ha muito tempo numa galaxia distante a industria automobilistica achava que devia sempre ampliar a base fazendo carros mais baratos para que cada vez mais pessoas tivessem seu carro e eventualmente quando uma pequena porcentagem deles progredisse comprasse carros mais caros da mesma marca esses carros baratos nem precisavam dar la muito lucro bastando fechar o custo e dar economia de escala para a empresa; o lucro viria dos gti s da vida as versoes mais exclusivas e performantes vendidas com um belo sobrepreço essas por sua vez belas e interessantes como o carro basico nao podia ser traziam mais trafego de gente aos showroom das concessionarias vendendo versoes mais basicas num ciclo virtuoso mas a regra empresarial basica diz que nao ter lucro e ter prejuizo e por isso alem de uma montanha de motivos politicos e culturais diversos que apesar de importantes nao vem ao caso aqui o carro realmente barato hoje quase desapareceu vejam o exemplo da porsche aqui depois de decadas tentando abastecer a base com 912 914 924 e o boxster acaba por realmente conseguir sucesso esquecendo isso e subindo a base da piramide vendendo enormes peruas de luxo 4x4 carissimas numa quantidade nunca antes vista mas o boxster permanece a venda felizmente um pouco porque começou de um patamar superior depois de tentar fazer carros de entrada realmente acessiveis com mecanica e parceria da vw no 914 e 924 e dar com os burros n agua a porsche resolve com o primeiro boxster basear seu carro barato no seu carro caro derivou o boxster do novo 911 refrigerado a agua de 1996 conhecido como 996 era barato apenas para os patamares porsche de preço aqui ja tambem acima do que fora nos anos 1950 e 1960 produzir carros na alemanha se tornou mais caro que em qualquer outro lugar fazendo apenas a qualidade deles justificarem o preço o boxster portanto tem que sempre ser inferior ao 911 em desempenho apesar de baseado nele e ter tamanho e motores semelhantes teoricamente e melhor que o 911 por seu motor central traseiro mas a porsche o mantem abaixo dele com motores menores uma suspensao traseira mais simples na verdade economizando ao usar a mesma suspensao na frente e atras freios e rodas menores o atual tem ate um motor menor de quatro cilindros tambem uma ideia que nao deu muito certo mas do ponto de vista dos numeros nao era ruim desempenho otimo e um motor mais barato mas nao e desse boxster que falamos hoje hoje iremos direto no que se tornou realmente o ponto de entrada para o mundo da marca o mercado dos usados a primeira geraçao do boxster e o mais inteligente primeiro porsche de hoje em dia moderno o suficiente para poder ser usado normalmente se for o caso mas velho o suficiente para dar um preço mais acessivel coisa que nao existe mais quando onze segue o nove no nome do porsche novo ou velho nenhum porsche e realmente barato mais claro mas o boxster e o mais proximo disso fora os vw porsche 914 e 924 talvez este guia portanto trata desses carros as geraçoes 986 1996 2004 e 987 2005 2012 do boxster nas versoes mais acessiveis basica e s apenas o 987 o mais evoluido melhor e mais bonito dos dois e tambem o mais caro; o 986 mais lerdo mais feinho com os farois omelete e mais fragil mas tambem o mais barato e puro deles e porque voce deveria se arriscar e comprar um boxster desses se voce tem que fazer uma pergunta dessas compre um cayenne e ainda mais barato e tecnicamente e um porsche tambem colaboraram para esta materia especiais agradecimentos ao max loefler proprietario @loefflermax participaram tambem a oficina fr tech center fulvio @frtechcenter rafael proprietario guilherme beringhs rio proprietario @gbrio versoes carroceria e acabamento o 986 foi lançado em 1996 e dura ate 2004 basicamente ate a porta dianteira era um 911 996 o painel de instrumentos e interior uma versao simplificada dele atras o motor era o mesmo do 911 tambem mas em versao menor e menos potente e em posiçao central traseira e a suspensao traseira usava peças e principio da dianteira mais simples que o 911 o desenho dos farois do lançamento ate hoje foi muito criticado tambem o acabamento interno e plastiquento e pobre mas as versoes mais novas melhoram um pouco isso a versao s corrente de 2000 em diante por exemplo alem de mais potente tem interior melhor com couro de verdade carpetes melhores e apliques de aluminio ate 2002 a janela traseira do teto era de plastico sujeita a escurecimento e rasgos como comum no genero no ano modelo 2003 junto com pequeno facelift recebe vigia de vidro obviamente