ola amigos do flatout bem vindos de volta ao project car #06 a historia da preparaçao de epoca de uma bmw 2002 fabricada em 1968 no primeiro post falei sobre a origem do neue klasse a feliz conspiraçao gearhead por tras do desenvolvimento do 2002 e sua curiosa associaçao com um grupo terrorista que se financiava fazendo filmes pornograficos estrelados pelas integrantes do proprio grupo interessou veja a galeria de fotos no final no primeiro post tambem detalhei as modificaçoes previstas nesta primeira fase explicando que minha competencia ou a falta dela e a vontade de rodar muito com o carro exigiam um projeto simples rapido e acima de tudo equilibrado que fosse uma boa combinaçao entre originalidade e preparaçao de epoca tudo muito bonito no papel mas ja se passaram dois meses sem sequer uma voltinha no quarteirao e por isso esse segundo post e curto reflexo das dificuldades com peças importadas e cuidados especiais com um carro de quase cinquenta anos inicialmente as coisas avançavam bem as peças de preparaçao estavam a caminho e como ultima etapa antes da preparaçao troquei filtro de ar oleo e velas limpei o carburador com carb80 e fiz uma regulagem que apos alguns testes e ajustes finos pareceu boa em termos de performance minha participaçao efetiva colocando a mao na massa nao vai muito alem disso mas tenho boa experiencia com regulagem de carburadores e apostei com o herrera da herrera motors oficina que esta fazendo a preparaçao que o carro estaria com aproximadamente 75 cavalos nas rodas [youtube id= fablivzpw5m width= 620 height= 350 ] sim eu sei que ja teve gente que mediu 116 cv em veloster ou 105 cv em logan 1 6 mas estes numeros foram obtidos com equipamento diferente com outra calibragem e foram corrigidos usando formulas teoricas para comparaçao com a potencia declarada pelos fabricantes no motor nao sao a mesma coisa e tao pouco comparaveis com os 75 cv nas rodas traseiras da frida que a bem da verdade parecem mais dos que os 105cv do duster que aluguei ha alguns dias para ter uma base de comparaçao pegamos o resultado do evo x original medido no mesmo equipamento com 227 cv nas quatro rodas e considerando os 46 anos da frida diferenças do combustivel atual e as perdas na transmissao os 25 cv a menos nas rodas que a potencia declarada no motor 100 cv estao dentro do normal enfim sao 75 cv nao e nada nao e nada nao e nada mesmo por isso começamos a trabalhar na preparaçao imediatamente com motor e transmissao retirados e desmontados percebemos que o flywheel de aluminio parte importante do projeto nao poderia ser usado acontece que a bmw nao tinha tanto rigor com padroes ha 40 e tantos anos e muitas peças e configuraçoes eram alterados sem registros de data ou numero de serie a maioria das 2002 e ate a m3 usam exatamente o mesmo flywheel que comprei mas a frida e diferente para piorar o comando sport opcional da bmw tambem nao cabe no motor original exigindo modificaçoes que nao me agradavam $$$ pois e preparaçao de carros antigos e um monte de surpresas ruins o comando schrick de 292 graus da alpina foi encomendado e ja entregue assim como um segundo flywheel de aluminio que a proposito tambem nao serviu em um rarissimo momento desprovido de teimosia decidi simplesmente aliviar o flywheel original o que nao vai chegar nem perto do alivio de peso que o de aluminio alcançaria ajudando a compensar as perdas em giros mais baixos com o comando por outro lado estou considerando abrir uma loja de flywheels de aluminio para bmw antigas ja devo ter o maior estoque destas peças no pais todos os modelos da 2002 inclusive a turbo recebiam a transmissao getrag de 4 marchas mas havia uma caixa sport de 5 marchas opcional as getrag 235/5 do tipo dogleg com relaçoes curtas podiam ser encomendadas em tres versoes street rally e racing cada uma com relaçao apropriada para o respectivo uso por isso e tambem porque