A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Prefeitura de SP descarta fechar faixas das marginais, a potência dos novos motores quatro-cilindros Porsche, Sandero RS no trânsito e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

CET contradiz secretário de transportes de SP sobre fechamento das marginais

Marjilmar-redução

Apesar de o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, ter dito que estudava fechar as vias expressas das marginais de 0h às 5h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou ontem que a medida está descartada.

Segundo a nota do órgão, o fechamento da via expressa da marginal Tietê foi avaliado em 20 de julho, antes da redução das velocidades, o que dá a ideia de que ele estudava as duas medidas de modo alternativo. Ainda de acordo com o informativo, “a CET está concentrada, exclusivamente, no monitoramento dessas novas velocidades e estão descartados futuros fechamentos”.

Em vez de se sentir desautorizado, o secretário endossou a nota e voltou atrás em suas declarações. Também por meio de nota, ele informou: “não haverá nenhum tipo de operação com o intuito de fechar trechos das pistas expressas das marginais durante a madrugada”.

 

Motores quatro-cilindros do Boxster e Cayman terão entre 240 e 370 cv

Boxster GTS

A essa altura você já deve saber que os irmãos Porsche Boxster e Cayman receberão uma nova família de motores de quatro cilindros com o facelift de meia-vida, que deve aparecer em 2016. Segundo a revista britânica “Car”, somente o Cayman GT4 e o Boxster Spyder continuarão equipados com o flat-6 de 3,8 litros. As demais versões usarão um boxer de quatro cilindros sobrealimentado por um turbo. Segundo a fonte da Car, os modelos de entrada terão 240 cv, enquanto os modelos S terão 300 cv. O GTS, mais esportivo, terá 370 cv.

Com isso, a Porsche conseguirá cobrir um espectro maior de potência. Atualmente a faixa de potência vai de 265 cv a 330 cv no Boxster, e de 275 cv a 340 cv no Cayman — desconsiderando as versões Spyder e GT4, que continuarão com o mesmo motor. Com os novos motores, a diferença de potência entre o Cayman básico e o GTS será de 130 cv.

FlatOut 2015-07-31 às 11.41.59

Acontece que o motor quatro-cilindros com esses níveis de potência divulgados pela Car, faria a versão de entrada e a S menos potentes, além de colocar a GTS perto demais da GT4/Spyder. Isso reforça a notícia, também apurada pela Car, de que o Cayman será oferecido como modelo de entrada em alguns mercados, posicionado abaixo do Boxster. Nosso palpite é que o Cayman de entrada ganhe o motor menos potente, de 240 cv, e a atual versão de entrada salte de 265/275 cv para 300 cv — com as demais versões S, GTS e GT4/Spyder ganhando um ligeiro aumento de potência.

Como a Porsche irá “distribuir” essa potência na linha Cayman/Boxster, contudo, é algo que só descobriremos em 2016, quando o facelift desta segunda geração for apresentado oficialmente.

 

Leitor flagra Sandero RS em testes finais

IMG_0045

Nossos leitores têm se mostrado segredeiros de mão cheia. E fotógrafos sempre prontos a colaborar, como é o caso de Eduardo Topolski, de Curitiba, que fotografou no último dia 27 o Renault Sandero RS em testes finais. Com a palavra, o próprio: “O que pude observar no carro foi um stance bacana. As rodas lembram muito o desenho das do Fluence. Outro detalhe foi o LED diurno: quando o motorista aciona a seta para virar, o LED correspondente ao lado acionado apaga (como nos Audi).”

Apesar de o carro rodar com vidros muito escurecidos, para evitar os curiosos, Eduardo conseguiu dar uma espiada no interior. “Consegui ver que a moldura do centro do painel (onde vão as saídas de ar do ar-condicionado) era pintadas em preto brilhante. A ponteira de escape traseira é de tamanho respeitável (detalhe muito bacana, por sinal). O carro estava circulando na hora do rush, talvez um teste relacionado a isso. As lanternas parece ser as do Stepway”, disse ele.

IMG_0043

O Sandero RS é o primeiro RS desenvolvido fora da Europa, o que explica ele vir com suspensão recalibrada (mais firme e baixa), controle de estabilidade e o sistema RS Drive, com três modos de condução: Normal, Sport e Race. Suas rodas de aro 17, com pneus 205/45 R17, escondem freios a disco nas quatro rodas.

