Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Nova geração do Porsche Panamera é lançada no Brasil
Depois de conquistar o público no Salão do Automóvel, o novo Porsche Panamera finalmente começou a ser vendido no Brasil em duas versões: 4S e Turbo. Agora baseado na nova plataforma MSB, o Porsche Panamera evoluiu seu design, mantendo as proporções básicas, porém suavizando a corcunda da antiga geração, o que o aproximou do 911 e dos compactos 718 e deixou seu visual mais harmônico.
Os motores também são novos: ele agora usa um V6 de 2,9 litros e um V8 de quatro litros. Ambos usam dois turbos de fluxo duplo instalados entre as bancadas de cilindros. Esse layout permite melhorar o tempo de resposta devido à proximidade dos turbos em relação aos coletores de escape, e também torna os motores mais compactos, permitindo que eles sejam instalados em uma posição mais baixa no cofre, mantendo o centro de gravidade mais baixo e colaborando para um melhor equilíbrio dinâmico.
No Brasil, as versões oferecidas serão três: 4S, 4S Executive e Turbo. Apesar do turbocompressor batizar somente a versão topo-de-linha, todas elas são equipadas com motores sobrealimentados pelo caracol. A versão 4S, usa o novo V6 biturbo de 2,9 litros, 440 cv entre 5.650 e 6.600 rpm e 56 mkgf entre 1.750 e 5.500 rpm. Ele trabalha em conjunto com um novo câmbio PDK de oito marchas e embreagem dupla, que modera a força enviada para as quatro rodas. Com esse conjunto, o Panamera 4S vai de zero a 100 km/h em 4,2 segundos e segue até os 289 km/h.
Já a versão Turbo é equipada com o V8 4.0 de 550 cv (entre 5.650 rpm e 6.600 rpm) e 78,5 mkgf (entre 1.960 e 4.500 rpm) e também usa o PDK de oito marchas e duas embreagens ligado às quatro rodas. Com eles, o modelo vai de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e chega aos 306 km/h.
Para colocar um Panamera 4S na garagem o preço cobrado é de nada modestos R$ 758.000. Por esse preço você leva direção eletro-mecânica, ar-condicionado automático digital de quatro zonas, sistema de áudio Bose, bancos de couro com ajustes elétricas, assistente de baliza com câmeras, chave presencial, 12 airbags, conjunto óptico de LED, teto-solar elétrico panorâmico, sistema multimídia com touchscreen de 12 polegadas e navegação por GPS, e rodas de liga leve de 20 polegadas.
Se você precisa de espaço, a pedida é o 4S Executive, que traz os mesmos equipamentos que o 4S, mas por R$ 49.000 extras pode alongar o entre-eixos para oferecer mais espaço aos ocupantes do banco traseiro. O valor final é R$ 807.000.
Por último, quem prefere algo mais encorpado como um V8, o modelo Turbo parte de R$ 981.000 e acrescenta sistema de escape esportivo de aço inoxidável, bancos traseiros com ajustes elétricos, persianas elétricas nos vidros traseiros, rodas de 21 polegadas, assistente de mudança de faixa, cruise control adaptativo e pacote Sport Chrono (inclui cronômetro e melhoras de perfomance). Note que falamos “parte de R$ 981.000”. Isso porque a Porsche oferece seu programa de personalização no Brasil, o que significa que você pode configurá-lo com qualquer opcional oferecido pela fabricante.
Jeep Grand Cherokee Hellcat será lançado em abril
ejam só que bela surpresa: o Dodge Challenger SRT Demon não será o único supermuscle que a fabricante americana irá revelar no Salão de Nova York em abril. Eles também levarão o aguardado Jeep Grand Cherokee Trackhawk, conhecido popularmente como “Grand Cherokee Hellcat”.