melhor o 986 nao tem versao cayman fechada apenas o 987 apesar de nao ser foco deste guia fora o teto o que falarmos aqui do boxster 987 vale de modo geral para o cayman de mesma geraçao ja o 987 vem com a frente de farois monos ofensivos bem mais agradavel parecida de novo com o 911 997 agora o interior tem acabamento muito superior e um painel de instrumento mais moderno e agradavel em 2008 o 987 recebe um face lift em conjunto com uma serie de modificaçoes e um novo motor os carros que vieram oficialmente ao brasil normalmente tem todos os opcionais disponiveis obviamente mesmo sem falar do melhor desempenho as versoes s sao sempre preferiveis mesmo um pouco mais caras diz o max loeffler na compra de um 987 de preferencia pelos modelos s que costumam manter sempre um bom valor de mercado os modelos s tem tambem o opcional sport chrono pack que acrescenta um cronometro no topo do painel comandado por alavancas satelites alem de 2 botoes adicionais na zona central abaixo do radio um para ativaçao do modo sport acelerador mais direto sem filtros e outro para amortecedores mais rigidos sistema pasm apesar de muitos imaginarem nao ha ajuste de altura de suspensao apenas rigidez a versao s alem de motores e acabamentos melhores obviamente vem com freios suspensao e pneus/rodas melhorados em todos os anos independente se 986 ou 987 motor totalmente novo quando lançado no boxster em 1996 e so depois aparecendo no 911 996 com 3 4 litros o novo seis contraposto era realmente admiravel construido em dois blocos de aluminio sem camisas revestidos nos cilindros por locasil revestimento de silicio da kolbenschmidt e unidos por parafusos na linha de centro do virabrequim o virabrequim forjado tinha manivela individual para cada cilindro e sete mancais dois comandos em cada cabeçote de aluminio eram acionados por corrente via um eixo intermediario ims sobre o qual falaremos em breve os comandos acionavam diretamente valvulas opostas por meio de tuchos hidraulicos eram quatro valvulas por cilindro opostas a 30° e vela central numa camera de combustao triangular pentroof na admissao existia tambem o novo sistema variocam que variava o ponto do comando em ate 15° pistoes eram de aluminio fundido sob pressao levissimos a 350 gramas cada as bielas eram forjadas em so uma peça e depois o lado maior era quebrado no meio para montagem no virabrequim com injeçao eletronica multiponto bosch motronic m5 2 2 e 85 5 x 72 mm dava um total de 2480 cm3 204 cv a 6000rpm e 18 4 mkgf a 4500 rpm segundo a road & track americana o carro manual fazia o 0 96 km/h em 6 1 segundos e chegava a 240 km/h na epoca numeros bem respeitaveis em 2000 recebe mais uma versao a basica passa a ter 2 7 litros 217 cv e 26 5 mkgf e a nova versao s tinha 3 2 litros para 248 cv e 31 1 mkgf no facelift de 2003 varias revisoes nos motores resultam em 226 e 258cv respectivamente a partir de deslocamentos iguais o 987 no seu lançamento como ano/modelo 2005 subia ainda mais a potencia 240 e 280 cv ainda de 2 7 e 3 2 litros em 2007 o carro basico passava a 245 cv de 2 7 litros mas a versao s recebia agora o deslocamento ddo 911 996 original agora ha muito tempo abandonado pelo original 3 4 litros e 295 cv para o facelift do my2009 a grande novidade era um novo motor que dispensava completamente o eixo intermediario de acionamento dos comandos acionando os agora diretamente sem duvida para resolver o famoso problema do rolamento do eixo intermediario ims sobre qual falaremos mais adiante o carro basico agora deslocava 2 9 litros e dava 255 cv e o boxster s 3 4 litros e finalmente passava a barreira emblematica dos 300cv dava exatamente 310 cv cambio dois transeixos de cinco velocidades eram oferecidos inicialmente no 986 automatico epiciclico tiptronic ou manual isso muda na geraçao 987 apenas no face lift de 2008/2009 a caixa manual passa a ter seis velocidades e o automatico melhora muito agora e um dupla embreagem o pdk de sete velocidades da porsche preços tipicos ao contrario da maioria dos porsche o boxster ainda nao sofreu a valorizaçao que o caracterizaria como um classico sao carros que nunca vao ficar realmente baratos por motivos obvios mas provavelmente nao devem baixar mais tambem tendencia e de alta no futuro entenda que e algo especial realmente de primeira linha principalmente em mecanica com peças caras ainda mais com o cambio desfavoravel e peças importadas mas com preço de compra que definitivamente nao esta absurdo hoje ate bem pouco tempo atras podia se encontrar uma 986 das primeiras