a culpa e do cayenne para variar em 1999 a porsche estava desenvolvendo um v10 aspirado de 5 5 litros para a categoria lmp; seus motores turbo estavam restritos demais pelo regulamento e as pistas cheias de chicanes para ficarem competitivos mas a montanha de dinheiro necessaria para o desenvolvimento do suv esportivo da marca que seria lançado em 2002 fez o projeto ser cancelado [caption id= attachment_347062 align= aligncenter width= 999 ] o carro conceito no ano 2000[/caption] porsche em 1999 era muito diferente da porsche em 1998; muita gente notou que a morte de ferry porsche em 1998 sinalizava uma nova companhia num mundo diferente um jornalista ao saber que a promessa da porsche de voltar para le mans em 2000 nao seria cumprida disse que a porsche ag se tornou uma empresa totalmente diferente da que conhecia em 1999 o lucro vem na frente do orgulho [caption id= attachment_347061 align= aligncenter width= 999 ] o carro conceito[/caption] mas tudo de ruim nesse mundo desencadeia algo de bom nem que seja aprendizado a diretoria da porsche resolve ja que o lucro vem na frente do orgulho aproveitar o investimento no carro de corrida para colher algum dinheiro no mercado dos carros de rua afinal de contas parecia como hoje que mercado estava avido a pagar o que fosse para supercarros interessantes de serie limitada uma chance que nao podia ser perdida voce pode achar que o carrera gt veio do nada com uma configuraçao que nada tem a ver com a porsche mas e na verdade um carro de competiçao tornado de rua tem o seu pedigree garantido por isso [caption id= attachment_347065 align= aligncenter width= 999 ] o carrera gt[/caption] o carrera gt entao nasceu como projeto um carro realmente especial no sentido de que nenhuma peça de carro de serie da porsche precisava ser usada tantos os designers quanto os engenheiros tinham carta branca para fazer algo totalmente novo o unico objetivo era uma experiencia superlativa na direçao como bons alemaes os engenheiros se mostraram a altura do desafio ja os designers menos nao entenda mal o carro e bonito mas um cara podia esperar que recebendo carta branca algo mais diferente aconteceria veja um zonda por exemplo; carta branca devia obrigar extremismo senao e uma chance boa perdida; algo muito triste o motor seria o v10 de competiçao; uma unidade de 5 5 litros 680 cv e 10 000 rpm a embreagem uma unidade de competiçao com pequeno diametro foi mantida tambem para manter o motor o mais baixo possivel a porsche criou um carro conceito e mostrou no paris motor show de 2000 principalmente em uma tentativa de chamar a atençao para sua exibiçao o seu sucesso la selou seu destino de produçao o v10 vira motor de rua o deck do bloco do motor a interface com o cabeçote teve que ser aumentado em 7 mm para dar espaço a pistoes e aneis diferentes; a cilindrada foi aumentada por meio de um aumento de 2 mm no diametro do pistao para 98 mm o que com curso de 76 mm dava 5733 cm³ [caption id= attachment_347037 align= aligncenter width= 999 ] o motor final do carrera gt[/caption] o motor dohc de competiçao tinha tambem acionamento dos dois comandos no cabeçote via trem de engrenagem; uma maneira solida de se fazer isso em competiçao onde o barulho irritante das engrenagens nao e um problema para o carro de rua porem e inviavel ganhou corrente no comando de admissao foi instalado um variador de fase com 40° de escopo o controle do motor era via um sistema bosch motronic me7 11 a injeçao era multiponto sequencial com bobinas individuais e velas herdados do v8 do cayenne cada bancada tinha seu proprio plenum de aluminio e corpo de borboleta alem de seu proprio filtro de ar pesando apenas 214 kg o motor era ainda assim 30 kg mais leve que a unidade de competiçao tinha carter seco outra medida para baixar ainda mais o centro de gravidade no final dava 612 cv a 8000 rpm e 60 4 mkgf a 5750 rpm a injeçao era cortada num limite de 8700 rpm um carro para o v10 de corrida o grande problema do carro esporte de motor entre eixos traseiro e justamente o tamanho do entre eixos nao pode ser grande demais para perder agilidade; pequeno demais empurra os pes do piloto para a caixa de roda o que faz ele acabar no meio do carro e seus pes apontados para la motor transversal atras e uma soluçao; mas faz a traseira muito pesada; motor longitudinal e sempre melhor mas um comprido v10 grande sempre vai colocar problemas ergonomicos no carro o v10 do carrera gt e bem compacto mas ainda assim toda a criatividade foi necessaria para manter o comprimento do powertrain completo o menor possivel uma dessas soluçoes criativas foi o cambio transversal em um motor longitudinal uma soluçao ja usada por murray no mclaren f1 que ainda por cima evitava o problema ergonomico colocando o piloto bem no meio do carro a caixa compacta manual de seis marchas sincronizadas e com um diferencial autoblocante zf foi projetada e fabricada pela hor tecnologie uma empresa alema especializada em transmissoes especiais a embreagem sachs tinha apenas 6 7 polegadas; o 911 turbo contemporaneo 11 5 polegadas a alavanca de cambio era um show a parte alta ficava em cima do console numa posiçao diferente e visivel de longe em cima dela uma bola de madeira balsa levissima lembrando a lendaria açao radical de reduçao de peso do 917 de competiçao dos anos 1970 com uma bola dessas a estrutura do carro e uma banheira de fibra de carbono fabricada na italia pela atr composites frente soleiras curvoes assoalho e so; atras outra estrutura de carbono era montada para o motor e outros componentes integral no cockpit estao barras de proteçao para cabeça; o carro e sempre aberto