A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Automobilismo Virtual

Porsche encerrará exclusividade com EA, RaceRoom recebe correções, Destruction Derby no 3Wide e muito mais!

Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!

banner_3wide_flatout
youtube_3wide
facebook_3wide


3wide

 

Acordo de Exclusividade da Porsche com a Eletronic Arts chega ao fim

porsche_ea

Há quase 16 anos, a Eletronic Arts lançava o Need for Speed: Porsche Unleashed marcando o início de um acordo de exclusividade entre a Porsche AG e a EA.

Infelizmente, a Eletronic Arts não fez muita coisa com essa licença, além de sub-licenciar algumas coisas para a Turn10 Studios e para o Real Racing, jogo para smartphones desenvolvido internamente.

Para superar essa espécie de “sequestro” da marca, muitos desenvolvedores independentes de simuladores e jogos de corrida, como o iRacing e outros, tiveram que recorrer à famosa marca alemã RUF, que produz carros esteticamente semelhantes, porém sendo reconhecida como uma fabricante diferente.

Não muito tempo atrás, a Kunos Simulazioni fez parceria com a Porsche e anunciou um pacote de DLCs para o Assetto Corsa, deixando claro o que estava acontecendo no relacionamento Porsche e EA.

E essa semana, Marco Massarutto, gerente de licenciamento da Kunos, e Sebastian Hornung, Gerente de Entretenimento da Porsche, deram uma entrevista para a Speedmaniacs e confirmaram que a Porsche terminará seu contrato de exclusividade com a Eletronic Arts até o fim do ano.

Sebastian Hornung afirmou que no passado, a Porsche acompanhava o que acontecia no universo dos jogos de corrida e que agora a exclusividade já não é o ideal para ambas as marcas. A partir de 2017, a Porsche encerrá seu contrato de exclusividade e revisará sua política de licenciamento para outros desenvolvedores. Durante a entrevista, Sebastian Hornung também admitiu que ficou surpreso com o sucesso dos RUFs no cenário de jogos de corrida. Talvez isso que tenha feito a Porsche mudar de ideia.

Desde que a Turn10 Studios, responsável pelo desenvolvimento do Forza Horizon 3, e o Slightly Mad Studios, do Project CARS, já lançaram teasers oficiais com conteúdo Porsche, ficou claro que a visão da marca alemã já mudou. O que é bom para todos que curtem jogos de corrida, claro!

Chegamos a pensar que a Porsche simplesmente trocaria a exclusividade por outra, mas tem ficado cada vez mais claro que não. Ao que tudo indica, a poderosa alemã irá liberar seu licenciamento a todo e qualquer desenvolvedor que demonstre ter a mesma qualidade e primor que os alemães tem ao construir seus carros. Nos resta torcer para que essa mudança de visão emplaque e outras grandes fabricantes entrem nas pistas virtuais, incentivando o crescimento do nosso meio.

 

RaceRoom recebe novo Hotfix

racerrom_online

O Sector3 Studios lançou um pequeno hotfix para o RaceRoom Racing Experience.

Com esse último patch, os desenvolvedores continuam corrigindo algumas questões do sistema multiplayer online que tem sido enfrentados por alguns pilotos virtuais, como a disponibilidade automática dos lastros, das Desqualificações no início da corrida por alocação errada no grid, contagem errada de voltas de quem largava dos boxes, nomenclaturas das sessões e a inversão automática do resultado para sessões de corridas múltiplas. O hotfix também corrigiu o problema do corte de pista na Curva 1 de Portimao.

Se você tem visto algum problema no RaceRoom Racing Experience, você pode ajudar os desenvolvedores deixando sua mensagem no Fórum Oficial do RaceRoom.

 

Que tal um Volante BMW F1 customizado no seu simulador?

f1_wheel

Leopoldo Ramirez (Pololo Instruments) mostrou sua nova invenção: um incrível volante customizado de Formula 1.