Sim: um Jeep Grand Cherokee com um motor V8 6.4 supercharged de 717 cv — isso tudo despejado em um sistema de tração 4×4 dos melhores que você pode encontrar. Estamos falando do próximo SUV mais rápido do mundo? É provável, uma vez que ele terá mais potência e deverá ser ligeiramente mais leve que o Bentley Bentayga, atual detentor da marca com 301 km/h de velocidade máxima e 4 segundos para arrancar do zero aos 100 km/h.
Ao longo de 2016 o Trackhawk foi flagrado diversas vezes em testes, mas recentemente nem se preocupa mais em esconder seu visual — ainda que o protótipo destas fotos certamente ainda não está com suas rodas e capô definitivos. O Salão de Nova York começa em 12 de abril deste ano.
McLaren P14 usará novo motor V8 da marca
Nós já vimos a cara do novo supercarro da McLaren há alguns meses, mas até agora tudo o que sabíamos dele é que ele será o substituto do 650S. Agora, com seu lançamento se aproximando (ele acontecerá no Salão de Genebra, a partir de 7 de março), a McLaren decidiu divulgar algumas novidades sobre ele.
Diferentemente do que se achava, ele não usará o motor 3.8 V8 biturbo que equipa todos os demais modelos da marca, e sim um novo V8 desenvolvido como uma evolução desta usina. A arquitetura básica será a mesma, porém com deslocamento aumentado para quatro litros e um novo par de turbos, agora com fluxo duplo (twin-turbo e twin-scroll). A potência não foi divulgada, mas espera-se algo na casa dos 700 cv, o que o colocará acima do 675LT. Prova disso também é o tempo de aceleração de zero a 200 km/h divulgado pela McLaren: 7,8 segundos — um décimo mais rápido que o 675LT e meio segundo mais rápido que a Ferrari 488GTB.
No campo estético a McLaren disse ter preparado um sistema de iluminação do cofre do motor, de forma que os proprietários possam exibir o “coração de seu supercarro.
Faltou só revelar o nome, não é mesmo, Macca? Mas tudo bem, a gente espera mais duas semanas.
Bugatti Chiron vai de zero a 400 km/h e a zero novamente em menos de um minuto
A Bugatti ainda não sabe qual a velocidade máxima real do Chiron, mas já tem alguns dados de desempenho suficientes para impressionar o mundo mesmo antes de descobrir isso. Como você reagiria ao saber que ele vai de zero a 400 km/h e depois a zero novamente em menos de 60 segundos?
A informação foi divulgada pelo CEO da Bugatti, Wolfgang Dürheimer ao ser questionado por Dan Prosser, editor de testes da revista inglesa Evo.
Had dinner with Bentley and Bugatti boss Wolfgang Durheimer on Monday. He told me the Chiron does 0-250mph-0 in sub 60 seconds.
— Dan Prosser (@TheDanProsser) February 15, 2017
Infelizmente não temos como comparar com seus rivais pois até agora nenhum fez um teste de aceleração e frenagem semelhante. Os mais próximos foram o Hennessey Venom GT, que foi de zero a 200 mph (320) em 14,1 segundos e o Koenigsegg Agera R, que fez o teste de zero a 300 a zero em 21,19 segundos. Mas isso talvez só torne o feito do Chiron ainda mais impressionante, não? Afinal, qual outro carro foi aos 400 km/h e ao chegar-lá tomou uma alicatada nos discos de freio?
Fox e SpaceFox podem ganhar câmbio Tiptronic no lugar do i-Motion
Quem achava que a Volkswagen iria abandonar a família Fox com o desenvolvimento e a chegada de uma nova geração do Gol, é melhor mudar de opinião. Segundo o Autoblog Argentina, a Volkswagen está testando no país vizinho dois protótipos do Fox e do SpaceFox com seu famoso câmbio Tiptronic de seis marchas.
O câmbio automático aparentemente será uma forma de refinar o carro para reposicioná-lo entre o próximo Gol e o Golf. Ainda não há data para o lançamento da próxima versão, tampouco estimativas de que o modelo automático chegue ao Brasil — o Fox vendido na Argentina é produzido localmente, na fábrica de General Pacheco.