os ultimos dez meses tem sido mais do que historicos para a porsche em setembro do ano passado o hipercarro 918 spyder foi o primeiro veiculo de produçao em serie de rua a romper a barreira dos sete minutos em nurburgring nordschleife em junho a marca quebrou o hiato de 16 anos e voltou a disputar as 24 horas de le mans e os especialistas de mercado ja apontam que a casa de zuffenhausen quebrara seu recorde de vendas em 2014 entrando pela primeira vez na casa das 200 mil unidades parte essencial deste ultimo feito sem duvida esta neste cara ai em cima o porsche macan o suv compacto da marca fruto de um investimento de meio bilhao de dolares e 1 500 funcionarios a mais na planta de leipzig ele ja esta disponivel nas concessionarias do brasil em duas versoes a macan s 340 cv r$ 399 mil e a macan turbo 400 cv r$ 499 mil o macan e baseado na moderna plataforma mlb a mesma do audi q5 que emprega aços de alta resistencia moldados a quente nas longarinas do monobloco e no tunel central aços de ultra alta resistencia uhss nos paineis do assoalho e nas ligaçoes transversais do teto e aços de alta resistencia na moldura do teto e nos reforços de porta estes materiais permitem o uso de chapas mais finas e leves todo o resto se difere a carroceria e os elementos de suspensao ativa a ar do macan sao de aluminio e nao compartilham nenhum componente com a audi o mesmo vale para os motores v6 biturbo com cambio de dupla embreagem pdk ambos exclusivos porsche para o sistema de traçao nas quatro rodas prioritariamente traseiro e para todos os acabamentos internos e externos iremos detalhar a parte mecanica e seus recursos dinamicos mais ao fim da reportagem [gallery columns= 4 link= file ids= 15165 15166 15167 15168 ] anteontem voces leram a nossa avaliaçao da volvo v60 r design e a reflexao sobre o sumiço das peruas do mercado brasileiro afinal se o seu conceito de carroceria e mais harmonioso eficaz energeticamente e dinamicamente superior por que elas estao sucumbindo aos suvs seria ironia do destino surgir com o macan para voces hoje se nao tivesse sido proposital o que temos nesta reportagem e um doce paradoxo se o macan e tudo menos a essencia da porsche em termos de tipo de veiculo o trabalho que os engenheiros de stuttgart fizeram e absolutamente a essencia da porsche dar um no na fisica reverter as expectativas da teoria e te convencer da forma que os alemaes mais se deliciam empiricamente lembre se de que eles sao os caras que fizeram de um cupe com motor refrigerado a ar pendurado na traseira a referencia absoluta em dinamica automotiva para entender um pouco melhor da mentalidade deles resgato aqui uma conversa que tive com alguns dos engenheiros da marca durante o lançamento da nova geraçao do boxster em 2012 quando ainda era reporter da revista car and driver entre debates sobre pneus para track day ajustes de suspensao e muitas outras coisas relacionadas acabei perguntando como era a relaçao da engenharia com o panamera e o cayenne veja a resposta de christian scholz um dos responsaveis pelo setor de pesquisa e desenvolvimento se voce somar a venda deles cayenne e panamera o resultado sera sempre ao menos 50% mais do que a soma do 911 e do boxster em todos os mercados e um argumento importante que usamos principalmente o pessoal de vendas e de marketing com os membros dos clubes de porsche mais conservadores os puristas nao gostam muito destes veiculos e nos entendemos mas a porsche e uma empresa e toda empresa precisa de solidez para se sustentar concorda temos muitos fas apaixonados e eles sao resistentes a rupturas quando introduzimos o arrefecimento a agua no 911 a partir da geraçao 996 aconteceu algo parecido so que para nos a sensaçao e mais simples e direta primeiro estes automoveis garantem a segurança para nos fazermos o 911 e o boxster e o cayman do jeito que queremos sem restriçoes quanto mais dinheiro tem menos o pessoal da contabilidade interfere e mais a engenharia se diverte risos e eles alem de protegerem a essencia dos cupes da porsche tambem sao um desafio muito bom porque a regra e simples se tem o nosso emblema no nariz e a nossa tipografia na traseira precisa ter uma dinamica espetacular e nao poupamos horas extras para isso [gallery columns= 4 link= file ids= 15070 15068 15109 15058 ] e por esta razao que estou com as expectativas tao altas enquanto me aproximo deste suv com traseira inspirada na perua porsche sport turismo concept carroceria relativamente baixa e curvilinea e pneus absolutamente imensos 265/40 r21 na frente e 295/35 r21 atras como voces sabem definitivamente nao faço parte do clube dos adoradores deste tipo de veiculo como a maior parte de