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Zero a 300

Preços e versões do VW Tera | O BMW Clownshoe de volta | Assista o Valhalla em Monaco e mais!

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Os preços e versões do VW Tera

Tera MSI

Finalmente o Volkswagen Tera está nas lojas. E como imaginávamos, está no apertadíssimo espaço existente entre os preços de Polo e Nivus. O carro chega medindo 4,15 m (Nivus 4,26 m e Polo 4,07 m) e mantém o entre-eixos que conhecemos de Polo e Nivus, com 2.566 mm.

Preços, versões e tamanho indicam mesmo ser um Polo, mas em versão SUVizada. Rodas maiores, ligeiramente maior porte e peso mais alto, novo desenho, mas um Polo além disso. Esperado.

A linha começa nos R$ 99.990, o popular cem mil reais, no VW Tera MPI. Na verdade, o preço é de R$ 103.990, mas no lançamento está com “preço promocional” de R$ 99.990. Este é 1.0 aspirado e manual, com o conhecido 3-cilindros fornecendo 77/84 cv e 9,4/10,3 mkgf. O câmbio é manual de cinco marchas. O carro pesa 1.078 kg, então não deve andar excessivamente mal. Mas é incrível como pneus na medida 185/65 R15 parecem minúsculos aqui; o carro foi certamente desenhado para, sei lá, aro 22.

Tera TSI 170

Há a boa surpresa do Tera TSI com câmbio manual de cinco marchas. Este vem com o motor 170 TSI de 109/116 cv e 16,8 mkgf e 1130 kg. Custa R$ 116.990, e vem com rodas aro 16, e como todos os outros Tera, tambores de freio atrás, para o desespero dos contadores de equipamento.

Acima desses, são todos 170 TSI, mas com o câmbio automático de seis velocidades. O Confortline, aos R$ 126.990, é mais caro que o Nivus Sense (R$ 119.900), também turbo e automático, mas com o motor 200 TSi de até 128 cv, e calotas e rodas de aço ao invés das diamantadas de 16 polegadas do Tera. No topo da linha está o VW Tera High TSI AT6, aos R$ 139.990, com rodas de 17 polegadas.

O que nos faz pensar qual é o barulho todo; o carro não adiciona nada a não ser uma cara nova na linha da marca alemã. O interior tem um painel diferente, mas as telas digitais iguais; o espaço interno é igual ao Polo/Nivus, o Nivus já é altinho no idioma SUV, e custa, falemos sério, o mesmo preço ou até menos se igualmente equipado.

Mas claro que nada disso importa: uma cara nova que cai no gosto do povo é o que basta para o sucesso, e é nisso que a VW aposta. Vamos ver; pelas fotos o desenho parece só funcionar com rodas enormes, um problema para esta faixa. Mas tem bastante gente que acha o Fiat Fastback lindo; como posso julgar então? (MAO)

 

O BMW Clownshoe está de volta. Para poucos.

Uma ideia que não quer morrer. O BMW “sapato de palhaço” nasceu com o sensacional, mas fracassado comercialmente, Z3 Coupe de 1998. Depois, há exatos dois anos, a BMW mostrou no Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2023 uma versão peruinha de duas portas do Z4, gerando especulação sobre sua produção em pequena série, mas nada aconteceu.

Z3 coupé: o sapato de palhaço original

No ano seguinte, a BMW mostrou o cupê-conversível Skytop no mesmo evento às margens do lago de Como, na Itália; desta vez, a produção em pequena série aconteceu. Este ano adivinha: juntaram os dois conceitos para fazer um só.

É o Concept Speedtop. É um Skytop, agora peruinha. E é isso, acabou a notícia. Brincadeira, tem mais detalhes para contar. Mas se para você é só isso que importa, pode ganhar tempo pulando para uma próxima nota.

O interior apresenta um acabamento em couro bicolor: Marrom Sundown e Branco Moonstone, e detalhes na cor externa, Marrom Sunstone. O porta-malas tem um compartimento de bagagem dividido para ainda mais espaço. Naturalmente, o Speedtop vem com bolsas Schedoni personalizadas que se encaixam perfeitamente no compartimento de bagagem, o tal “fitted luggage”.

O carro, como o Skytop onde foi baseado, vai ser produzido em pequena escala e preço absurdo. Sim, a BMW fabricará 70 exemplares da perua. Não se sabe o preço, que como no caso do Skytop não foi divulgado. O melhor chute para o preço do Skytop é algo em torno de US$ 500.000, ou quase três milhões de reais.

A BMW diz que o Speedtop conta com o motor V-8 mais potente oferecido pela BMW atualmente; provavelmente o mesmo V8 do Skytop, biturbo de 4,4 litros e 620 cv. Apenas 50 Skytop foram feitos, e agora, 70 peruas dele. O mundo lá em cima é diferente daqui embaixo mesmo. Mais perua que cupê? (MAO)

 

Primeiras fotos do novo BMW M2 CS

E não só sapatos de palhaço apareceram no famoso hotel no lago de Como este ano. A BMW finalmente revelou o tão aguardado M2 CS. A empresa mostrou as primeiras imagens do carro na sexta-feira, antes da revelação completa prevista para a próxima semana.

Não, ainda não há detalhes técnicos, somente imagens, o que é meio anticlimático, sim: é só um M2 ligeiramente modificado, em aparência. As mudanças esperadas são mecânicas.

