ola pessoal tudo bem meu nome e ana flavia faço bacharelado em design na utfpr e por hora sou a porta voz da equipe imperador utfpr neste post irei falar um pouquinho de design continuando o trabalho que a equipe vem desenvolvendo que e relatar como esta sendo projetar nosso novissimo j8 se voce nao lembra ou ainda nao conhece nosso projeto confira os primeiros posts com a nossa historia e o projeto da transmissao bom gente talvez falar de modo mais aprofundado sobre um projeto de design ligado a uma equipe universitaria de baja seja novidade entao vamos fazer uma pequena apresentaçao e assim poderemos falar do nosso querido prototipo j8 a nossa equipe agregou efetivamente o design em 2011 e com a nossa entrada ficamos responsaveis por algumas tarefas que antes estavam sob os cuidados de integrantes de outros cursos que agora tentamos explorar a cada dia nos designers da equipe imperador utfpr ja fomos muitos pouquissimos e trabalhamos atualmente em tres integrantes apenas a principal dificuldade de fazer parte desse subprojeto alem da falta de experiencia e a falta de referencias vinculadas a outros projetos como o nosso e a falta de literatura especifica o que fazemos e aplicar nossos conhecimentos adquiridos na universidade com os cursos de design bacharelado e design grafico na maioria das vezes reunimos material e fazemos estudos a parte nas areas de ergonomia tanto cognitiva quanto na area antropometrica alem de trabalhar na questao da interaçao produto usuario o design emocional onde basicamente entra a parte de estetica materiais acabamento funcionalidade e usabilidade agora que a nossa apresentaçao foi devidamente feita vamos ao que importa o projeto de design do jaguara 8 o j8 prova de conforto no baja nacional 2015 se voce tivesse que fazer um projeto de design de um baja imaginando que voce precisa comercializar esse produto qual a impressao que gostaria de passar ao consumidor nos em um brainstorm pontuamos principalmente a força e a robustez de um carro off road mas so isso nao basta para um bom conceito em design tinhamos a vontade de ligar o baja a um carro ja conhecido e entao pontuamos alguns como o mustang 2015 cadillac 65 fusca jaguar xe 2015 pelo fato dos nossos prototipos se chamarem jaguara e mais algumas referencias mais desprendidas como o jaguar animal e o besouro relacionando com o conceito original do fusca depois de pesquisar bastante decidimos usar o fusca e o besouro como principais referencias por varios motivos e sao eles popularidade imaginamos que a maioria das pessoas sabem o que e um fusca seja pela sua historia por causa do herbie ou porque algum conhecido ja teve ou tem um estetica as linhas do fusca sao bastante peculiares e facil relacionar suas curvas com produtos derivados dele e nos tambem pensavamos em formas organicas com uma composiçao mais suave e autentica mesmo sendo mais dificil de fabricar manualmente historia em 2014 o fusca comemorou 55 anos de brasil achamos interessante a data comemorativa alem de que a historia do baja tem tudo a ver com o carro escolhido o que nos chamou mais atençao e que o conceito baja inicialmente designava um tipo de modificaçao feita sobre os chassis do fusca de forma a adapta lo para circuitos off road e terrenos acidentados a referencia da referencia o besouro ao nosso ver tambem representa robustez e força e ainda e o conceito do nosso conceito o fusca alem da relaçao com a nossa referencia principal existem varias especies de besouros para pesquisarmos principalmente cores quer melhor referencia para buscar paletas de cores do que a natureza no final esta tudo interligado [gallery link= file ids= 47257 47258 47259 ] ok achamos o conceito mas e agora o que fazer com ele como vamos transformar tudo isso em um produto que lembre claramente as nossas referencias algo funcional que se adeque ao nosso objetivo inicial de remeter força seja possivel de fabricar manualmente por tres pessoas com as limitaçoes em relaçao a investimentos e alem disso seja atrativo para a maioria dos consumidores como e ai vem mais um brainstorm o de geraçao de alternativas a geraçao de alternativas começou com a equipe de designers desenhando qualquer coisa e depois de selecionadas as melhores ideias elas foram refinadas pensando sempre em tudo o que tinhamos que realmente fabricar um volante um painel um banco banners para apresentaçao de projeto e a carenagem vale ressaltar que a estetica vem em segundo plano ao contrario do que a maioria das pessoas pensa quando se fala em design pois de que adianta ser bonito se nao funciona e depois de acharmos funcionalidade de que adiantaria funcionar se nao vender por culpa da estetica sao duas coisas que andam lado a lado mas estetica e pensada depois todos os desenhos foram julgados e passaram por peneiras ate que as melhores ideias foram se juntando e entao finalmente sairam as ideias finais ufa os banners seguem a mesma regra ergonomica do painel letras sem serifa de facil leitura e uma combinaçao de cores que ajude na interpretaçao da mensagem alem do layout puxar um pouco da estetica do carro para sua composiçao identidade visual dos banners de apresentaçao de projeto para o volante o principal objetivo funcional seria a maior aderencia das maos do piloto na superficie do volante alem da ergonomia em relaçao ao angulo da pega para o piloto e da visibilidade do painel no painel foram colocados todos os componentes requisitados pelo subprojeto de eletrica de acordo com layout que remete bastante ao fusca classico alem de seguir algumas regras ergonomicas para