Com uma larga tela 4,3″ de LCD e os vários botões no estilo F1, o volante, apesar de customizado e feito sob encomenda, é compatível com várias bases com sistema Quick Release ou adaptáveis. Ao todo, são 4 encoders giratórios, 3 switches giratórios de 5 posições, 12 botões, shifters magnéticos, embreagem tipo F1, tudo feito em fibra de carbono de 290mm cuidadosamente embalado em um case de alumínio.

Uma verdadeira obra de arte para seu cockpit. Você pode conferir o volante funcionando no vídeo abaixo, no qual Ramirez mostra o resultado de sua dedicação ao universo dos simuladores.

Ramirez não divulga o preço, mas quem quiser encomendar o seu modelo, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]

 

Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release (via Portal do 3Wide) para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.

 

3Wide prepara seu primeiro evento no iRacing e com novidades para 2017

dd

Para 2017, o 3Wide reformula seu calendário e já faz testes visando a próxima temporada.

O principal simulador utilizado no Clube ainda continua sendo o Automobilista da Reiza Studios. Serão realizados dois campeonatos, ambos às segundas-feiras, a partir da 21hrs. A Copa de Marcas e um campeoanto de Formula (F3 ou V10) se intercalarão, com as corridas começando a partir do dia 6 de Fevereiro.

Às terças teremos a estreia do iRacing no 3Wide, com um Campeonato Anual, acompanhando o calendário da Nascar de Março à Novembro. E às quintas, será a vez do Assetto Corsa e seus GT3 aceleerem nas pistas virtuais.

Todos os eventos do 3Wide serão transmitidos simultaneamente pelo YouTube, Facebook, Twitch e outras plataformas. Além disso, os vencedores dos campeonatos levarão um Troféu exclusivo para casa.

E chegando o fim de ano, é hora de descarregar todo o estresse das competições ao longo do ano! Para isso, nada melhor do que uma corrida onde o Pay Back é livre!

Por isso, o 3Wide convida a comunidade do Automobilismo Virtual para participar e prestigiar o evento de encerramento do ano e seu primeiro evento utilizando o iRacing.

Trata-se de um evento que mistura corrida e Destruction Derby. O objetivo do evento é tirar o estressar na base da pancadaria!

As regras são bem simples. Na verdade, quase não há regras. Basicamente as equipes serão formados por trios, no qual um piloto será o “Coelho” e correrá com o carro Legends. Os outros dois pilotos (“Defensores”) estarão a bordo de Street Stocks e serão responsáveis por proteger o Coelho de sua equipe e atacar/bater/bloquear o Coelho dos adversários. Ganha o Coelho que chegar a frente depois de 30 minutos de corrida.

Serão apenas 14 equipes que correrão na representação virtual do oval de Phoenix 2008 e a inscrição é gratuita e acontecerá a partir das 21 horas (Horário Oficial de Brasília) no dia 21 de Dezembro, quarta feira. O evento será transmitido ao vivo e você poderá acompanhar aqui no FlatOut!

Quer participar? Monte sua equipe e se inscreva acessando no site.

 

Carlos Barreto renova parceria com a Hot Car Competições

carlos_barreto2

O piloto virtual Carlos Barreto utilizou sua página no Facebook para divulgar a renovação dos patrocínios com 3 empresas nacionais.

O piloto que em 2016 fechou com a equipe Hot Car Competições Sim Racing, a divisão de simuladores Hot Car Competições que compete na Stock Car e Mercedes Benz-Challenge, anunciou a manutenção por mais 1 ano com as empresas Acesse Comunicação, Photo in Box e San Marino Race.

“Vai ser um prazer enorme poder representar por mais um ano estas empresas. Elas me ajudaram bastante durante a T4, e para 2017 vou com equipamento novo graças a estas empresas que estão acreditando no Automobilismo Virtual Brasileiro e me apoiando. Vamos em busca de grandes resultados” finalizou o piloto.

Barreto irá competir no simulador iRacing, na iRacing Brasil e você pode acompanhar todas as novidades através de sua fanpage.

 

iRacing Brasil divulga novidades para 2017

iracing_brasil

O iRacing Brasil está com inscrições abertas para a Temporada 2017/1.

