FlatOut!
Image default
Zero a 300

Praga Bohema bate recorde | Durango Hellcat não morre | BMW RR e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Praga Bohema bate recorde na pista do Top Gear

O Praga Bohema, supercarro com um V6 biturbo do Nissan GT-R, foi apresentado pela primeira vez em 2022. Praga é a capital da República Tcheca, mas é também uma empresa centenária daquele país. Uma fábrica de automóveis, caminhões, motocicletas e aviões, que tem uma longa história de sobrevivência: nasceu em 1907, passou por duas guerras mundiais, 44 anos de controle soviético, mas ainda está entre nós. O Bohema alcançou alguma notoriedade ao ser uma das estrelas do episódio “Eurocrash”, do Grand Tour.

O V6 de 3,8 litros dá aqui 710 cv e 73 mkgf de torque, a transmissão é sequencial de seis velocidades, e a tração, traseira. Graças à sua construção em fibra de carbono, o carro pesa menos de 1.000 kg. Gera, também, 900 kg de downforce a 250 km/h.Tem a fama de ser parrudo e até usável depois que você consegue entrar no minúsculo cockpit de competição; criado para ir rodando para as pistas. É caríssimo, também: 1,36 milhões de euros, entregue em Praga.

Agora o Drivetribe colocou o ex-Stig Ben Collins para fazer tempo na conhecida pista do programa Top Gear, no aeroporto de Dunsfold. Bateu um recorde: é o mais rápido carro de rua com motor puramente a combustão a dar voltas na pista.

O carro pode atingir 100 km/h em menos de três segundos e atingir uma velocidade máxima de 317 km/h. Toda essa potência permitiu que o carro completasse a volta em 1 minuto e 9,8 segundos. O Praga quase superou o tempo de volta do Aston Martin Valkyrie, de 1 minuto e 9,7 segundos, e o Aston é um híbrido de mais de mil cavalos.

Ben Collins, que agora é piloto de testes da Praga, dirigiu o carro até a pista com pneus de rua e completou a volta sem nenhuma modificação no supercarro. Segundo Praga, ele simplesmente vestiu seu macacão de corrida, aqueceu os pneus e pronto.

A empresa entregará três carros a clientes no Goodwood Festival of Speed deste ano, incluindo o primeiro proprietário nos EUA. Apenas 89 unidades do supercarro serão produzidas. (MAO)

 

Dodge Durango Hellcat continua para 2026

O Dodge Durango SRT Hellcat, com o famoso V8 com supercharger e mais de 700 cv, apareceu pela primeira vez em 2021, como uma edição especial de só um ano. Mas era algo tão legal que a demanda pediu sua volta, o que aconteceu em 2023.

Muitos proprietários dos modelos de 2021 ficaram meio chateados, pois era para ser uma edição limitada. Mas assim são as edições limitadas: podem ser deslimitadas rapidamente. É a vida. O Durango Hellcat se provou tão popular que hoje, aparece a versão ano/modelo 2026. Ué o V8 da empresa antes conhecida como Chrysler não ia acabar? Pois é, não vai não, aparentemente. Lembra das edições especiais de despedida? Pois é, também não se despediram de nada.

A Dodge revelou detalhes sobre o Durango 2026 na sexta-feira, e confirmou recentemente que o SRT Hellcat continuará neste ano-modelo, sem oferecer mais informações. A marca afirmou que revelaria mais detalhes no terceiro trimestre deste ano.

Para 2026, o Durango GT V-6 básico continua, e seu preço base de US$ 40.490 (R$ 230.207) também permanece o mesmo. O R/T com motor Hemi V-8 ganha um novo design de rodas de 20 polegadas, e o pacote Tow N Go agora está disponível como opcional independente, antes disponível apenas nas edições R/T de 20º aniversário.

O pacote de reboque representa  25% dos pedidos do Durango, então a marca o deixou disponível para toda a linha. O R/T também recebe o pacote Blacktop Redline que estreou com o Durango GT no ano passado, que inclui rodas exclusivas, listras pretas e vermelhas e costuras vermelhas no interior. Assim como o GT, a Dodge não aumentou o preço do Durango R/T para 2026, mantendo o preço base de US$ 51.990 (R$ 295.591) nos EUA.

O ano que vem será o 15º ano do Durango atual no mercado americano, tornando-o um dos modelos mais antigos disponíveis atualmente por lá. Mas, no frigir dos ovos, o Hornet e o novo Charger elétrico são à prova de venda. O Durango é o único produto de sucesso da marca. Os clientes ainda o adoram. Principalmente na versão Hellcat! (MAO)

 

Porsche revela o nome de seu 963 de rua: RSP

A Porsche já deixou implícito, por meio de um video, um mês atrás, que está preparando uma versão de rua do seu carro de corrida 963. A data de revelação seria em junho deste ano. Agora então! Mas por enquanto, revelou apenas o nome: 963 RSP.