voces entao este alemao tera um trabalho extra para me convencer e o primeiro impacto veio na hora em que abri a porta do motorista ambientaçao pornografica quando voce abre a porta do macan a recepçao visual e estupidamente pornografica para voce ter uma dimensao do impacto amplie a imagem e saboreie a arquitetura e os materiais por alguns segundos a ambientaçao de cabine e um perfeito mix da tradiçao da marca note a chave a esquerda o classico cluster de instrumentos e o cronografo sobre o painel o perfume da cabine e inegavelmente porsche do arrojo do volante compacto do 918 spyder e da sofisticaçao dos materiais e do console central do panamera todas as faces do painel e dos consoles sao revestidas de couro delicado e liso arrematadas com frisos de aluminio os unicos plasticos que voce ira tocar diretamente sao os botoes os grossos tapetes possuem textura aveludada similar ao alcantara que reveste toda a linha de teto incluindo as colunas ao mesmo tempo em que tudo beira o extremo em termos de qualidade nada parece exagerado ou apelativo o desbunde visual tatil e olfativo se estende aos bancos de couro o desenho de sua forraçao remete aos classicos porsche 911 carrera da decada de 1970 aqueles primeiros a surgir com os encostos inteiriços a posiçao de dirigir nao chega a ser a de um boxster ou mesmo a do panamera se assemelhando mais a de um hot hatch os ajustes ergonomicos sao todos eletricos coluna de direçao que poderia avançar um pouco mais em direçao ao motorista e banco as borboletas atras do volante sao bem compridas e leves iguais as do porsche 911 ja os consoles centrais do assoalho e do teto fazem referencia direta ao seda panamera que por sua vez se inspirou na silhueta da peça do superesportivo carrera gt no console do assoalho voce comanda praticamente tudo na parte superior estao os controles do ar condicionado desembaçador pisca alerta e aquecimento dos bancos na base estao os comandos dinamicos do lado esquerdo carga dos amortecedores variavel em tres estagios programaçoes dinamicas sport e sport plus controle de traçao e estabilidade e o assistente para descida em ladeiras hill holder do lado direito voce aciona o modo off road que altera a programaçao dos freios motor e diferenciais e eleva a suspensao em 40 mm e escolhe o tipo de terreno desliga o start stop e pode aumentar o ronco do v6 biturbo por uma valvula nos abafadores o console do teto reproduz a mesma arquitetura do assoalho e condensa os controles de iluminaçao e do teto panoramico e de sua cortina amplie a foto e note a textura do alcantara detalhe do sistema multimidia com tela de 7 e gps o sistema de som surround 5 1 da bose tem 545 watts 9 canais e 14 alto falantes dentre eles um subwoofer ativo e capacidade de respostas de 30 hz a 20 khz deste angulo podemos ver a largura dos apoios laterais dos bancos um pequeno indicio do carro que a porsche afirma ser o suv compacto mais esportivo do mundo o espaço traseiro e apenas suficiente no macan quatro adultos de 1 80 m viajam com conforto mas os de tras ficam com os joelhos no limite e repare que o banco nao foi exatamente desenhado para o quinto passageiro que tambem tera problemas com o tunel central extremamente elevado ele e desta forma porque a carroceria foi projetada para ter o centro de gravidade mais baixo possivel o que tambem explica a adoçao do sistema de carter seco no motor sim carter seco em um suv so a porsche mesmo detalhe do teto panoramico do macan turbo que amplia muito a sensaçao de espaço tanto pela transparencia quanto pela claridade especialmente nesta configuraçao de forraçoes bege loja de doces antes de acelerarmos os seus 400 cv vale lembrar que como todo porsche o macan pode ser totalmente customizado de catalogo sao sete cores de carroceria e dez opçoes de forraçoes internas mas voce pode encomenda lo da forma que quiser tanto usando o catalogo alemao mais completo quanto escolhendo as cores e materiais de sua preferencia o que obviamente encarece bastante o valor final o prazo de entrega de um modelo customizado começa em 60 dias abaixo temos algumas das opçoes de manoplas forraçoes de couro e costuras carpetes chaves e acabamentos oferecidos pela porsche no brasil [gallery columns= 5 link= file ids= 15043 15041 15040 15042 15044 ] exemplo de um macan turbo customizado couro vermelho nas forraçoes volante negro detalhes de fibra de carbono vamos logo ao que interessa descobrir se o macan e mesmo tudo isso tanto no uso civilizado quanto na hora em que o pe direito fica pesado aperte os cintos dobrando a fisica com tres horas disponiveis de test drive em uma cidade conhecida mundialmente pelos congestionamentos sabia que