso continua exibido no site e no configurador da marca.
O fim do Golf Variant também pode apontar o caminho a ser seguido pelo Golf hatch: a Volkswagen ainda não decidiu o que fazer com o carro, que foi reestilizado tardiamente no Brasil e terá uma nova geração ainda neste ano, porém lá fora. Por aqui, ele pode continuar até 2021, mas a marca ainda não sabe se trará a próxima geração, uma vez que o Golf poderá sofrer canibalização do T-Cross.
A marca também manterá o Fox em produção até 2021. Com a estratégia de enxugar versões, o compacto teve um aumento de 35% em suas vendas em 2018, tornando-se mais rentável para a fabricante, que decidiu mantê-lo por mais dois anos.
Essa estratégia de simplificação da linha também será aplicada ao up!, que vendeu 90% menos que o Fox em 2018. Com isso, a VW acredita que irá facilitar a escolha dos clientes na hora da compra. A decisão mais provável a ser tomada pela Volkswagen, é o fim do up! i-Motion, cessando definitivamente a oferta do câmbio automatizado de embreagem simples e seca.
Além destas mudanças, a Volkswagen também pretende trazer seis novos modelos híbridos ou elétricos até 2025. Um deles será o Golf GTE, que foi apresentado no Salão do Automóvel e chega ainda neste ano — e é um dos indícios de que a sétima geração do hatch terá sobrevida no Brasil. (LC)
Prefeitura de São Paulo irá desativar “Minhocão” e transformá-lo em parque
A prefeitura de São Paulo decidiu desativar o Elevado Presidente João Goulart e transformá-lo em um parque. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Bruno Covas, juntamente da apresentação da criação do parque que será feito sobre a estrutura, substituindo as pistas para automóveis.
O parque será construído em partes, com o primeiro trecho, de 900 metros, iniciado entre fevereiro e agosto, e conclusão até dezembro deste ano.
O projeto foi incluído no plano diretor da cidade, aprovado em 2014 e teve a lei que autoriza sua reforma sancionada em março de 2016. Localizado na área central da cidade, o Elevado João Goulart conecta a Avenida Radial Leste-Oeste (no Centro) à Avenida Francisco Matarazzo (Zona Oeste), passando pelos bairros República, Consolação, Santa Cecília e Barra Funda. (LC)
McLaren terá 18 novos carros nos próximos cinco anos
O chefe de design da McLaren, Mark Roberts, confirmou que a marca irá lançar nada menos que 18 carros novos nos próximos cinco anos. Sim: isso significa uma média de ao menos três lançamentos por ano.
Em entrevista ao site AutoNews durante o Salão de Toronto, Roberts disse que a marca irá expandir sua capacidade de produção, atualmente em 4.500 unidades por ano, e depois iniciará a expansão da linha. A decisão é ousada, uma vez que o aumento da capacidade de produção exige também o aumento da demanda para o retorno do investimento.
Um dos carros planejados será o sucessor do P1, que “chegará bem cedo”, disse Roberts, sem mencionar a data de lançamento. A marca também tem na lista de futuros modelos seu supercarro elétrico, atualmente em fase de testes e desenvolvimento, e algumas edições limitadas e variações de carros já existentes, como o 600LT, que é baseado na Sport Series.
O que a McLaren fez questão de deixar claro é que essa lista de 18 novos modelos não inclui um SUV. A marca já havia confirmado isso anteriormente, mas volta a tocar no assunto sempre que possível. Segundo Roberts, a McLaren busca entregar a melhor experiência de pilotagem possível em seus carros, e “um SUV não pode fazer isso”. (LC)
Vice-prefeito de Sumaré destrói radar móvel da cidade
O vice-prefeito de Sumaré (SP), Henrique Stein Sciascio, fez um vídeo ao vivo em sua página do Facebook destruindo um radar móvel em uma avenida da cidade nessa quinta (21). O prefeito Luiz Dalben havia pedido para o vice ir a locais onde radares móveis estiverem instalados para retirá-los, já que isso vai contra os princípios da administração atual.