com um pequeno teto targa a suspensao e toda de duplo braço de controle com amortecedores e molas operados por pushrods e alavancas os freios eram de ceramica 380 mm na frente e 350 mm atras ambos com ventilaçao radial e furos os pedais eram cortados de uma extrusao de aluminio e pivotam no assoalho as rodas eram de magnesio forjado 25% mais leve que aluminio e 60% mais leve que o aço mediam 9 5x19 na frente e 12 5x20 na traseira; pneus eram michelin pilot sport 2 medindo 265/35 zr19 e 335/30 zr20 obviamente o carro nao tinha espaço para carregar um estepe no nariz do carro iam 3 radiadores; a divisao era para ajudar tanto na aerodinamica quanto em crash tests o desempenho do carro era extraordinario claro pesando 1380 kg o v10 carregava o veiculo com extrema facilidade o 0 100 km/h levava apenas 3 9 segundos o 0 180 km/h era feito em 7 6 segundos o carro era capaz de mais de 330 km/h o preço era tambem estratosferico em torno de meio milhao de dolares em 2003 quase um milhao de dolares hoje ajustado para inflaçao a reaçao a verdade e que o carrera gt nunca foi um carro universalmente amado como e por exemplo um miata ou um gr86 ou mesmo um 911 gt3 hoje os pontos altos eram sem duvida nenhuma a força e o berro arrepiante do v10 aspirado jeremy clarkson disse a potencia e biblica em sua grandeza o som arrepia a espinha o torque parece uma avalanche e velocidade e simplesmente inacreditavel mas como a maioria dos avaliadores clarkson teve problemas com a embreagem dificil com quase nada de peso no volante para giro facil e a embreagem abrupta fazer o carro morrer em situaçoes diversas e parte da experiencia um avaliador disse que de 30 saidas de sinal 10 resultavam em motor morrendo muita gente que comprou o carro o vendeu por isso somente; um problema irritante e bem conhecido para quem ja aliviou volante de motor em qualquer carro por incrivel que pareça alguns donos reclamaram do desempenho tambem; aparentemente nao era pareo para um ferrari enzo por isso a porsche desenvolveu kits de admissao e escape mais recalibraçao que podiam liberar potencias de ate 770 cv o comportamento e a aderencia apesar de objetivamente excelentes sempre foram uma fonte de controversia tambem e um carro esperto agil mas aparentemente que nao perdoa certos erros a porsche dizia que era capaz de ate 1 35 g de aceleraçao lateral; a road & track mediu louvaveis 0 99 g em condiçoes adversas a r&t disse que o carro era excelente em quase toda situaçao; mas que aplicando potencia o motorista tem que ser paciente se for muito ansioso no acelerador e a traseira vai sair mesmo assim o sobresterço e tao progressivo que nunca o pegara de surpresa mas o top gear discordou se a traseira for perdida ao entrar em uma curva voce e historia se a traseira virar quando voce virar e quase impossivel conter o sobresterço resultante nao ha absolutamente nada que voce possa fazer para resgatar a situaçao a porsche e a fabrica do 356; parece incrivel ter reclamaçoes e controversias nesse tipo de coisa num carro assim enquanto o antigo 356 muito pior tinha carater mas o fato e que carater com 65 cv e uma coisa com 650 cv outra depis que paul walker morreu no banco do passageiro entao a fama de carro assassino se espalhou como fogo na relva ate hoje perdura presa injustamente ao carro feito um carrapato claro que e uma bobagem; nenhum carro e assassino como nao e tambem assassina uma arma de fogo; o assassino e quem puxa o gatilho mas mostra muito do motivo de todo carro hoje em dia ser totalmente benigno e francamente chato pacas antigamente o carro podia ter carater e se voce batesse com ele voce era o culpado hoje nada e tao simples assim [caption id= attachment_347066 align= aligncenter width= 999 ] na fabrica de leipzig onde era feito junto com o cayenne[/caption] segurança afinal de contas e algo que todos queremos; mas uma vida totalmente segura e tambem uma vida chaterrima que muita gente pode se perguntar se vale a pena viver mas divago; o fato e que depois de decadas de controversia ainda por cima hoje em dia o carrera gt esta em meio a um recall realmente esquisito e complicado em abril deste ano a porsche anunciou o recall que ocorre devido a peças de suspensao que podem falhar devido a corrosao excessiva e estresse mecanico o recall nao afetou todos os carros apenas 489 dos cerca de 1 300 carrera gts construidos o problema ocorre nas juntas esfericas que conectam os componentes da suspensao nos eixos dianteiro e traseiro a porsche diz que essas juntas sao suscetiveis a corrosao ao longo do tempo e podem falhar quando combinadas com anos de estresse mecanico recomendou tambem que os donos nao dirijam seus carros ate serem inspecionados um carro ruim entao claro que nao a combinaçao da carroceria roadester com o cambio manual e v10 aspirado de mais de 600 cv nunca faria dele algo menos que sensacional junte a isso o barulho caracteristico e se tem algo quase divino os colecionadores famosos parecem adorar seus carrera gt gente assim tem muitos carros e anda pouco com cada um mas conhece os defeitos e coisas maravilhosas de cada um e nao reclama; sao clientes perfeitos o pior aqui nao e a insegurança mas sim a distinta sensaçao de algo criado como caça niquel e nao por uma vontade de se fazer algo e diferente por mais que seja um carro sensacional o significado faz parte do conjunto; e o real e o abstrato ambos especiais para quem compra carro como quem compra arte o carro ruim feito com alma ou um carro sensacional feito sem sao os exemplos mais tristes disso nos dois casos chances de grandeza perdidas
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