O video do mês passado mostra basicamente o 917, o primeiro Porsche vencedor de Le Mans, em sua versão de rua criada 50 anos atrás. O carro prata apresentado no vídeo foi um capricho de um cliente muito especial para a Porsche. Seu nome é Gregorio Rossi di Montelera, mas você pode chamá-lo de Conde Rossi, ou mesmo de “fundador da Martini Racing”. Veja a história toda no link abaixo.

A história dos Porsche 917K de rua

O novo carro de corrida de rua deve ser lançado durante as 24 horas de Le Mans deste ano. E como faltam apenas algumas semanas para a prova, a marca lançou outro teaser e revelou seu nome. O vídeo se intitula “Porsche 963 RSP: a estrada para Le Mans começa aqui”. A palavra-chave aqui parece ser “estrada”. Talvez a Porsche esteja planejando dirigir este carro na estrada para Le Mans?

RSP é um nome meio inesperado, já que RSR seria mais facilmente compreendido. Não está claro o que o P significa, mas provavelmente, Protótipo. O RS significa, claro, “rennsport”.

Porsche 963

A versão de rua do 963 deve ser algo bem exclusivo, claro. E não só pelo preço; é algo muito pouco usável realmente, no mundo real. É meio que um brinquedo, de uso esporádico, mas algo sensacional de qualquer forma. Meio como era, também o 917 do Conde Rossi. E como era a última vez que a empresa fez algo assim: 911 GT1 de 1996-1998, talvez o único 911 de motor central-traseiro?

O 911 GT1 ainda é o Porsche mais absurdo já feito – mas não tanto quanto você imagina

De qualquer forma esperamos ansiosamente este novo carro de Le Mans “de rua”. A prova nasceu para carros de rua, mas hoje, é tudo menos isso; ainda que a história nos dê a possibilidade sensacional de carros deste tipo. (MAO)

 

BMW mostra futuro de suas motos “RR”

No Concorso d’Eleganza Villa d’Este deste ano, a BMW, patrocinadora do evento, não mostrou apenas automóveis. Mostrou também um protótipo que prentende mostrar o futuro das motocicletas esportivas da marca alemã: a BMW RR.

Oa detalhes são esparsos, sem muito dado além das fotos. Mas Markus Flasch, chefe da BMW Motorrad, diz: “Nunca antes a BMW Motorrad proporcionou um vislumbre tão antecipado de uma futura geração de modelos RR. A BMW Motorrad Concept RR é uma verdadeira obra-prima da nossa equipe de desenvolvimento, tanto em termos técnicos quanto de linguagem de design. Guiada e inspirada pela superbike de fábrica da BMW Motorrad, a M 1000 RR, com a qual o piloto de fábrica Toprak Razgatlioğlu, conquistou a vitória  no Campeonato Mundial de Superbike da FIM no ano passado, a Concept RR oferece uma verdadeira explosão de superlativos tanto para uso nas ruas quanto nas pistas. A transferência das corridas para as ruas nunca foi tão clara. Ela representa a reivindicação de liderança da BMW Motorrad em oferecer o mais alto nível de engenharia e o máximo desempenho neste segmento.”

O Concept RR é equipado com o motor de quatro cilindros em linha específico para as competições de Superbike, que produz mais de 230 cv e conta com o sistema eletrônico M 1000 RR WSBK, que fornece gerenciamento do motor, controle de tração e freio-motor. O Concept RR é mais um exercício de design que demonstra inovação em estratégia aerodinâmica e baixo peso, com o antigo motor de corrida, parece.

Com técnicas de fabricação inovadoras e o uso de alumínio e fibra de carbono, o Concept RR visa estabelecer um novo padrão de peso. Os engenheiros da BMW Motorrad se concentraram em aprimorar a aerodinâmica para aumentar a “estabilidade de pilotagem em velocidades muito altas”, maximizar a “velocidade em curvas” e ter “resistência do ar mínima para velocidade máxima ideal”.

A carroceria parece ser exclusivamente de fibra de carbono e o assento é construído com o mínimo de material. A traseira da Concept RR parece ser construída a partir de um bloco sólido de alumínio. Da carenagem e aletas integradas à traseira ventilada, toda a motocicleta foi otimizada aerodinamicamente.

Não espere que as futuras S 1000 RR e M 1000 RR venham com motor de corrida. Mas as técnicas de construção, o design, e a aerodinâmica, provavelmente estarão no futuro da marca. O conhecimento adquirido nos mais altos níveis do automobilismo será transferido para os modelos de produção. (MAO)