A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #09

Project Cars #09: câmbio no lugar e as rodas novas do BMW 850i M73

Fala, galera! Desde o último post concluímos alguns pontos que estavam em andamento, relacionamos o que ainda precisaríamos para finalizar minha menina, e mais importante de tudo, felizmente saímos da fase teórica para a prática. Vamos nessa?

Até o mês passado, muita coisa ainda estava por ser definida, e estávamos muito no papel e pouco no carro. Agora a figura mudou. Flange e câmbio foram completamente adaptados e encaixados com sucesso. Apesar de uns desencaixes iniciais, no final deu tudo certo. Descobrimos a necessidade de novas bobinas, que para minha surpresa, são apenas duas.

image 2 image

Imaginava que o M73 já teria bobinas individuais, assim como o motor M52 das E36. Mas não é assim. Ele tem apenas duas — uma para cada bancada de 6 cilindros (pensando em manutenção: que marravilha!). Essas bobinas são comuns a boa parte dos BMW dos anos 1990, mas no M73 elas possuem uma capa protetora (acredito que por ficarem expostas no começo do cofre do motor), então consegui encontrar numa sucata dos EUA as bobinas específicas para ela. Aproveitei a ida da minha sogra aos EUA e já pedi a ajuda da senhora.

ddb65ae4975f7cdec571baf99455063a

 

 731927592dec08f95ae0085fbb35bf96

Ainda neste mês (espero) o motor retorna ao cofre para nunca mais sair. Dali pra frente ainda teremos alguma coisa da parte elétrica, finalizar o escape (cano reto), entre outros parâmetros, mas, que dia após dia estão dimiuindo.

Atesemmotoremfrentedaaudi

Tirando a parte funcional ainda faltam alguns outros detalhes que serão feitos em Curitiba: martelinho nos para-lamas e no capô, um belo polimento ou até pintura completa, limpeza geral interna e hidratação de couro, restauro das lanternas traseiras (o antigo dono pintou a parte laranja de vermelho, o que deixou as lanternas meio opacas, e a substiuição das rodas mais uma vez.

foto_1_5

Encontrei (novamente graças ao mesmo grupo de whatsapp que me ajudou com o câmbio) um raro jogo de “Throwing Stars” de 17 polegadas com offset maior nas traseiras, rodas que originalmente equipavam algumas 850CSi, e um dos conjuntos mais bonitos para as E31, na minha opinião. Quando vi não resisti e abracei. Elas chegaram nesta semana e já vão direto para a pintura para estarem prontas quando a grandona chegar.

850cs_exterior-1

As rodas de 18 polegadas que estavam nela vou passar para a Banheira, a nova irmã mais nova da grandona, que chegou à família recentemente. Enquanto isso eu e as “meninas” continuamos aguardando ansiosamente a chegada da Grandona, e cada dia que passa a vontade que ela chegue pronta e funcionando fica ainda maior.

Por Marco Centa, Project Cars #09

0pcdisclaimer2

Matérias relacionadas

Project Cars #109 – um trato na lataria do Honda CRX de Leandro Garcia

Leonardo Contesini

Project Cars #172: a longa história da funilaria do meu Corcel 1975

Leonardo Contesini

Ford Maverick Super V8: relembre a historia do Project Cars #229

Leonardo Contesini