teria de fugir do miolo da civilizaçao para saborear o que o macan tinha de melhor para oferecer escolhi fazer alguns pequenos hillclimbs em uma estrada turistica fechada que conheço muito bem quase uma hora depois chegamos la e a vista como sempre estava espetacular a primeira subida foi bastante tranquila precisava reconhecer o terreno conferir possiveis locais umidos ou sujos e tambem ver como que o porsche se comportava neste longo aclive dirigindo de forma convencional o v6 3 6 biturbo gera massivos 56 mkgf de torque ja aos 1 350 rpm entao raramente o modulo central precisa solicitar reduçoes de marcha ao cambio pdk pelo contrario guiando normalmente a ecu joga uma marcha em cima da outra mantendo as rotaçoes abaixo de 1 500 rpm o motor consegue empurrar com muita força mesmo subindo em marchas longas resultando em um deslocamento bem solto com baixa resistencia mecanica a porsche declara o consumo medio de cidade e estrada entre 10 8 e 11 2 km/l e na cidade o sistema de suspensao a ar deixa o macan extremamente confortavel em oscilaçoes no asfalto como valetas buracos rasos ondulaçoes causadas por veiculos pesados e remendos feitos pelas companhias de agua e gas mas o curso curto combinado as buchas firmes e pneus de perfil muito baixo resultam em certa sensibilidade a falhas mais recortadas no piso como buracos mais fundos e degraus essas batidas embora abafadas podem ser sentidas a bordo contudo nao e necessario reduzir a velocidade como se faria em um automovel esportivo qualquer o silencio a bordo tambem merece destaque na verdade o macan e tao bem isolado acusticamente que gostaria de ouvir melhor o ronco dos seis cilindros estilingando com força a 6 700 rpm rotaçao de corte de giro pois a potencia maxima e atingida aos 6 000 rpm e como voce pode ouvir no video abaixo a musica mecanica e das melhores [youtube id= eqy2vjv1tmq width= 620 height= 349 ] certo ja que estamos falando de desempenho vou jogar tudo na sua cara de uma vez voce tem um veiculo com suspensao ativa tecnicamente reativa para conter a rolagem de carroceria sistema de vetorizaçao de torque nos diferenciais para rotaciona lo e conter o sub esterço nas saidas de curva veja ilustraçao abaixo distribuiçao de peso quase perfeita 53% na frente 47% sobre o eixo traseiro centro de gravidade baixo graças ao projeto da carroceria e da adoçao de carter seco no motor traçao nas quatro rodas mas prioritariamente traseira e um haldex invertido o mesmo do carrera 4s com mapeamento de distribuiçao de torque desenvolvido pela porsche braços de suspensao de aluminio pneus mais largos que os de um stock car direçao eletrica comunicativa como a de um 911 e freios com pinças de seis pistoes e nada menos de 360 e 356 mm de discos na frente e atras respectivamente nao e um exagero sim e e tudo isso mais uma calibraçao extremamente cuidadosa entre as cargas de suspensao dianteira e frontal e um mapeamento verdadeiramente esportivo do acelerador e do esp nos modos sport e sport plus que faz o macan dar um no no seu cerebro se e verdade que ele nao conseguiria acompanhar um porsche 911 carrera s neste hillclimb tambem e verdade que nao ha nenhum suv compacto que seja capaz de andar na frente dele o range rover evoque que era uma das melhores referencias ate entao nao possui a menor chance maiores audi q5 mercedes benz glk e ate mesmo o bmw x5m cujo v8 4 4 de 555 cv o leva aos 100 km/h em 4 7 segundos 0 1 s mais lento que o macan turbo tambem nao acompanham em trechos sinuosos numeros do porsche macan turbo 4 6 s no 0 a 100 km/h e 266 km/h de maxima obs o x5m tem maxima de 275 km/h uma das razoes para este desempenho e o equilibrio dinamico do macan combinado aos seus recursos eletronicos na freada o peso bem distribuido 53 47 permite que os freios traseiros sejam muito bem utilizados resultando em frenagens solidas e confiantes ajudadas pela otima calibragem do pedal na entrada de curva a distribuiçao de peso combinada ao centro de gravidade baixo do motor lembra do carter seco e a traçao prioritariamente traseira o eixo dianteiro so recebe torque do motor quando os pneus de tras estao começando a destracionar alivia a dianteira que fica apenas com o trabalho de esterçar e a dianteira bem apoiada com pneus de 265 mm e com a cambagem sempre no angulo ideal graças aos amortecedores reativos que impedem a rolagem de carroceria aponta rapido de verdade sem aquela reaçao lenta tipica de suvs no passo de curva encontrar o limite de aderencia e uma tarefa feita com confiança graças ao bom feedback do sistema de direçao eletrica o modulo eletronico faz a sua parte pinçando de leve e de forma independente as rodas ajudando a rotacionar o