hoje 4 a porsche mostrou ao mundo seu primeiro carro eletrico o porsche taycan praticamente uma copia do conceito mission e o seda esportivo tem de fato a missao de introduzir a propulsao eletrica na linha da marca alema no entanto e preciso abraçar o futuro sem virar as costas para o passado o porsche taycan tem cara de porsche preço de porsche e se tudo o que a fabricante promete for cumprido certamente andara como um porsche pelo design pela ficha tecnica e pela posiçao atual no mercado nos parece evidente que o rival primario do porsche taycan e o tesla model s ambos sao sedas grandes espaçosos e muito rapidos no entanto enquanto a tesla aposta no hype e na tecnologia para vender o model s a porsche quer faze lo atraves do carro em si leia no post de apresentaçao que fizemos mais cedo alem dele o porsche taycan tambem deve ter um rival no aston martin rapide e que tambem tem quatro lugares tambem tem quatro portas tambem e um seda de uma marca consagrada por seus esportivos e tambem e um modelo de luxo como o taycan pensando nisto decidimos compilar neste post estes carros e outros esportivos eletricos que mesmo sem tanto espaço quanto taycan tesla s e aston rapide e invevitalmente serao usados como referencias de desempenho porsche taycan uma definiçao nao muito precisa para o porsche taycan um panamera eletrico imprecisa porque embora tenha proporçoes e preço semenhantes o taycan usa uma plataforma propria totalmente inedita com arquitetura exclusiva para modelos eletricos inicialmente serao vendidas duas versoes ambas com dois motores eletricos em condiçoes normais ambas dispoem de 625 cv mas com a funçao de overboost ativada o turbo chega a 680 cv enquanto o turbo s vai ate os 750 cv https //www youtube com/watch v=8m31egqkswg quanto anda com o overboost acionado o porsche taycan turbo vai de zero a 100 km/h em 3 2 segundos enquanto o turbo s faz o mesmo em 2 8 segundos a velocidade maxima de ambos e de 260 km/h quanto custa o porsche taycan turbo custa us$ 150 900 ja o turbo s sai por us$ 180 000 tempo em nurburgring 7min42s a porsche afirma que o taycan e o carro eletrico de quatro portas mais rapido do planeta no inferno verde tesla model s primeiro modelo desenvolvido do zero pela tesla o primeiro tesla roadster era um lotus elise modificado o model s e um dos grandes responsaveis pela popularizaçao recente dos carros eletricos caprichado no design e recheado com tecnologia incluindo alguns aspectos controversos como o interior praticamente desprovido de comandos fisicos e o sistema semi autonomo que frequentemente e mal utilizado o model s tornou se o carro da moda nos eua e possivel entender seu apelo como gadget para o pessoal mais moderno mas seu desempenho tem potencial para convencer ate mesmo os entusiastas mais ceticos https //www youtube com/watch v=qlvplgfacjq atualmente o tesla model s e vendido em duas versoes performance e long range ambas com dois motores eletricos um para cada eixo no model s long range os motores entregam 422 cv enquanto o modelo performance dispoe de 613 cv em condiçoes normais no modo ludicrous a potencia do model s performance sobe para 772 cv quanto anda o tesla model s performance vai de zero a 100 km/h em 2 4 segundos no modo ludicrous no modo normal precisa de 2 6 segundos para fazer o mesmo a versao long range leva 3 6 segundos para ir de zero a 100 km/h a velocidade maxima do model s performance e de 262 km/h enquanto o long range alcança os 249 km/h quanto custa o tesla model s parte de us$ 79 990 na versao long range e de us$ 99 990 na versao performance com todos os opcionais o tesla model s performance salta para us$ 133 000 tempo em nurburgring o tesla model s ja foi levado para nurburgring muitas vezes por proprietarios mas a propria tesla nunca colocou o carro no circuito alemao para tentar quebrar um recorde em 2014 um tesla model s participou de um touristenfahrten e com a pista lotada percorreu uma volta bridge to gantry 19 150 metros em 8 50 no entanto por tres minutos o carro funcionou em modo restrito no qual a potencia e limitada eletronicamente geralmente ativado por superaquecimento das baterias aston martin rapide e o aston martin rapide e foi apresentado pela primeira vez como conceito em 2015 mas so neste ano ele começou a ser fabricado a versao eletrica do seda foi criada pela aston martin em uma tentativa de revitalizar o modelo que foi lançado em 2010 e nao mudou de geraçao nestes nove anos os britanicos instalaram no rapide e dois motores eletricos montados no eixo traseiro capazes de entregar 610 cv e 96 7 kgfm de torque e um detalhe interessante o rapide e foi anunciado com um sistema de baterias de 800 volts meses antes do porsche taycan https //www youtube com/watch v=4kr7ukzjmhk quanto anda o aston martin rapide e vai de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos de acordo com a companhia e tem velocidade maxima de 250 km/h limitada eletronicamente quanto custa embora tenha o mesmo porte e desempenho no mesmo patamar o aston martin rapide e distancia se bastante do porsche taycan no preço ele parte de us$ 330 000 tempo em nurburgring embora a aston martin nao tenha divulgado tempo do rapide e em nurburgring a fabricante afirma que o carro e capaz de dar uma volta completa no nordschleife sem prejuizo a seu desempenho rimac c two a verdade e que fora o tesla model s e o aston martin rapide e nao ha outros concorrentes diretos para o porsche taycan no entanto e interessante coloca lo lado a lado com alguns supercarros eletricos como o rimac c two mais recente lançamento da jovem fabricante croata a rimac ficou mundialmente conhecida depois que richard hammond sofreu um acidente com o concept one durante as gravaçoes de um episodio de the grand tour em 2017 apresentado no inicio de 2018 o rimac c two e o sucessor do concept one trazendo um design mais atual e complexo especialmente na traseira o arranjo mecanico e semelhante quatro motores eletricos um para cada roda suficientes para entregar 1 914 cv e 234 5 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=twdqcrmv ew quanto anda teoricamente o rimac c two vai de zero a 100 km/h em menos de dois segundos com maxima de 415 km/h no entanto tais estimativas ainda nao foram verificadas oficialmente quanto custa us$ 2 1 milhoes apesar disso todos os 150 exemplares ja foram reservados e as entregas começam em 2020 tempo em nurburgring o rimac c two ainda nao tem um tempo oficial mas a fabricante diz que ele e capaz de completar duas voltas em nurburgring antes de sofrer uma queda irrisoria no desempenho pininfarina battista primeiro supercarro moderno desenvolvido pela pininfarina como fabricante o battista e uma homenagem ao fundador da casa de design intimamente associada a ferrari embora utilize um monocoque proprio o pininfarina battista utiliza diversos componentes fornecidos pela rimac assim ele tambem tem quatro motores eletricos um para cada roda porem calibrados para entregar 1 900 cv as especificaçoes ainda nao foram reveladas em detalhes quanto anda segundo a fabricante o pininfarina battista vai de zero a 100 km/h em dois segundos cravados e tem velocidade maxima de 350 km/h quanto custa o lançamento do pininfarina battista esta previsto para 2020 e o preço esta estimado entre us$ 2 2 milhoes e us$ 2 5 milhoes serao feitas 150 unidades tempo em nurburgring nao aferido nio ep9 dentre os supercarros eletricos o nio ep9 e um dos mais controversos o supercarro fabricado na china tambem utiliza como base os componentes da rimac porem do concept_one assim ele tem quatro motores eletricos que juntos chega aos 1 340 cv segundo a nextev a companhia por tras o projeto o nio ep9 teve o monocoque e a carroceria inspirados no regulamento da fia para o wec https //www youtube com/watch v=c4mrydmz86e segundo a nio a fabricaçao começou em 2016 e serao feitos 16 exemplares vale lembrar que de acordo com os criterios de homologaçao da fia um carro e considerado produzido em serie quando mais de 25 unidades sao fabricadas quanto anda o nio ep9 vai de zero a 100 km/h em 2 7 segundos com maxima de 350 km/h quanto custa o preço do nio ep9 foi divulgado em us$ 1 2 milhoes tempo em nurburgring eis o motivo da controversia a nextev levou um prototipo do nio ep9 a nurburgring nordschleife e com ele conseguiu uma marca de 6min45s9 embora tecnicamente ele seja o eletrico mais rapido no circuito alemao seu recorde nao e comparado ao dos carros produzidos em serie lotus evija se o taycan veio para revolucionar a porsche o evija tem a missao de fazer o mesmo pela lotus radicalmente diferente dos outros carros que a companhia britanica fez nos ultimos anos o evija nao e um esportivo leve com motor de seda medio extremamente divertido de guiar ele e um hipercarro eletrico com quatro motores eletricos que desenvolvem 2 000 cv e 173 3 kgfm de torque a carroceria e muito conceitual e possui diversos elementos de aerodinamica ativa quanto anda segundo a lotus o evija e capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de tres segundos com velocidade maxima superior a 340 km/h a lotus ainda nao forneceu dados mais exatos quanto custa a lotus diz que serao feitos no maximo 130 exemplares do evija com o inicio da produçao marcado para o inicio de 2020 cada carro custara a partir de £ 1 7 milhao desconsiderando o custo extra da personalizaçao tempo em nurburgring em julho a lotus disse que pretende levar o hipercarro eletrico para nurburgring em um futuro proximo o engenheiro chefe de plataforma da fabricante louis kerr acredita que o evija sera confortavelmente mais rapido que o nio ep9 ao redor do green hell
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.