Fará parte do calendário do iRacing Brasil o Campeonato Anual Brasileiro de Turismo, no qual todo piloto inscrito terá um desconto de 30% em qualquer outra categoria inscrito na liga e ainda concorrerá a um kit Direct Drive com o volante Fanatec.

Além disso, os pilotos inscritos no Troféu Zanoello Cup ou Troféu Silverado Cup ganharão 3 meses grátis no iRacing. Já os pilotos inscritos nas categorias Road concorrerão a uma viagem para assistir as 24 Horas de Le Mans em 2018.

Por fim, os pilotos inscritos na Nascar competirão por R$ 5.000,00 em prêmios. Para saber mais e fazer parte do iRacing Brasil, acesse: www.iracingbrasil.com.br

 

Manarim Designs lança pinturas da Stock Car 2016 para o Automobilista

manarim

Em um trabalho minucioso, a Manarim Design lançou um pacote de pinturas para o Automobilista com os 24 carros que participaram da Temporada 2016 da Stock Car.

Além das pinturas, o pacote também atualiza os Talentos dos pilotos controlados pela IA, refletindo a Classificação do campeonato até a 10ª etapa.

Confira abaixo como ficaram as pinturas. Para baixar e ter as pinturas atualizadas da Stock no seu Automobilista, acesse esse link.

 

Estevão Diniz assume a R2GT no Automobilista

estevao

A R2GT em 2017 vai adotar o simulador Automobilista na sua agenda de competições. E para nortear a R2GT nessa nova fase, Estevão Diniz dirigirá a equipe na evolução de todos no 3WideClub.

Estevão Diniz comentou o que espera da temporada 2017 para a equipe em geral:

“Pra mim é uma honra e satisfação ser considerado como a referência no Automobilista dentro da equipe. Porém eu também estou iniciando nele e aprendendo como lidar com este simulador. Acho que consegui me adaptar muito bem e transferir a experiência de outros simuladores para ele. Espero poder passar tudo que sei para meus companheiros de equipe.

Acredito que o maior diferencial do Automobilista é o poder de “simulação”. Ele permite e exige que o piloto seja autônomo e tenha as mesmas atitudes que um piloto real em uma corrida. Meu objetivo é poder passar isso aos meus companheiros de equipe, as noções sobre traçado, diferenças de grip da pista, conservação do equipamento e possibilidades de estratégia.

Para mim foi uma grande realização trazer a V8 Racing comigo porque, apesar de não conhecer pessoalmente o André Retek, João Junior e Luciano Cruz, fizemos uma boa amizade e aprendi a respeitar esses caras. Devo muito das minhas últimas conquistas no Automobilismo Virtual a eles e seria chato não tê-los como parceiros. No caso do “Jão”, seria chato e perigoso, ele é muito perigoso como adversário.

Na 3Wide será foco total no Marcas. Por todo histórico que tenho nesse Clube, a pressão esta cada vez maior e com novos pilotos vai ser mais desafiador me manter a frente dos adversários. Outro fator é ter mais tempo para me dedicar ao RaceRoom e seus campeonatos.”

Para acompanhar essa parceria V8 Racing e R2GT, não deixe de assistir os eventos do 3Wide em 2017. Com certeza será eletrizante!

 

Calendário do Automobilismo Virtual Brasileiro

15 de Dezembro – Quinta

16 de Dezembro – Sexta

17  de Dezembro – Sábado

18 de Dezembro – Domingo

19 de Dezembro – Segunda

20 de Dezembro – Terça

21 de Dezembro – Quarta

Matérias relacionadas

Novo Headset da Ferrari, atualizações do Gran Turismo Sport, um onboard no NASCAR Heat 3 e mais!

Andrei Fonseca

Driveclub VR no Japão, Daniel Abt no iRacing, Motorsport Manager no PC e muito mais!

Andrei Fonseca

Andre Bragantini Jr treina em simulador profissional, rFactor 2 muda de casa, The Crew gratuito e muito mais!

Andrei Fonseca