nao adianta se torturar pelo futuro; os tempos mudam e a gente precisa acompanha los a porsche sabe disso muito bem nos ultimos dias a reestilizaçao do porsche 911 foi revelada e trouxe uma novidade todas as versoes da mais basica a mais selvagem serao turbinadas no entanto no salao de frankfurt a porsche resolveu ir ainda mais alem e mostrou seu novo conceito eletrico que aparentemente foi feito sob medida para brigar com o tesla model s eis o porsche mission e antes dos eletricos a porsche apostou nos hibridos — estamos falando do 918 spyder claro no entanto a ideia do mission e e mostrar sua propria visao do futuro dos esportivos eletricos para começar o trem de força eletrico entrega mais de 600 cv a porsche nao revelou mais especificaçoes limitando se ao dizer que o sistema ja teve sua eficiencia comprovada nas pistas e e muito semelhante ao do 919 hybrid que venceu as 24 horas de le mans deste ano isto significa que sao dois motores eletricos um na frente outro atras equipados com sistema de recuperaçao de energia cinetica kers no entanto ele e ainda mais potente que o prototipo de le mans enquanto o 919 hybrid tem 507 cv no mission e a potencia passa dos 600 cv a porsche diz que o conjunto e totalmente novo de acordo com a marca os motores eletricos sao alimentados por um conjunto de baterias de 800 volts capazes de fornecer autonomia superior a 500 km alem disso elas levam 15 minutos para chegar a 80% de uma recarga completa ah e os mais de 600 cv sao suficientes para levar o carro ate os 100 km/h em 3 5 segundos nada mau mesmo [youtube id= wejdr9csudy width= 620 height= 350 ] a potencia e levada para as quatro rodas atraves de um sistema de traçao integral com vetorizaçao de torque — a força dos motores pode ser distribuida igualmente entre as quatro rodas de forma ativa e automatica algo que e facilitado pelo posicionamento dos motores alem disso ha um sistema de esterçamento no eixo traseiro que provavelmente e semelhante aquele usado nas versoes mais caras do porsche 911 e ao que tudo indica o conceito e totalmente funcional — a porsche fala ate em um tempo em nurburgring inferior a oito minutos isto soa bem aos nossos ouvidos visualmente vamos ser bem francos o mission e e um carro bonito para ******* as linhas da carroceria sem duvida acenam ao 918 spyder e ao 911 — e so olhar a linha do capo e os farois quadruplos com leds na dianteira 918 a silhueta da lateral e o formato das lanternas traseiras 911 com quatro portas sendo que as traseiras sao suicidas com dobradiças na parte posterior o mission e e tudo o que visualmente gostariamos que o panamera fosse ah se todo panamera fosse assim completam o visual do exterior as enormes rodas de fibra de carbono 21 na dianteira e 22 na traseira com bordas brancas e raios pretos alem de itens aerodinamicos de fibra de carbono como spoiler frontal e saias laterais o teto traz um recesso que forma duas bolhas em um aceno aos carros de competiçao e ao porsche 911 gt3 rs na verdade toda a carroceria e feita com uma combinaçao de fibra de carbono aluminio e aço de alta resistencia o carro e muito baixo apenas 1 30 m assim como seu centro de gravidade — em parte graças ao posicionamento das baterias de ion de litio que foram distribuidas ao longo de todo o assoalho do carro — o que obviamente se traduz em melhor comportamento dinamico as entradas e saidas de ar na dianteira nas laterais e na traseira tambem possuem funçao aerodinamica elas escoam o fluxo de ar sob o assoalho e os arcos de roda reduzindo a sustentaçao aerodinamica como ja e costume entre os porsche o interior tem quatro lugares individuais e equilibra perfeitamente linha arrojadas e minimalistas — e e tao atraente quanto o lado de fora o que chama a atençao logo de cara e o painel de instrumentos apesar de totalmente digital seu formato entrega a inspiraçao no cluster do 911 — largo e cheio de relogios que obviamente sao digitais neste caso alem do cluster principal abaixo ha uma fileira de displays holograficos que percorre toda a largura do painel ate o lado do passageiro alem de mostrar aplicativos variados que servem para controlar os sistemas multimidia a navegaçao por satelite e o ar condicionado eles tambem mostram informaçoes basicas sobre o funcionamento do carro modo de direçao e velocidade por exemplo [youtube id= pavwag_d9u8 width= 620 height= 350 ] todos os mostradores contam com sensores de captura de movimentos — alem de serem controlados por gestos eles acompanham a direçao dos olhos dos ocupantes existe ainda outra tela sensivel ao toque no console central outro detalhe interessante e uma camera montada no retrovisor ela captura a expressao facial do motorista e de acordo com seu humor coloca um pequeno emoticon ao lado dos instrumentos principais se voce estiver curtindo o carro podera compartilhar seu status com outros motoristas junto com as informaçoes sobre o trajeto e a velocidade do carro a porsche nao fala sobre uma possivel versao de produçao — ate porque ja existe o panamera no papel de esportivo de quatro portas da linha no entanto visto que ha fortes indicios de que a proxima geraçao do 911 usara tecnologia hibrida nao nos surpreenderiamos se o mission e se tornasse realidade em um futuro nao muito distante talvez como um modelo eletrico de nicho feito para ser uma alternativa ao tesla model s a gente gosta desta ideia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.