Mas já podemos dar uma boa olhada no design do carro. Há um novo para-choque dianteiro com mais entradas de ar e aerofólios, e um spoiler traseiro bem diferente, um “rabo de pato” francamente estranho, mas que supomos vá melhorar com a familiaridade.

As rodas são douradas, seguindo o tema dos demais CS.  As pinças de freio são pintadas de vermelho. Ao contrário do M3 CS e do M4 CS, o M2 CS não tem listras ou gráficos: pelo menos este primeiro é cinza, e só.

Boatos: o motor de seis cilindros em linha turboalimentado sob o capô terá até 520 cv. Continuará apenas tração traseira, diferenciando-o de seus irmãos maiores, equipados com o sistema xDrive. O câmbio será apenas automático, já que desempenho máximo é o objetivo. O M2 normal tem opção manual, ainda. Será que os boatos acertaram? Em breve saberemos. (MAO)

 

Glickenhaus mostra o SCG 007 de rua

Jim Glickenhaus era um colecionador de Ferraris antes de resolver criar carros ele mesmo; fundou a Scuderia Cameron Glickenhaus em 2004 com o sonho de competir no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Em 2021, esses sonhos se tornaram realidade com o carro de corrida SCG 007 LMH, especialmente projetado para esse fim. Não durou muito essa aventura, porém, apesar de alcançar alguns pódios. A categoria hoje tem muito investimento de fabricantes, deixando gente como nosso amigo Glickenhaus de fora.

Mas isso significa que a empresa agora pode concentrar mais sua atenção em outra coisa interessante pacas: carros de rua. Então uma versão de rua do seu último carro de corrida está aqui. É o SCG 007.

Baseado no mesmo carro de corrida 007 LMH, o 007 é um carro de corrida totalmente homologado para as ruas. O V-8 biturbo de 6,2 litros, baseado na arquitetura LS da GM, tem 1000 cv e 102 mkgf de torque para as rodas traseiras por meio de uma transmissão manual automatizada de sete marchas. Tudo isso em um carro que pesa apenas 1.565 kg.

A suspensão é de competição, com duplo A sobreposto (com coilovers acionados por pushrods na traseira), e barras estabilizadoras ajustáveis. As rodas são de alumínio forjado com trava central e o 007 ainda conta com macacos pneumáticos integrados.

A aerodinâmica permanece praticamente inalterada em relação ao carro de corrida; ainda que existam pequenas diferenças. A SCG afirma que, mesmo com pneus slicks, a aerodinâmica avançada permite que o 007 “opere no limite da aderência”.

É basicamente o carro de corrida, mas algumas concessões existem para uso nas ruas. As portas com acionamento hidráulico para facilitar a entrada e saída, um elevador de suspensão existe na dianteira para evitar raspar a frente, e até ar-condicionado é equipamento básico.

O SCG 007s faz sua estreia pública também na chique Villa d’Este, no Lago de Como. Os carros estão prometidos para os clientes ainda este ano. O preço? Não é divulgado, mas se você se interessou, não espere gastar menos que 2,4 milhões de dólares, para um carro entregue nos EUA. (MAO)

 

Assista o Aston Martin Valhalla estrear no GP de Monaco

O Grande Prêmio de Mônaco ocorreu como esperado: a pole position se traduziu em vitória mesmo com um segundo pit stop obrigatório. Lando Norris ficou preso atrás de Max Verstappen, que só parou no último segundo possível na esperança de pegar uma bandeira vermelha tardia. No final, a bandeira vermelha não veio, e Verstappen parou nos boxes faltando uma volta para o fim.

Norris então marcou a volta mais rápida da corrida, e venceu seu primeiro Grande Prêmio de Mônaco. A vitória de Norris o coloca agora apenas três pontos atrás de Oscar Piastri no Campeonato Mundial de Pilotos.

Charles Leclerc terminou 3,131 segundos atrás de Norris em sua tentativa de voltar a vencer em casa após anos de azar. Com a Ferrari apresentando um desempenho abaixo do esperado este ano, Leclerc começou o fim de semana mirando um top 10, mas depois de liderar os treinos livres e quase conseguir a pole na classificação, uma segunda vitória se tornou uma possibilidade.

“No fim das contas, perdemos a corrida ontem”, disse Leclerc à F1TV. “Devíamos ter feito um trabalho melhor, o Lando fez um trabalho melhor neste fim de semana e merece a vitória. Da minha parte, realizei um sonho de infância no ano passado, não este ano. Considerando tudo, vir aqui contrariou bastante as nossas expectativas. Achei que estar entre os dez primeiros seria um desafio; em vez disso, estamos em segundo.”

Piastri completou o pódio e manteve uma pequena vantagem no campeonato sobre seu companheiro na Mclaren, Norris.

A boa surpresa foi o Aston Martin Valhalla, que fez sua estreia pública nas ruas de Mônaco antes do fim de semana do Grande Prêmio.

O supercarro da Aston Martin tem motor V8 híbrido plug-in gerando 1078 cv e 112 mkgf de torque. O V8 de virabrequim de plano é fornecido pela Mercedes-AMG, e é ajudado por um trio de motores elétricos, dois no eixo dianteiro e um entre o motor e a transmissão automática de oito velocidades.

O carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 350 km/h, limitada eletronicamente. Custa a partir de £ 850.000, entregue na Inglaterra. (MAO)