por algo ao redor de r$100 000 00 mas hoje parece que ja subiram um pouco espere pagar um minimo de r$120 000 00 numa 986 chegando ate r$190 000 00 nas melhores s manuais a 987 parte de r$170 000 00 chegando ao redor de r$230 000 00 por uma s manual de 2011 bastante dinheiro claro mas num mundo onde o envemo s90 uma replica de porsche 356 feita nos anos 1980 com chassi de brasilia esta com preço na casa dos seis digitos nem tanto no que voce deve ficar de olho motor vamos falar primeiro do elefante no meio da sala o famigerado rolamento do eixo intermediario ims o flagelo dos donos de porsche de 1996 ate 2008 este rolamento apoia o eixo intermediario que aciona os comandos de valvula o que significa que quando falha as valvulas nao se abrem na hora que devem como esse e um motor com interferencia isto significa que as valvulas batem no pistao o que significa que sim rola uma autofagia e tudo que se move la dentro quebra [caption id= attachment_284226 align= aligncenter width= 999 ] o ims culpado [/caption] e o pior nao ha aviso barulho ou vibraçao que te informe da catastrofe iminente existem sinais apenas bem sutis como um pequeno ruido diferenciado discreto ou limalhas observadas no filtro em uma troca de oleo mas o fato e que de uma hora para outra em porcentagens que vao de 1% da populaçao em carros mais novos e quase 10% em mais velhos o rolamento simplesmente se desintegra e voa caco de porsche para todo lado cacos caros voce pode imaginar apenas em carros de 2009 em diante este problema foi eliminado com um novo motor sem este eixo intermediario o famigerado ims entao nada de boxster ou 911 de 1996 a 2008 por sinal para a gente na verdade o problema apesar de existir nao acontece em todos os carros e meio uma loteria existem um milhao de teorias sobre a causa e resoluçao deste problema mas o consenso parece ser que de qualquer forma uma vez trocado este rolamento e o carro tenha trocas de oleo e filtro regulares a cada 5000km de preferencia e em uso regular ficar parado parece nao ajudar o problema dificilmente aparece o ideal parece ser e trocar ao comprar e cuidar da manutençao dali em diante ou comprar carro conhecido com o rolamento trocado a peça nem e tao cara mas a mao de obra sim tem que descer o cambio para acessa lo os donos recomendam sempre trocar a infame peça ao trocar embreagem porque o trabalho e o mesmo ou ao trocar apelar para o aftermarket diz o max a boa noticia e que ja existem kits retrofit desenvolvidos para isso existem kits mais em conta que consideram somente a troca do rolamento e outros kits mais robustos mas tambem mais caros que eliminam este rolamento e o substituem por um mancal lubrificado ambas soluçoes definitivas um desses kits e o oferecido pela ln engineering americana o max chama atençao para outros problemas aqui bomba d´agua e um item comum a apresentar problema nao e um item absurdamente caro mas e um item que em algum momento tera que ser trocado faz parte outra peça que eventualmente pode apresentar defeito e o separador ar oleo esta peça tem uma membrana de borracha que pode se romper sozinha e permitir que parte do oleo de lubrificaçao seja aspirado pela admissao resultado fumaça no escapamento em casos leves com risco de calço hidraulico em casos extremos fique atento aos sinais fumaça de oleo pelo escapamento nao significa exatamente problema de vedaçao de aneis se acontecer de repente desligue o carro imediatamente e chame um guincho motor de arranque tambem pode apresentar ruido apos a partida mas nao chega a ser motivo de desespero uma simples desmontagem para limpeza e lubrificaçao resolvem ha noticias de vazamento de oleo pelo selo traseiro do vira tambem que pode ser resolvido trocando se a peça ao mesmo tempo que se troca o rolamento do ims carroceria e acabamento geralmente corrosao da carroceria nao e problema mas vale a pena checar sinais de acidentes sao sempre de consequencias piores em conversiveis e o estado geral de acabamento e pintura claro nos 986 preste atençao no teto a janela traseira plastica pode estar danificada ou esbranquiçada se estiver considere a troca por um dos tetos mais novos com vigia traseira de vidro tambem e aqui a dica vale para ambos as geraçoes cheque se ao se fechar o teto eletrico nenhum barulho estranho aparece pode significar teto desalinhado e algum custo para reparaçao o vidro deve descer um pouco eletricamente antes da porta abrir se nao fizer isso pode ser problema nos microswitches e pode danificar as guarniçoes no porta malas traseiro cheque