Neste último final de semana a Porsche conquistou mais uma vez o título do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O título foi conquistado com uma etapa de antecipação, após as 6 Horas de Xangai.
O campeonato chegou à China com a Porsche na liderança, 59 pontos à frente da Audi, que ainda tinha chances matemáticas de faturar o título. Com a vitória do 919 #1 de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, mais um ponto conquistado pela pole position, a Porsche chegou aos 304 pontos e garantiu o caneco deste ano mais uma vez, deixando claro que voltou para dominar o mundial como no passado.
Agora, na última etapa do campeonato, as 6 Horas de Bahrein, que será disputada no próximo dia 19 de novembro, a Porsche tem grandes chances de faturar mais uma vez o título de pilotos — desta vez com Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas, que lideram o campeonato com 152 pontos, 17 à frente do trio Mike Conway, Stéphane Sarrazin e Kamui Kobayashi, da Toyota.
Os japoneses dependem de uma combinação de resultados bastante improvável: além de conseguir ao menos um segundo lugar, eles precisam torcer para que o trio da Porsche não termine a prova entre os dez primeiros.
Enquanto isso, no outro lado do Grupo Volkswagen, a Audi se despede de forma melancólica de sua incrível incursão no mundo do Endurance, disputando apenas e vice-liderança entre os construtores e um modesto terceiro lugar no campeonato de pilotos.