veiculo para dentro da curva esta funçao faz a conexao direta com o porsche torque vectoring plus que faz trabalho similar mas com a aplicaçao do torque do motor ou seja o primeiro cuida da entrada o ultimo cuida da saida o ptv plus opera eletronicamente o bloqueio do diferencial traseiro resultando em uma diferença de torque entre as rodas que causa uma força de rotaçao no veiculo permitindo que voce reacelere com solidez sem lidar com sub esterço importante apesar deste batalhao de recursos a tocada no macan consegue ser vivida e divertida seguramente e um dos veiculos com maior desproporçao entre massa efetiva e sensaçao de inercia que experimentei ele pesa 1 925 kg mas a sensaçao e de 300 ou 400 kg a menos quer saber mais no limite com a programaçao no modo sport plus ele chega a ser sutilmente sobre esterçante a porsche estava determinada a fazer o suv compacto mais veloz que o dinheiro pode comprar e bem nao sobram duvidas ela conseguiu bottom line so que o suv compacto mais veloz que o dinheiro pode comprar custa um caminhao de dinheiro condiçao que o coloca em uma posiçao de extrema exclusividade neste segmento e o tipo de automovel que pertence a garagens seriamente plurais adjetivo que tambem descreve a sua personalidade ele faz a ponte entre os sedas de luxo os suvs grandalhoes e os carros esporte para ele ser perfeito ao mundo dos entusiastas bastaria que ele fosse uma perua considerando que a silhueta de sua traseira e quase uma replica da porsche sport turismo concept e que cada pixel de sua carroceria foi rebaixado ao limite note o caimento do teto temos a sensaçao de que este era o plano inicial mas como voces bem sabem nao sao as peruas que estao movimentando as engrenagens do mercado atualmente mesmo custando uma fabula e bastante provavel que o macan nao so se torne o veiculo mais vendido da porsche em 2015 ou que eleve os numeros totais de venda da marca para alem das 200 mil unidades estimadas nao tenha duvida de que ele vai roubar compradores de suvs maiores e mais caros que ele como o range rover sport bmw x5m ou o mercedes benz ml amg; causando estrago em categorias vizinhas de forma similar ao evoque quando foi lançado em 2011 nos bem como amantes incondicionais das peruas sorrimos um pouco mais ao pensar na monstruosa audi rs6 de r$ 556 mil ainda que a cabine do macan seja algo como dissemos pornografico um diferencial de cair o queixo e que pode alterar seriamente o seu julgamento o macan turbo se tornou a nova referencia do que e um suv compacto esportivo ele e todo superlativo o mais rapido a melhor dinamica o mais sofisticado e sem duvida o mais caro a porsche conseguiu para variar levar a engenharia automotiva mais um passo adiante trazendo aquele doce incomodo de dobrar conceitos com muito conhecimento e desenvolvimento e se o meio milhao de sua etiqueta custa demais nao custa nada negar o poder hipnotico deste emblema encrustado neste disco revestido de couro ao menos sabemos que e um valor de marca conquistado nas pistas e nas ruas faixa bonus outros brinquedos veja so o que estava na concessionaria stuttgart na zona oeste de sao paulo no momento em que fui buscar a macan turbo ficha tecnica porsche macan turbo motor v6 longitudinal 3 604 cm³ 24v cabeçote com duplo comando de valvulas injeçao direta gasolina biturbo potencia 400 cv a 6 000 rpm corte de giro a 6 700 rpm torque 56 mkgf de 1 350 rpm a 4 500 rpm transmissao automatizada de dupla embreagem e sete marchas marchas traçao integral suspensao dianteira do tipo multibraços e traseira do tipo trapezoidal freios discos ventilados na frente e atras 360 mm x 36 mm na dianteira 356 mm x 28 mm na traseira com abs e ebd pneus continental contisportcontact 5p 265/40 r21 na dianteira e 295/35 r21 na traseira dimensoes 4 69 m de comprimento 1 92 m de largura 1 62 m de altura e 2 80 m de entre eixos capacidade do porta malas 500 a 1 500 litros bancos rebatidos peso 1 925 kg itens de serie ar digital de duas zonas farois bi xenonio ativos bancos aqueciveis e com ajustes eletricos revestimentos de couro camera de re sensores de estacionamento traseiros e dianteiros mais sistema de estacionamento automatico park assist sensores de chuva e crepuscular controlador automatico de velocidade rodas aro 21 direçao eletrica sistema multimidia com tela de 7″ sintonizador de tv e gps volante multifuncional air bags frontais laterais e de cortina freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao teto panoramico isofix suspensao a ar ativa pasm sistema de limpeza de farois sistema de alerta de mudança involuntaria de faixa preço r$ 499 000 julho de 2014
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