A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #387

Volkswagen Polo Turbo: o acerto final do motor e a participação do PC #387 no BGT e FlatOut Sunset Meet

Após realizar a troca das rodas, realizei alguns reparos de rotina no carro afim de manter tudo em ordem, entre eles a substituição de algumas coifas que estavam danificadas. Mas ainda não satisfeito com o acerto do carro, resolvi buscar outro preparador. Através de uma indicação fui até a Keller (São Bernardo do Campo).

Chegando lá contei um pouco da história do Polo para o Eduardo e falei sobre o que eu esperava do carro. Combinamos de deixar o carro lá na semana seguinte para ele revisar o acerto e verificar o que poderia ser melhorado. Chegado o dia combinado levei o carro no Keller, de imediato ele solicitou que fosse trocada a bomba de combustível que ainda era original do carro por uma de GTI 12bar (Dinâmica Bombas), que ficaria interna, a linha de combustível foi aproveitada e junto com isso foi realizada a instalação de um dosador na dianteira do carro.

Foi identificado um problema no corpo de borboleta, que foi substituído resolvendo essa questão.

Também foi identificado que o motor EA111 possui uma abertura no coletor original, visando originalmente que essa abertura evite sua quebra. Porém ao turbinar o carro essa abertura deve ser fechada, pois ela faz com que a pressão gerada pela turbina seja desperdiçada antes de entrar no motor. Minha indignação subiu para um nível superior com o mecânico que realizou o primeiro acerto do carro e não realizou esse procedimento, nesse momento identifique o motivo da pressão total só aparecer em altas rotações, a turbina trabalhava e o coletor jogava o ar fora. O Eduardo realizou o fechamento dessa abertura.

Motor

Ao fazer esse procedimento e acertar o carro tivemos boas e más notícias, a boa é que agora a pressão vinha mais cedo, ficando muito mais legal andar com o carro. A má notícia é que com o fechamento do coletor a pressão chegou a 1.3bar sem mexer na wastegate, e ao tentar regular não foi possível baixar de 1.1bar, nossa meta era por volta de 0.85bar. Dessa forma foi necessário realizar alguns procedimentos na turbina, visando poder ter um controle maior de pressão.

Dosador

Após realizar o procedimento e acerto do carro ele está rodando com 0,90bar com pico de 0,96bar e com um melhor desempenho e potência que vem mais cedo.

pressão FT

Ao sair da oficina o carro recebeu um tratamento vip pelo Rodrigo Customs para visitar a graminha em Águas de Lindóia (BGT).

BGT1 BGT2

Durante a viagem o carro teve um bom comportamento e me agradou bastante, uma semana depois pegamos a estrada novamente e fomos no FlatOut Sunset Meet 1 (Que evento!), onde novamente o carro teve um ótimo aproveitamento.

Box54_2 Box54_1

Estou com alguns planos na cabeça, ideias de entrar em um novo projeto e para isso terei que me desfazer do polo, ainda não tenho nada certo sobre a venda do carro, mas existe uma intenção de venda, havendo alguém interessado podemos conversar.

 

No próximo e último capitulo desse Project cars teremos uma sessão de fotos e quem sabe um vídeo do carro.

Abraço!

Por Kleber Mazzei, Project Cars #387

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #347: meu Fiat Marea Turbo enfim chega aos 400 cv

Leonardo Contesini

“Em nome do Pai”: a preparação do meu Volkswagen Gol GL “aspro” finalmente está concluída

Leonardo Contesini

Project Trip #210: completando a viagem de costa a costa pelos EUA com um Dodge Challenger

Leonardo Contesini