e ai pessoal do flatout meu nome e andre abi chedid sou aluno do quinto ano de engenharia mecanica da unicamp e estou aqui para falar da equipe fsae unicamp em nosso primeiro post vou comentar um pouco sobre a competiçao para quem ainda nao a conhece a nossa historia e o nosso projeto a competiçao o formula sae ou formula student como e conhecido na europa e uma competiçao estudantil cujo objetivo e basicamente construir um monoposto de corrida que atenda a um regulamento internacional atualmente ha cerca de 585 equipes 508 com motores a combustao e 77 eletricos que podem participar de diversos eventos no mundo inteiro a etapa brasileira e feita no fim do ano no ecpa em piracicaba na qual o primeiro e o segundo colocado na categoria combustao ganham respectivamente uma inscriçao nas competiçoes de michigan e lincoln nos eua e o primeiro lugar na categoria eletrico para lincoln ano passado reuniram se 37 carros ao todo competiçao alema realizada em hockenheim a competiçao que dura de tres a quatro dias e separada em provas estaticas e dinamicas as provas estaticas avaliam a concepçao do veiculo sob o ponto de vista de engenharia e tambem de mercado as equipes precisam justificar o projeto de cada componente para juizes que sao do ramo automobilistico alem disso e feito um levantamento de custos e manufatura e tambem uma apresentaçao de negocios visando a uma produçao em massa do prototipo cada carro e submetido a uma rigorosa inspeçao tecnica para verificar se o regulamento foi seguido antes de ele poder ir para a pista para participar das provas dinamicas que se dividem em skid pad aceleraçao autocross e enduro as pontuaçoes sao feitas todas no relogio havendo penalizaçoes no tempo quando necessario skid pad trajeto em forma de 8 para testar o desempenho e estabilidade em curva; aceleraçao uma simples reta de 75 m feita com o pe cravado no acelerador e as costas no banco; [youtube id= m1i3go833rk width= 620 height= 350 ] autocross trajeto de 1 km com uma pista de largura de tres metros que define o carro mais rapido; [youtube id= xq17puuskdm width= 620 height= 350 ] equipe alema com motor desenvolvido em parceria com a amg injeçao direta turbo e comando variavel produzem torque de sobra nas curvas enduro uma prova de 22 km de distancia para testar a resistencia e economia de combustivel de cada carro falhas nao sao toleradas a historia nossa equipe nasceu em 2006 dois anos apos a primeira competiçao no brasil com o intuito de fazer um carro simples e confiavel ao decorrer dos anos a experiencia foi sendo adquirida e consequentemente os resultados melhoraram em 2011 conquistamos o segundo lugar geral o que nos deu o direito de competir em 2012 em lincoln ne tive o prazer de ir a esta competiçao que com certeza foi inesquecivel alem da colocaçao satisfatoria de 17º dentre 81 equipes fomos os mais rapidos na aceleraçao justamente na terra dos drags sendo a primeira equipe brasileira a conquistar uma prova internacional equipe reunida na competiçao americana apesar do extremo orgulho com o qual saimos de la as coisas nao deram muito certo depois infelizmente nao tinhamos um orçamento suficiente para termos todos os componentes para construir um novo carro sem desmontar o antigo por causa de interminaveis problemas burocraticos no processo de importaçao o carro chegou ao brasil uma semana antes da competiçao no final de novembro e foi liberado pela alfandega apenas em janeiro totalizando mais de 5 meses de atraso isso foi extremamente frustrante para a equipe pois conseguimos participar apenas das provas estaticas naquele ano apesar de nao obter uma boa colocaçao final vencemos a prova de apresentaçao a unica que nao dependia da presença do carro apos uma longa viagem finalmente em casa nossa antiga oficina os resultados de 2013 mostram que superamos esse fato aprimoramos nosso projeto de 2012 e construimos um carro que nos garantiu novamente a segunda colocaçao no brasil no momento nos preparamos para ir a competiçao de lincoln que acontece a partir do dia 18 de junho certamente estamos mais experientes para contornar os problemas que surgirem e para brigar depois por um titulo no brasil os nossos 42 membros estao tambem trabalhando no projeto deste ano que esta quase finalizado e em breve entrara na fase de construçao o projeto vamos finalmente ao que interessa o nosso brinquedo f2013 exposto no congresso sae motor por regulamento podemos ter um motor de ate 610 cm³ sem qualquer limitaçao ao numero de cilindros uso de turbos etc entretanto uma restriçao de 20 mm de diametro no começo da admissao nos obriga a projetar todo um novo sistema e a fazer uma nova calibraçao realizada em dinamometros de bancada e de chassis e tambem em pista o carro usa um motor de yamaha r6 2010 e uma ecu totalmente personalizavel que nos fornecem 97 cv de diversao o coletor de admissao foi otimizado atraves de analises cfd e impresso em material polimerico o que permitiu uma enorme liberdade na sua geometria as trocas de marcha sao feitas por um atuador eletromecanico integrado a ecu e o radiador foi redimensionado por causa da diminuiçao da potencia original [youtube id= wbqlt92566i width= 620 height= 350 ] suspensao e freios com pneus slicks de 13 polegadas e amortecedores com regulagem de baixa e alta frequencia feitos especialmente para essa competiçao a suspensao e acertada nos detalhes baseada em uma analise cinematica e dinamica uma geometria de braços duplo a e sistema de pull rods permitem um ajuste para cada prova os freios com discos cortados a laser sao dimensionados para travar os quatro pneus ao mesmo tempo como e exigido no regulamento chassi nosso chassi e tubular feito de aço de alta resistencia microligado hsla e otimizado em fem o que nos garante uma excelente rigidez torsional com um baixo peso ha muitas equipes que utilizam um monocoque de carbono ou ate mesmo de honeycomb de aluminio mas esse tipo de manufatura e consideravelmente inviavel no brasil a nossa carenagem e laminada em fibra de carbono apos uma analise cfd para diminuiçao do arrasto do carro eletrica alem da programaçao de ecu e vcu nossa divisao de eletrica e responsavel por um sistema de telemetria e aquisiçao de dados nao so para um feedback para o piloto mas tambem para validaçoes do nosso projeto patrocinios obviamente um carro que pesa 215 kg e acelera de 0 a 100km/h em menos de 3 7 segundos tem um orçamento expressivo e e por isso que dependemos muito dos recursos dos nossos patrocinadores sem os quais nada disso sairia do papel os apoios vao desde doaçoes financeiras a ate fornecimento de materiais e de serviços como usinagem de componentes estamos em contato direto com empresas de grande porte como cbmm cortag etas schaeffler e mahle historia pessoal estou na equipe desde 2011 tendo ja sido diretor da divisao de motor e powertrain apos uma reestruturaçao das divisoes atualmente estou fazendo intercambio na alemanha e por ter uma imensa paixao por essa competiçao nao poderia deixar de participar aqui na europa ambiente da maioria das equipes de ponta alem das competiçoes no brasil em 2011 e 2012 e dos eua em 2012 fui a da alemanha e a da italia ano passado como integrante da equipe da universidade tecnica de berlim da qual faço parte desde agosto neste ano alem dos eua com a unicamp ainda irei as competiçoes da alemanha e da austria e estarei de volta para a do brasil em outubro e um gigantesco prazer poder fazer parte de tudo isso e ver a que nivel algumas equipes chegam por aqui com certeza terei muito a levar de volta ao brasil onde ainda pretendo passar muitas madrugadas trabalhando em breve farei um post sobre os nossos resultados na competiçao de lincoln caso queiram conferir mais de perto curtam nossa pagina no facebook grande abraço por andre abi chedid project cars #101
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