FlatOut!
Image default
Notícias

Prefeitura de SP estuda expandir a área de restrição do rodízio

O rodízio de veículos em São Paulo surgiu há 16 anos como uma medida temporária para reduzir os índices de poluição no centro da cidade. Mas mesmo após as novas normas de emissões de poluentes estabelecidas em 1998, ele acabou tornando-se permanente por supostamente ajudar a reduzir os congestionamentos na cidade. Agora, com congestionamentos a praticamente qualquer hora do dia, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo apresentou um estudo que aponta a necessidade de ampliação do rodízio para além dos 150 km2 do chamado "centro expandido". Com a medida, a Prefeitura espera reduzir em até 20% os índices de lentidão na cidade de São Paulo nos horários de pico — das 7h às 10h e das 17h às 20. Para isso, planeja incluir mais 400 ruas e grandes avenidas de fora do centro expandido, dentre as quais alguns dos principais corredores de acesso à capital, como as avenidas Francisco Morato, Jacu Pêssego, Escola Politécnica e Salim Farah Maluf. Proposta de sinalização