A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Problema espacial: NASA premia quem ajudar a melhorar o trânsito de São Paulo

Se você acompanha nosso trabalho, sabe que os problemas com o trânsito nas metrópoles brasileiras é pauta constante. Mas, ainda que conhecer o problema seja o primeiro passo para resolvê-lo, é preciso buscar soluções e realmente fazer alguma coisa. Juntas, a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), e a Singularity University (SU), criaram um programa de incentivo a quem tiver uma boa ideia para melhorar o trânsito de um dos lugares mais caóticos do País: a cidade de São Paulo. O prêmio? Um curso na NASA!

A iniciativa se chama Calltoinovation, e a proposta é simples: você precisa apresentar uma ideia revolucionária para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo usando a tecnologia. O prêmio é uma bolsa integral no valor de US$ 30 mil (R$ 70 mil) para um curso interdisciplinar com duração de 10 semanas (junho a agosto de 2014), realizado nas instalações da NASA Ames, no Vale do Silício, Califórnia.

O curso faz parte do Graduate Studies Program da Singularity University e vem acompanhado de moradia e alimentação na NASA Ames durante o período, além de passagens de ida e volta para a cidade onde o vencedor morar. Para completar, a FIAP vai oferecer bolsa integral para um de seus programas de MBA para quem vencer o concurso. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino superior, e dominar o inglês — será feita uma entrevista via Skype com a bancada organizadora para testar a fluência do vencedor no idioma.

Depois de realizar a inscrição no site, o candidato deverá responder à seguinte pergunta, usando até 700 palavras:

São Paulo não para de crescer, seja economicamente ou em número de habitantes. Mas para essa engrenagem funcionar, a população – mais de 11 milhões de pessoas – precisa enfrentar o trânsito caótico e o transporte público superlotado. Estes são dois dos maiores desafios que a cidade enfrenta nos últimos anos. Pensando nisso, qual é a sua proposta para melhorar a mobilidade urbana de São Paulo, usando a tecnologia?

“Mas por que São Paulo? Outras metrópoles também sofrem do mesmo problema!”, você pergunta. Sim, é verdade. O site do concurso não esclarece esta dúvida mas, naturalmente, uma ideia que se aplica à metrópole paulista também pode se aplicar a outras regiões que sofram com o trânsito.

ames

Vista aérea do Centro de Pesquisa Ames, da NASA

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 16 de março por meio do preenchimento deste formulário. As propostas recebidas serão avaliadas por uma equipe de especialistas e serão selecionados cinco finalistas, cujos nomes serão revelados no dia 28 de março. Estes serão avaliados novamente no dia 3 de abril, e no dia seguinte será divulgado o nome do vencedor. Para mais informações, consulte o regulamento completo.

Para quem gosta de carros, esta é uma oportunidade de tentar melhorar o convívio de São Paulo (e do País todo) com eles. E se a sua ideia for a solução que todos estávamos procurando?

Matérias relacionadas

Um motor de Porsche 911 era tudo o que faltava para o Karmann Ghia

Dalmo Hernandes

Lamborghini Countach: dez coisas que fazem dele um dos supercarros mais fodásticos de todos os tempos

Dalmo Hernandes

Este cara modernizou virtualmente os Lamborghini das antigas e… até que ficou bacana!

Dalmo Hernandes