O vice diz que se exaltou ao ouvir reclamações dos cidadãos e com a falta de transparência na colocação do radar. No vídeo ele chuta o aparelho enquanto grita “na minha cidade não!”, ele termina levando o radar destruído e diz: “Retira dentro do meu gabinete, eu quero ver quem vai retirar.”
A prefeitura emitiu uma nota no final do dia dizendo que o prefeito tomou conhecimento do vídeo e chamou o vice para prestar esclarecimentos. A nota diz que o objetivo “que era retirar os radares móveis, foi cumprido” e finaliza com “A Prefeitura preza por uma gestão clara e transparente e trabalha para oferecer serviços que não prejudiquem os moradores”. (ER)
Vazam supostas imagens da Ford Ranger 2021
E os vazamentos continuam. Foram divulgadas pelo site australiano Wheels duas imagens daquela que pode ser a Ford Ranger 2021. Não se trata de uma nova geração, ao que tudo indica, mas sim de uma reestilização inspirada pelas picapes maiores da Ford, como a F-150.
Procurada pela publicação, a Ford recusou-se a comentar as fotos, mas há boas razões para acreditar que elas mostrem a nova Ranger. Podemos ver faróis em formato de “C” e uma grade que lembram bastante as peças da F-150. As proporções da carroceria, contudo, apontam que o novo visual foi incorporado à atual geração da Ranger.
Caso se confirme, o facelift deve ser o último pelo qual a Ranger passará antes da chegada da nova geração – que, conforme já noticiamos, deverá ser desenvolvida em parceria com a Volkswagen. Sua chegada, porém, não deve acontecer antes do fim do ano que vem. (DH)
Hispano-Suiza revela o Maguari HS1 GTC, seu novo supercarro – com motor V10 e 1.085 cv
A Hispano-Suiza, tradicional fabricante de carros de luxo do início do século passado, revelou hoje seu mais novo modelo: o superesporivo Maguari HS1 GTC – nome inspirado, de acordo por uma espécie de cegonha nativa da América do Sul (e não por uma marca de sucos, obviamente).
O primeiro teaser do carro foi mostrado em novembro de 2018, com uma silhueta totalmente diferente e a promessa de que ele seria totalmente elétrico. Pelo visto, era só uma forma de nos despistar, porque na verdade o Maguari é movido por um motor V10 biturbo que, de acordo com a Hispano Suiza, recebeu dois compressores elétricos. É provável que o motor seja derivado do Lamborghini Huracán, mas isto ainda não foi confirmado. O fato é que o conjunto será capaz de entregar nada menos que 1.085 cv, o bastante para ir de zero a 100 km/h em 2,8 segundos, com velocidade máxima de 379 km/h.
O visual do carro é extremamente agressivo, com entradas de ar tomando quase toda a dianteira, faróis afilados e um emblema em forma de cegonha brotando do meio do para-choque. A traseira traz lanternas ligadas por uma régua luminosa com respiros abaixo das mesmas, além de um difusor bem avantajado e quatro saídas de escape.
Ainda não foram revelados mais detalhes a respeito do carro, nem fotos do interior. Certamente haverá mais informações e fotos na ocasião da estreia em Genebra. (DH)
BMW anuncia recall do Série 5 e X5 no Brasil
A BMW convoca proprietários do Série 5 e X5 fabricados entre 4 de Abril de 2000 e 9 de julho de 2003 para um recall do airbag do motorista. O fabricante detectou que pode haver falha no acionamento da bolsa, com acionamento prolongado no gerador de gás, o que pode gerar rompimento da bolsa e projeções de partes metálicas pelo airbag.
As unidades afetadas são dos modelos 525i, 530i, 540i, X5 3.0i e X5 4.4i, os clientes devem entrar em contato no número 0800 019 7097 para o agendamento e outras informações.
Os códigos de chassi envolvidos no recall estão compreendidos entre WBADT41000GY28908 e WBADT41093G003146 no 525i, de WBADT61043CJ57153 a WBADT61012CE55774 no 530i, WBADN810X3BX60720 a WBADN61051GG90664 no caso do 540i, WBAFA51062LM27491 a WBAFA51043LT40335 no X5 3.0i e WBAFB31061LG98067 até WBAFB31021LG94260 no X5 4.4i. (ER)