tipografia e cores em um geral no banco a ergonomia e bastante acentuada em relaçao aos angulos de conforto do piloto pois nao deve ser facil ficar 4 horas duraçao do enduro de resistencia pulando e passando por buracos nao e alem dos angulos a ideia e que o banco seja facilmente ajustavel para melhor adaptabilidade do usuario independente do tipo fisico do mesmo alem de possuir revestimento impermeavel e de facil higienizaçao espumas do assento sendo recortadas e encaixadas a carenagem alem de resistente alia as curvas do fusca classico com a robustez e força do fusca baja criando harmonia entre estetica e funcionalidade do prototipo como um todo rendering manual final j8 agora ja sabemos o que queremos fazer no nosso mundo ideal onde temos usinagem cnc liberada e todas as curvas vao sair perfeitas e tudo correra como o planejado… ate vir a modelagem 3d e as restriçoes de ergonomia para começarmos a colocar o pe no chao foi realizado um estudo de cockpit ideal para carros de corrida no geral com os angulos otimos para homens e mulheres de percentil 92 significando que 92% da populaçao seria capaz de se acomodar no j8 claro que isso e muito grande para o baja mas tinhamos que partir de algum ponto o que fizemos foi um estudo para que o nosso piloto ficasse o mais confortavel possivel dentro do carro e a adaptaçao dos angulos fosse possivel a uma pessoa de percentil maior as limitaçoes de projeto geralmente começam quando estamos lidando diretamente com variaveis que possam mexer de alguma forma a dinamica do carro como por exemplo o entreeixos e o angulo do volante medidas essas que influenciam diretamente a suspensao e direçao do carro entre eixos do j8 e cruzeta auxiliando no angulo do volante nessa fase de projeto nos começamos a perceber nossas limitaçoes nao temos experiencia suficiente para reproduzir algumas coisas que estao no papel para o meio digital atraves do software cad 3d solidworks com perfeiçao vivenciando essas dificuldades o que podemos fazer e simplificar o projeto de modo que o conceito nao se perca mas tambem nao seja impossivel de fabricar em varios projetos de carros de produçao acontece essa adaptaçao que geralmente tem relaçao com custos o proprio flatout postou a algum tempo artigos tratando do assunto para quem quiser ver as materias estao aqui e aqui um exemplo dessa limitaçao e o nosso detalhe lateral era para ser mais parecido com a entradinha de ar do fusca mais organico mas na hora de modelar nao estava dando muito certo e acabou saindo mais quadradao mas ainda assim ficou legal nao relaçao produto e inspiraçao depois de modelado e que o trabalho mais bruto começa quando toda a brincadeira de que o subprojeto de design so lixa as coisas começa a fazer sentido a fabricaçao nessa fase de construçao de peças em fibra de carbono painel banco carenagens tivemos varias evoluçoes em relaçao aos processos anteriores tanto em economia de material para a fabricaçao do pre molde quanto em esforço fisico foi a primeira vez que usinamos nossos pre moldes em isopor antes eles eram esculpidos a mao o que nos rendeu a possibilidade de fazer algo cheio de curvas com qualidade e em pouco tempo mas nao pensem que foi facil nao temos dinheiro para gastar estrondosamente entao e necessario acertar tudo de primeira levando em consideraçao que a industria ja tem seus metodos de fabricaçao de moldes e que eles nao seriam aplicaveis na construçao do j8 tivemos que reduzir os custos do nosso metodo conseguimos fazer isso tanto na compra do isopor para usinagem o que leva em conta a quantidade desse material e o desperdicio reduzido quanto na compra do material isolante os modelos em isopor precisam ser isolados senao durante a laminaçao dos moldes a resina reage com o isopor e as curvas acabam perdidas pela corrosao do material perfis usinados do teto do j8 e isolamento do pre molde quando terminado o pre molde lembrando que ele tem que ser realmente perfeito qualquer marca sera passada para a peça no final do processo e hora de fabricar o molde os nossos sao em fibra de vidro relativamente barato para maior durabilidade mas nao eternidade afinal de contas queremos sempre renovar nossos projetos impregnaçao manual da resina e molde recem desmoldado as peças finais laminadas em combinaçoes variadas de fibra aramida kevlar® vidro e carbono saem do molde sao preparadas lixadas e vao direto para o acabamento que consiste em corte pintura e adesivagem dando o resultado final tao esperado ao nosso j8 impregnaçao de resina a vacuo e peça recem desmoldada depois disso tudo foi so montar e detonar enduro nacional 2015 com participaçao de uma equipe americana rochester institute of technology foi muito bom depois de tanto trabalho ver o j8 correndo por ai carregando o esforço de cada integrante e ver o resultado final no nacional 2015 da sae brasil mas o trabalho nao para ai agora nosso objetivo principal e ver tudo o que deu de errado ou pode ser melhorado e trabalhar so para ilustrar a diferença do j5 e do j8 j5 a esquerda j8 a direita nosso post acaba por aqui pessoal gostariamos de explicar ainda mais sobre a fabricaçao afinal quem faz parte de um projeto desse e porque no minimo gosta do que faz e nos amamos o que fazemos mas esse e assunto para outro post esperamos que tenham gostado e se tiverem sugestoes criticas construtivas podem falar que elas sao sempre bem vindas fiquem de olho que ainda tem mais por vir por do sol nos agraciando no esporte clube piracicabano de automobilismo por ana flavia project cars #102
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