O motor é o mesmo 2.0 usado no Duster, mas gerando 145 cv com gasolina e 150 cv com etanol. Seus dados de desempenho já são conhecidos: 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e velocidade máxima de 200 km/h. A transmissão é manual, de seis marchas.

 

Próxima geração do GT86 se baseará no MX-5 e terá trem de força híbrido

FlatOut 2015-07-31 às 11.38.39

Segundo a revista japonesa Best Cars, a parceria entre a Toyota e a Subaru no GT86 deve ficar restrita à primeira geração do modelo. A segunda, pelo menos na Toyota, será criada sobre a plataforma do novo Mazda MX-5, que vem recebendo elogios rasgados de toda a imprensa mundial, e terá trem de força híbrido, além do comum.

O híbrido será a opção de mais potência do carro, aliado a uma tecnologia de recuperação de energia usada pela F1, algo possivelmente aparentado do KERS. E ainda não tem potência estimada, mas certamente será maior do que a do motor de entrada, um 1.5 turbo de 190 cv. O preço será parelho ao cobrado pelo GT86 atual.

FlatOut 2015-07-31 às 11.38.52

Quanto à Subaru, provavelmente ela matará o BRZ. A equação de negócio só fazia sentido com a participação da Toyota e fontes da Subaru dizem que, no frigir dos ovos, o BRZ diluiu a identidade da marca, que sempre apresentou a tração nas quatro rodas e o motor boxer como exclusividades suas. Não como algo que pudesse ser partilhado com outras empresas.

O novo GT86 deve aparecer como conceito em 2017 e sua versão de produção está prevista para chegar ao mercado em 2020.

 

Funcionário de empresa de miniaturas revela o novo Maserati Levante

Levante-lek-001

Um funcionário de uma fábrica de miniaturas, provavelmente na China, quis mostrar como era seu trabalho na empresa, mas acabou revelando como deve ser a carroceria final do SUV da Maserati, chamado Levante, que deverá estrear no Salão de Detroit do ano que vem. A imagem é do site Autoblog.nl.

A empresa, que faz as miniaturas oficiais da marca italiana, deixou a carroceria em escala do Levante em uma mesinha de canto, ainda sem pintura e acabamentos. Um “body-in-white” da miniatura. E ele mostra que o SUV terá estilo cupê, com traseira bem caída, como a dos BMW X4 e X6, e para-lamas traseiros musculosos. Bem parecida com a do conceito, diga-se de passagem.

A plataforma, que deve ser a mesma usada pelo Ghibli, ou a do Quattroporte levemente encurtada, deve receber os mesmos motores do sedã, um V6 3.0 de 330 cv ou 410 cv.

 

Suzuki Grand Vitara de nova geração já é testado no Brasil

flagra_nova_geracao_suzuki_grand_vitara_4

Se você estiver pensando em comprar o Suzuki Grand Vitara, lembre-se de pedir um belo de um desconto ou segure um pouco a intenção. Isso porque a nova geração do utilitário já está sendo testada no Brasil, como o pessoal do site Autos Segredos já conseguiu revelar.

As fotos, dos leitores Marcel Bandeca e João Custódio, de Fernandópolis, em São Paulo, mostram o modelo mostrado no último Salão de Paris, em outubro de 2014, quase sem camuflagem. Segundo informações do site, as duas gerações devem conviver até o final do estoque da geração atual, que deve ser grande e, por isso, não deve acabar antes do lançamento da nova geração.

Se você gosta do motor 2.0, sua escolha é o modelo antigo. O novo terá o mesmo 1.6 a gasolina do S-Cross, de 120 cv, e possivelmente também a opção de um motor 1.6 diesel, com os mesmos 120 cv, mas com 32,6 mkgf de torque.

Matérias relacionadas

Um Troller T4 de competição com pintura Martini Racing e 300 cv à venda

Dalmo Hernandes

Nove animes de carro que você precisa assistir (que não são Initial D)

Dalmo Hernandes

FCA inaugura centro de crash tests em Betim, BMW M2 CS em desenvolvimento, M850i no Brasil, novo GLC43 AMG e mais!