vans foram feitas para transportar coisas ou pessoas e nao para andar rapido na pista — o que jamais impediu que surgissem criaçoes insanas como a renault espace f1 ou as transit supervans da ford hoje vamos te apresentar mais uma representante desta onda de vans anabolizadas a porsche b32 — em essencia uma kombi com motor de porsche 911 carrera e claro que quando falamos em kombi nao estamos dizendo que literalmente e uma kombi trata se de uma transporter t3 geraçao seguinte a van que no brasil conhecemos como kombi a transporter t3 trazia um visual mais quadrado e na epoca foi lançada em 1979 muito mais moderno que o de sua antecessora mecanicamente porem sua concepçao e parecida motor na traseira e o motorista sentado bem acima do eixo dianteiro na verdade a t3 foi o ultimo vw com motor traseiro lançado no mundo — a geraçao seguinte ganhou uma plataforma totalmente nova e motor na frente nos primeiros anos de sua existencia a transporter t3 usava ate o motor boxer refrigerado a ar da vw a partir de 1983 foram adotados motores mais modernos com arrefecimento liquido injeçao eletronica e cilindros dispostos em linha algo parecido com o que foi feito por aqui com a kombi em meados da decada de 2000 nesse meio tempo porem alguem teve uma ideia melhor e muito mais entusiasta este alguem era a porsche e a ideia era colocar um motor mais potente para empurrar aquela van no caso o motor de 3 2 litros e 231 cv do porsche 911 carrera lançado em 1984 — um carro capaz na epoca de acelerar aos 0 a 100 km/h em 6 1 segundos pelos dados de fabrica 5 7 segundos de acordo com testes realizados pela revista britanica autocar e fato que este carro existe e e fato que foram fabricadas pelo menos 10 unidades vendidas em concessionarias selecionadas de resto e uma historia bastante nebulosa dizem que a ideia surgiu em 1984 quando a porsche precisava de um veiculo de suporte para sua equipe no rali paris dakar — exatamente no ano em que rene metge e dominique lemoyne venceram a prova ao volante do porsche 953 contudo segundo um artigo da revista car publicado em setembro de 1984 os primeiros prototipos foram feitos um pouco antes — em 1981 naquele ano a porsche realizava alguns testes na argelia e precisava de um veiculo espaçoso e ao mesmo tempo capaz de acompanhar sua frota apos realizar alguns experimentos colocando o motor do porsche 914 na transporter t3 a equipe responsavel pelo projeto decidiu instalar um flat 6 de tres litros e 204 cv usado nas versoes mais potentes do 911 classico na van deu certo o carro levava pouco mais de oito segundos para acelerar ate os 100 km/h e chegava aos 190 km/h de velocidade maxima — ainda nao andaria junto com o 911 mas nao comeria mais poeira com tanta facilidade o carro foi testado ate pelo proprio peter schutz que simplesmente adorou o brinquedo se e que da para chamar de brinquedo e autorizou a produçao limitada de dez unidades vendidas a clientes especiais contudo levou ainda algum tempo ate que a receita fosse aperfeiçoada o lançamento do porsche 911 carrera 3 2 forneceu o que faltava um motor mais potente e torcudo permitindo usar uma relaçao final de diferencial mais longa e consequentemente conseguindo um carro mais confiavel com entrega de desempenho mais linear e mais moderado no consumo de combustivel [youtube id= m7lx7xbhxfq width= 620 height= 350 ] alem do motor varios outros componentes do 911 carrera foram usados no desenvolvimento da versao definitiva da transporter b32 que recebeu este nome por causa do deslocamento do motor transmissao manual de cinco marchas suportes do motor e do cambio embreagem sistemas eletricos e os discos de freio ventilados usados nas rodas dianteiras obviamente o sistema de suspensao tambem recebeu sua dose de modificaçoes a fim de adequar o comportamento dinamico da transporter ao novo padrao de desempenho sendo assim novos amortecedores a gas e molas mais firmes foram adotados as rodas eram de as classicas fuchs de 14 polegadas calçadas com pneus 205/70 opcionais eram as rodas de 15 polegadas com borrachudos ainda mais generosos testes realizados na epoca garantem que o resultado foi um manejo que nao devia em nada aos grandes sedas alemaes ou hot hatches como o golf gti sua vocaçao porem era acelerar na estrada e a velocidade maxima de 217 km/h nao deixava duvidas disso um detalhe curioso a porsche divulgava uma velocidade maxima menor de 187 km/h levando em consideraçao todos os nove lugares ocupados e o ar condicionado ligado em potencia maxima tudo para evitar decepçoes disse na epoca o engenheiro friedrich bezner que chefiou o projeto na verdade duvidamos que existisse algum meio de se decepcionar neste carro alem do desempenho e do ronco de um legitimo boxer porsche os carros oferecidos a venda eram baseados na versao carat da transporter a topo de linha com bancos individuais forrados com veludo vidros escurecidos um belo sistema de som e o ja citado ar condicionado — um luxo so na epoca o toque final ficava por conta do volante porsche uma personalizaçao muito comum ate hoje entre os adeptos do german look mais tradicional obviamente tudo isto custava caro — na epoca quase o dobro do preço do carro que lhe cedera o motor e boa parte dos componentes dizem ate que a vw planejava em parceria com a porsche simplificar o modelo e aumentar a produçao mas o custo do desenvolvimento seria proibitivo e o projeto foi cancelado contudo de acordo com os dados do museu da vw em hannover na alemanha 15 unidades foram fabricadas no total seu paradeiro contudo e um misterio [ fotos bild de vwvortex ]
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