qualquer sinal de umidade se o reservatorio de agua racha espalha pelo carpete ali acrescenta o max como todo conversivel e sujeito a infiltraçoes involuntarias de agua o modulo de conforto destes carros e posicionado abaixo do banco do motorista em um berço no nivel do assoalho do carro infiltraçoes importantes nestes carros significam um risco de curto circuito neste modulo que comanda capota buzina piscas aberturas eletricas de compartimento dianteiro e traseiro etc estas infiltraçoes podem ter origem na capota drenos entupidos ou do painel corta fogo uma chapa posicionada atras do painel que separa o habitaculo do compartimento dianteiro por esta chapa passam os tubo do a/c e outros a vedaçao entre esta chapa e a carroceria pode ressecar e ser um ponto de entrada de agua isto associado a uma drenagem dianteira obstruida se torna um ponto de infiltraçao que pode ser catastrofico com a agua entrando por baixo do painel portanto verifique bem pontos de oxidaçao nos trilhos do banco levante o tapete atras do banco o que for possivel e veja a condiçao do assoalho a cor da espuma do tapete pode apresentar sinais um problema deste nivel pode te custar um modulo novo ou usado uma reprogramaçao na concessionaria o hardware e compartilhado em outros carros da familia alem da desmontagem de boa parte do interior para secagem lembrem se que tambem estamos falando de carros sofisticados cheios de detalhes que se estiverem danificados nao sao muito baratos de se consertar o max detalhe para a gente tudo que se deve checar testem os farois principalmente os xenon com regulagem automatica testem as luzes de neblina dianteira e traseira testem os comandos eletricos dos dois bancos todas as regulagens; avanço recuo inclinaçao do encosto altura do assento que tem regulagem independente da parte dianteira e traseira ajustes lombares testem as memorias de posiçao dos bancos 3 botoes na porta com posiçao 1 ligada a cada chave certifique se de que tudo funciona regulagem de coluna em altura e profundidade teste o espelho fotocromico; acione o botao que tem na parte debaixo do espelho interno e aponte a lanterna do celular sobre o espelho ele deve escurecer e ficar em um tom esverdeado assim como os espelhos laterais teste o tilt down existente no espelho direito engatando a re teste igualmente o som; balanço fade grave agudo surround coloque e retire o cd nas midias que ainda tenham cd testem o ar condicionado se gela e se responde aos comandos no compartimento dianteiro se encontram o estepe o extintor e um kit de ferramentas que contem algumas chaves compressor de ar gancho para reboque daqueles que se fixam nos para choques e spray de reparo de pneus verifique que tudo esta la e por ultimo chama atençao a um detalhe pequeno mas que pode dar dor de cabeça financeira o a/c destes carros tambem tem um problema cronico de acabamento os botoes do a/c sao retro iluminados e possuem uma pintura emborrachada estas peças sao injetadas em material leitoso translucido sao pintadas completamente neste material emborrachado e posteriormente a tinta e removida a laser para formar o desenho que deve permanecer iluminado esta pintura começa a se dissolver em alguns casos algo ligado ao uso excessivo ou a contato com substancias como suor acido urico etc e acaba ficando com aspecto feio borrado perdendo os escritos e deixando a luz passar por outros lugares existe reparaçao para isto e possivel restaurar a pintura destes botoes e existem tambem adesivos prontos para cobrir esta regiao do botao nunca com a mesma qualidade e sempre gastando um bom dinheiro portanto reparem como esta a pintura destes botoes para evitar gastos suspensao direçao freios nao existem problemas cronicos aqui mas e claro que desgaste e as vias deterioradas de nosso pais e o preço das peças pedem atençao uma volta com o carro deve determinar se alguma coisa precisa de troca antes da compra diz o max amortecedores pasm sao extremamente caros e dificeis de encontrar a venda amortecedores normais tambem podem atingir bons valores braços de suspensao empenados podem ser um indicador rodas nao originais replicas braços empenados ou problemas de alinhamento podem indicar algum incidente e a suspensao pode esconder mais problemas o bom sinal e que a suspensao dos 987 compartilha varias peças do 911 codigo 997 que nao sao muito dificeis de encontrar e se pode achar a bons preços onde e como achar peças nos eua um famoso outlet de peças da marca e a pelican parts www pelicanparts com o ebay hoje em dia e tambem uma