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Porsche Cayman GT4: motor do Carrera S e componentes do 911 GT3 para peitar o irmão mais velho

Um dos assuntos mais recorrentes do meio entusiasta é o fato de a Porsche não explorar o potencial máximo do Cayman para não tirar os holofotes do 911. Isso por que o motor central-traseiro faz do Cayman um carro naturalmente mais equilibrado e menos abrutalhado que seu irmão mais velho. Os defensores da ideia dizem que se o Cayman fosse tão potente quanto o 911, ele provavelmente lhe daria uma surra, e a Porsche não quer que isso aconteça.

Só que o Cayman está chegando cada vez mais perto do 911 — e o Cayman GT4, que foi apresentado na noite de ontem, é a maior prova disso: com motor de 385 cv derivado do Carrera S, aerodinâmica avançada e “componentes e espírito genético do 911 GT3”, este é o Cayman mais rápido e potente já desenvolvido.

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Desde maio de 2014 o Cayman GT4 vem sendo “flagrado” em testes, com direito a fotos sem camuflagem divulgadas no início do mês passado, mas isto não significa que ele não seja um carro surpreendente — especialmente pela ousadia de peitar o nove-onze.

Parece que a Porsche não considera o Cayman GTS um “GT” legítimo, visto que a marca diz que este é o primeiro GT com base no modelo. De qualquer forma, ele tem um flat-6 derivado do motor do Porsche 911 Carrera S, com 3,8 litros e potência um pouco menor,  reduzida de 400 cv para 385 cv. De qualquer forma, é uma bela vantagem de 45 cv ante o Cayman GTS — o bastante para justificar o modo diferenciado como a Porsche se refere ao GT4.

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A Porsche não diz exatamente o que o 911 GT3 emprestou ao Cayman GT4, mas afirma que o “chão” do carro é composto “quase inteiramente com componentes do GT3” (de cara, vemos que as rodas são iguais). Uma coisa, porém, é certa: o câmbio não está no meio. Enquanto o GT3, para tristeza dos puristas, perdeu o câmbio manual na atual geração e é oferecido apenas com transmissão PDK de dupla embreagem e sete marchas, o Cayman GT4 só estará disponível com um câmbio manual de seis marchas. Primeiro o Ford Focus RS, e agora o novo Cayman topo de linha? As marcas estão nos surpreendendo este ano!

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O conjunto mecânico, segundo a Porsche, garante que o Cayman GT4 chegue aos 100 km/h em 4,4 segundos, com máxima de 295 km/h. Para se ter uma ideia, o Cayman GTS leva 4,9 segundos quando equipado com câmbio manual.

Ah, e o mais importante: a Porsche afirma que o Cayman GT4 consegue percorrer Nürburgring Nordschleife em 7:40, o que o coloca exatamente ao lado do 911 GT3 da geração passada. Seria uma pena se alguém extraísse um pouco mais de potência desse motor e superasse o 911, não?

Ainda que não tenha divulgado muito mais detalhes técnicos, a Porsche deu algumas informações bem interessantes: a aerodinâmica foi alvo de muita atenção por parte da divisão de performance da marca em Weissach, e assim o Cayman GT4 recebeu um kit aerodinâmico composto por um novo para-choque dianteiro com três enormes entradas de ar e uma grande asa traseira fixa que, segundo a marca, produzem downforce na dianteira e na traseira, novidade no Cayman. A carroceria também foi rebaixada 30 mm em relação ao Cayman “normal”.

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De série, o Cayman GT4 trará faróis bi-xenon, escapamento esportivo; o Sport Chrono Package com cronômetro; interior de Alcantara e um sistema de vetorização de torque, que usa os freios traseiros para distribuir o torque entre as rodas dependendo das condições de aderência da pista.

A Porsche ainda diz que, como opcionais, serão oferecidos freios de carbono-cerâmica, bancos de concha de plástico reforçado com fibra de carbono, um aplicativo para medição de tempos em pista para o Sport Chrono Package e o Club Sport Package, que oferece equipamentos de segurança como gaiola de proteção, extintor de incêndio e cintos de seis pontos.

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A estreia mundial do Cayman GT4 acontecerá no início de março, durante o Salão de Genebra, mas o modelo já está à venda no Reino Unido por £ 64.451 (cerca R$ 263 mil em conversão direta), com as entregas previstas para o fim de março — e os que comprarem ainda poderão participar de um curso de pilotagem no Porsche Experience Cente, em Silverstone. Nos EUA, o carro custará US$ 84,6 mil (aproximadamente R$ 227 mil), com chegada prevista para julho de 2015.

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