ola pessoal do flatout quanto tempo nos ultimos meses estive no brasil e minha estada acabou se estendendo um pouco mais do que previa o que significa que o projeto nao teve uma evoluçao durante esse periodo como nao podia mexer com o carro aproveitei o tempo para fazer uma wishlist e um replanejamento de tudo ja que algumas questoes — como casamento por exemplo — acabaram surgindo mas calma nao vou desistir do projeto vender o carro e comprar uma minivan in fact a unica diferença e que talvez daqui alguns posts eu passe a assinar como kenji watanabe voltando ao projeto nos posts anteriores contei o inicio da historia com o today e os primeiros upgrades que foram dando forma ao projeto agora vou falar um pouco dos proximos upgrades que tenho em mente e tambem sobre como e ter um kei car no dia a dia como e sabido os pneus sao uma parte importantissima para quem deseja dirigir rapido e ate entao nao havia investido de verdade em pneus de alta performance por puro capricho de nao querer me desfazer das watanabes — as rodas atuais aro 13 tala 4 5 nao sao realmente as mais adequadas pra calçar pneus de alta performance sendo assim o proximo passo e conseguir um jogo de rodas 14x6j e pneus 185/55/r14; pode nao parecer muita coisa mas lembrem se de que estamos falando de um kei cujas caixas de roda nao sao exatamente grandes e fundas o suficiente pra acomodar um pneu de 215mm sem sair pra fora da carroceria ou pegar dentro dos paralamas sem falar que o carro nao tem potencia pra um pneu largo demais um bom motivo pra aprender japones leiloes do yahoo bem rodas esportivas de 14 polegadas sao mais populares do que as 13 logo nao faltam opçoes de peças usadas nos leiloes do yahoo ou em lojas como a up garage o que facilita as coisas como nao estou preocupado com estetica irei me focar nas melhores opçoes de custo beneficio — ou seja so quero algo pra calçar os pneus pra fechar o conjunto estou cogitando os bridgestone potenza re 01 mas ainda posso mudar de ideia se encontrar uma opçao mais intere$$ante se e que me entendem com o conjunto novo de rodas e pneus posso entao me focar em outros detalhes como freios interior reforços estruturais e e claro potencia mas ao inves de falar disso agora achei que seria interessante comentar sobre uma ideia antiga do projeto que acabou voltando a tona depois de passar um tempo no brasil dirigindo apenas carros com cambio manual por mais que eu goste do carro e o cambio automatico seja pratico em algumas ocasioes nao da pra comparar com o que a liberdade de poder escolher as proprias marchas especialmente num projeto que visa a diversao ao volante dessa forma nada mais justo do que planejar um swap; nao de cambio mas de carroceria mas hein swap de carroceria como assim explico no primeiro post comentei sobre a existencia de versoes com cambio manual e carroceria 2 portas alem da versao esportiva rs como podem ver a carroceria do meu today e 4 portas e particularmente prefiro a carroceria 2 portas sendo assim ao inves de tentar fazer um swap de cambio por que nao fazer o inverso e aproveitar o que foi feito no meu em um modelo duas portas e manual eu sei que nao poderia simplesmente comprar outro carro do nada e passar as modificaçoes do atual para ele alguns pontos precisam ser levados em consideraçao em especial o estado geral do carro que vai servir de base para o transplante — lembrem se que e um carro de quase 20 anos felizmente nao e uma missao dificil encontrar um ja4 manual e com a quilometragem mais baixa que o meu alguns com preços bem interessantes por sinal claro que fazendo isso nao sei se poderia dizer que e o mesmo projeto — ainda que seja essencialmente o mesmo carro apenas com um pedal a mais e duas portas a menos eu poderia simplesmente optar pelo bom e velho swap de cambio que por si so ja daria uma boa diferença entao ainda e algo a se pensar com duas ou quatro portas o carrinho tem potencial pra se tornar uma fonte de diversao sobre rodas