fonte muito boa hoje em dia alem de peças normalmente a pelican tem artigos de como fazer reparos e melhorar seu carro em seu site vale a pena uma olhada com calma la a rockauto www rockauto com e um site generico de vendas de peças que muitas vezes tem preços muito bons alternativamente vale a pena conferir preços la antes de comprar apesar de ter menos variedade que especializados como a pelican diz o max peças de desgaste sao mais comuns de se encontrar discos de freio pastilhas embreagem filtro de ar oleo se encontra ate no mercado livre www mercadolivre com br conhecer algum canal de importaçao de peças pode tambem te salvar algum dinheiro na hora da manutençao um kit de embreagem com disco e rolamento custa pouco mais de 300usd la fora neste mundo de peças de grife alguns vendedores tentam enriquecer vendendo uma unica peça mas procurando direitinho e com alguma sorte pode se pagar preços mais baixos que carros vw um amortecedor pasm por exemplo custa na concessionaria perto de r$6 000 00 ja encontrei uma peça nova original a venda no ml por meros r$1 290 00 testemunho dos donos rafael proprietario o que eu mais gosto nele e dificil de colocar em palavras sem soar muito cliche tentando o meu melhor a maneira como ele te envolve no que esta acontecendo a comunicaçao da maquina e motorista e a facilidade de dirigi lo como eu falei e dificil tudo o que eu gosto nele e sensorial nao sao as coisas palpaveis por outro lado nao e um carro muito facil de usar por aqui talvez na alemanha possa ser usado no dia a dia para ir a qualquer lugar mas no brasil e dificil nao e um carro para ir para lugares que a gente nao conhece chama a atençao sofre com a buraqueira e quebra molas geralmente o meu criterio para ir a algum lugar com ele e ja ter ido com outro carro ja gastei bastante dinheiro com manutençao todas as peças sao importadas nao quero fazer a soma de tudo para nao ficar triste mas aqui vao uns spoilers os amortecedores traseiros custaram r$ 11 000 o par a embreagem foi r$ 5 000 so as peças tenho ele desde inicio de 2020 e hoje ele esta com 48 000 km nao sei quantos donos ele ja teve mas acredito pelas minhas pesquisas que eu seja o quarto dono guilherme beringhs rio proprietario @gbrio o meu carro e um porsche boxster 987 ano 2005 porsche e porsche ne sempre fui entusiasta da marca e de alguns anos para ca diversas vezes pensei em adquirir um boxster mas sempre faltava coragem afinal nao e so o valor do carro temos que pensar tambem no custo de manutençao local para guardar seguro ipva etc ate que chegou 2021 os investimentos financeiros rendendo pouco ou quase nada os preços dos porsches subindo freneticamente decidi que era o momento eu sinceramente nao tinha preferencia pelo 986 ou 987 gostaria que fosse o s mas se achasse um 2 5 ou 2 7 bem conservado tambem estaria de bom tamanho e foi exatamente o que aconteceu o carro dispensa comentarios e muito prazeroso acelerar este roadster com motor central sensaçao unica em relaçao a manutençao o carro possui 64 mil km entao eu decidi por prevençao fazer a troca do ims rolamento do eixo intermediario a peça e bem cara assim como a mao de obra mas acho que vale a pena o investimento porque se estourar voce praticamente perde o motor do carro alem disso revisao normal como qualquer outro veiculo oleo fluidos freios embreagem suspensao pneus etc que este seja apenas o primeiro afinal eu mereço um 911 max loefler proprietario @loefflermax o meu carro e um 987 que e a segunda geraçao do boxster na minha opiniao um carro que tem um estilo ainda muito atual diferente do 986 que acabou envelhecendo muito por conta daquele polemico farol compartilhado com os 996 na verdade ate a porta 996 e 986 eram praticamente o mesmo carro este carro e sensacional tem um estilo moderno ate hoje um ronco encorpado e agradavel e um equilibrio fora do comum o motor e impressionantemente elastico com força desde a baixa ate 7000 rpm some se a isso a oportunidade de tomar um sol no coco ou ainda melhor e que eu adoro fazer viajar a noite no inverno com um ceu estrelado jaqueta gorro luva e ar quente ligado eu acredito que o melhor dos conversiveis acontece a noite estes carros ainda tem preços acessiveis ainda que ha 2 anos atras eles tenham atingido o minimo e so tendem a valorizar daqui a 3 ou 4 anos a serie 987 ja começa a ficar isenta de ipva o que acredito que fara os preços subirem mais um golinho ou seja se voce tem a vontade o dinheiro e a oportunidade se abrace
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