A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Porsche Sportomatic: a história do avô do câmbio Tiptronic e do PDK

O Porsche 911 talvez seja o esportivo mais fiel às suas origens e tradições. Ao longo dos últimos 50 anos, o modelo manteve a mesma silhueta básica e seu motor boxer de seis cilindros atrás do eixo traseiro — e ele ainda manteve o arrefecimento a ar enquanto pôde. Uma característica menos conhecida do modelo em suas cinco décadas é a inovação na forma de trocar as marchas. Sim, o 911 é um dos últimos bastiões do câmbio manual e nunca foi oferecido com um câmbio automático convencional (pode procurar), mas isso não significa que eles nunca tentaram oferecer o conforto e a conveniência das trocas automáticas. Talvez tenha sido uma forma de se manter fiel às raízes esportivas, mas todas as tentativas de fazer um câmbio que troca as marchas sozinho ofereceram ao motorista a opção de trocar as marchas por conta própria. Hoje essa tentativa é o bem-sucedido câmbio PDK, com sua embreagem dupla e trocas tão rápidas quanto um piscar dos olhos. O negócio funciona tão bem que

Matérias relacionadas

O Toyota 2000GT com motor de Supra da Rocky Auto é provavelmente a réplica mais fodástica do mundo

Dalmo Hernandes

Garagem Volkswagen: conheça o acervo de clássicos e raridades da fabricante em mais de 120 fotos!

Autor Convidado

Enzo Ferrari deu uma Ferrari a Henry Ford II – e ela foi a inspiração para o Thunderbird

Dalmo Hernandes