basta querer [youtube id= gwxcnfho7mw width= 620 height= 350 ] um today mostrando seu potencial na pista videos como esse servem como inspiraçao do meu projeto obviamente ate chegar la ainda vou ter uma longa fase de aprendizado e investimento mas acho que estou no caminho certo a certeza e que o carro ja demonstrou que pode ser divertido no dia a dia e eventualmente tambem ser usado pra tacar lhe pau em circuitos — afinal nao da pra ser um hashiriya o tempo todo ne [youtube id= 1c5rcsmgdxk width= 620 height= 350 ] sabe quando a gente coloca um jogo de corrida no easy e passa todo mundo na reta e mais ou menos isso que esse today turbo faz e por falar em dia a dia antes de encerrar este texto vou falar um pouco sobre a convivencia com o carrinho quem ja dirigiu ou entrou em um kei sabe que em geral eles sao altos — uma forma de aproveitar o espaço considerando as limitaçoes impostas — passando a sensaçao de dirigir sentado numa cadeira como em alguns suvs mas por ser um kei dos anos 1990 today e relativamente baixo — apenas 1 35m de altura — e consequentemente a posiçao de dirigir tambem e esta e uma das caracteristicas que mais gosto nele na frente ainda que os bancos nao tenham qualquer suporte lateral — e preciso se segurar firme para nao escorregar do banco nas curvas — a ergonomia nao e das piores e posso ate dizer que ha ate um certo conforto o mesmo ja nao pode ser dito do banco traseiro que praticamente nao deixa espaço para as pernas e serve mais como lastro o porta malas e tambem e meramente ilustrativo e nesse caso um nome mais apropriado seria porta marmita o que nao chega realmente a ser realmente um problema a menos que queira viajar com 4 pessoas e ainda levar a bagagem pequeno e baixo como um kart e karts nao precisam de espaço pra bagagem ou passageiros certo no transito quem sofre de claustrofobia provavelmente nao se sentiria muito a vontade dentro dele carros do tamanho de um corolla ficam enormes do seu lado caminhoes e onibus entao parecem colossos gigantes prontos para te esmagar — e so piora quando voce lembra que o carro inteiro nao tem mais que 690kg por outro lado o tamanho tambem faz dele e um carrinho bastante agil e que cabe em qualquer lugar algo que faz diferença na hora de encontrar uma vaga pra estacionar — muitos estacionamentos tem vagas exclusivas para kei — ou ter que entrar em vias estreitas que nao sao raras no japao sendo um kei e de se imaginar que gastos com impostos seguro manutençao e consumo de gasolina sao bem menores do que os de um carro de maior porte e de fato sao o unico detalhe fica por conta das peças de preparaçao e performance que nao sao assim tao baratas mesmo pra um kei; mesmo assim a simplicidade mecanica somada as vantagens que ja citei fazem dele — e de muitos outros keis — o tipo de carro ideal para ser o primeiro projeto de alguem sem muita experiencia mas que quer aprender na pratica because racecar lights no fim acaba sendo um carro divertido de guiar quando se descobre o potencial dele pode nao ter espaço conforto e potencia nas retas mas garante diversao na hora de atacar as curvas ou fazer aquela zoeira moleque na ida ao trabalho ou ao mercado; o fato de ser um motor pequeno e com baixo torque quase te obriga a faze lo girar se quiser ter um bom rendimento — donos de 1 0 sabem o que e isso para encerrar deixo aberto a seçao de comentarios para sugestoes e opinioes a respeito do projeto alem de duvidas que eventualmente podem surgir nao apenas sobre o carro como sobre a cultura automotiva japonesa em geral terei prazer em responde los na medida do possivel creditos da arte victor braga design tambem gostaria de agradecer novamente ao flatout pela oportunidade de contar um pouco a historia do meu carro alem de me desculpar a todos pela demora espero reve los em breve com mais novidades e avanços no projeto feliz ano novo e ate a proxima por kenji ashimi project cars #107
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