uma 5ª marcha ainda era considerada uma extravagancia nos anos 60/70 a maioria das caixas sport foi parar em carros de competiçao algumas alpina e schnitzer estima se que foram produzidas menos de 3000 caixas sport mas a bmw nao tem registros precisos e essas caixas nao tem marcaçoes externas que as identifiquem nem o esquema de engates esta impresso na manopla por ser do tipo dogleg com a primeira para tras ter relaçoes muito curtas e nenhuma dica visual alguem poderia perfeitamente e por perfeitamente quero dizer pateticamente engatar a 2ª marcha pensando ser 1ª a 3ª como 2ª e assim por diante quando retiramos a transmissao notei que nao era exatamente igual as outras que ja havia visto ao contrario de certas partes vende se coleçao de flywheel para bmw a caixa de 4 marchas nao foi alterada ao longo da produçao do 2002 mas os proprietarios anteriores da frida nao informaram nada sobre uma caixa diferente por desencargo resolvi testar com ela ja desmontada usando uma chave de fenda re 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 5ª sim eu estava perfeitamente saindo em 2ª todo o tempo quem foi que disse que preparaçao de carros antigos e so um monte de surpresas ruins com o motor aberto confirmamos que nao havia grandes problemas outra boa noticia ja que o orçamento para o projeto nao inclui retifica alem do comando schrick e um trabalho muito especifico no cabeçote que por sorte ja e uma versao 121ti apenas serao instaladas travas no lugar das molas nos rocker arms para aguentar rotaçoes um pouco acima de 7000rpm o coletor original sera substituido por um dimensionado nos moldes dos originais da tii e a saida de escape nao sera mais central voltando a lateral direita como no original e na maioria das alpina a grande questao agora e a alimentaçao sou um grande fa de carburadores principalmente porque sei consertar e regular a maioria deles algo que nem sonho em fazer com uma injeçao mecanica ou eletronica mas uma injeçao mecanica kugelfisher original e ate mesmo uma eletronica mais moderna de preferencia caracterizada dariam alguns cavalos a mais e o custo na ponta do lapis e favoravel a terceira opçao essa decisao nao esta tomada ainda portanto sugestoes sao muito bem vindas uma injeçao inspirada na versao a4 alpina que rendia 160 cv nao e ma ideia enquanto isso o spoiler dianteiro alpina recebia tratamento emborrachado antes da pintura para aguentar um pouco melhor eventuais lombadas e entradas de garagem ate porque os amortecedores estao sendo refeitos e recalibrados com mais carga e a tendencia e que o carro fique mais baixo os freios foram revisados e as pinças originais serao mantidas mas as mangueiras serao substituidas por outras do tipo aeroquip e as pastilhas serao refeitas com uma camada isolante e material ceramico as rodas ja receberam a pintura em grafite na parte central que alem de ser o esquema original da versao turbo e tambem uma pequena homenagem ao meu pai que nos anos 70/80 pintava as rodas dos seus carros com esse mesmo tom de grafite ele era um entusiasta igualmente empolgado com esportivos alemaes e muscle cars americanos embora nao tenha tido a chance de ter nem um nem outro e curioso como este carro esta se tornando um tributo meio inconsciente ao meu pai ele morreu muito cedo e ironicamente o ultimo carro em que ele andou foi uma peruinha japonesa que ele achava estranha exagerada e com cara de sapo pelo menos ela anda ele admitia completando em seguida com a frase que mais ouvi dele toda vida entao pau na maquina tenho certeza que ele ia preferir acelerar a frida e por isso nao vejo a hora de voltar a fazer isso por hoje e tudo nao deixem de registrar ideias e sugestoes nos comentarios ate o proximo post e pau na maquina [gallery columns= 6 link= file ids= 26629 26625 26628 26654 26653 26647 ] por marcelo r project cars #06
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