fala galera mome e leandro garcia e sou analista de sistemas ha 14 anos o mais engraçado e que essa nunca foi a minha ideia de profissao quando fosse adulto sempre adorei carros e desenhar por isso meu sonho era ser um desenhista projetista em alguma empresa automotiva mas infelizmente nem sempre a vida segue o caminho que desejamos ne apesar de a minha profissao ser atras de um computador sentado o dia todo em uma cadeira sempre aproveitei os meus fins de semana e madrugadas para aprender sobre o mundo automotivo e de alguns anos para ca eu mesmo faço as manutençoes e restauraçoes nos meus carros isso esta servindo de aprendizado para daqui alguns anos abrir a minha oficina especializada em restauraçao de carros antigos e e exatamente aqui que começa a historia deste project car como amante incondicional dos modelos honda queria escolher um carro que precisasse de muito trabalho para que eu possa adquirir conhecimento suficiente em restauraçao e preparaçao antes de entrar de cabeça neste novo ramo de atividade em 2010 eu vi em um site de venda de carros o anuncio de um honda crx 1989 prata o carro estava bem judiado mas funcionava e nao era tao caro r$9 000 na epoca mas infelizmente ou felizmente dependendo do ponto de vista eu estava me casando e nao tinha dinheiro para comprar o carro ate enviei um e mail para o vendedor oferecendo r$ 5 000 00 mas nao tive resposta neste ponto eu desencanei e foquei em aprender mais sobre funilaria pintura e mecanica ja em 2013 eu decidi que teria um honda crx e comecei a busca durante um bom periodo ficou a venda um crx si branco mas o carro parecia muito inteiro para o meu proposito e tambem custava muito caro para o meu bolso enquanto eu nao encontrava o carro comecei o processo de aprendizado sobre o mesmo nesta descobri coisas maravilhosas e mesmo como hondeiro nao sabia o honda crx foi criado pela honda para conquistar os mercados fora do japao era um carro muito leve e extremamente economico a primeira versao surgiu em 1983 com motores 1 3 de 58 cv e motores 1 5 de 76 cv pode parecer muito fraco mas para epoca eram motores relativamente bons e esse motor 1 3 fazia 22 km/l imagine isso na epoca dos motores v8 em um periodo pos crise do petroleo isso abriu as portas para a honda na america mas a marca so ganhou grande escala com o lançamento da segunda geraçao 1988 1991 foi exatamente nesta segunda geraçao que surgiu o famoso motor b16 utilizado nos civic vti mas esta versao conhecida como ef8 ou sir nao foi disponibilizada nos eua — os americanos tiveram apenas as versoes hf dx e si a versao hf era equipada com um motor 1 5 e que fazia apenas 19 km/l depois de aprender tudo isso me foquei em qual seria o projeto e foi ai que conheci o crx2000 este crx juntava os meus dois sonhos honda crx + motor do s2000 isso mesmo colocaram um motor f20c do s2000 no crx e adaptaram o carro para traçao traseira alem disso instalaram uma turbina para elevar a potencia dos 240 para 474 cv a base do projeto ja estava na cabeça honda crx com traçao traseira motor f20c e turbo beirando os 700 cv o problema e descobrir onde arrumar um honda crx e pior ainda um motor f20c no fim de 2013 estava acessando o facebook vendo aquele monte de post dos amigos e de repente deparo com a foto de um cachorro sobre o teto de um carro prata na hora o tico e o teco começaram a discutir ei eu conheço esse carro e sim e um crx comecei a ler os comentarios e o pessoal falando ate que enfim ele saiu da garagem na hora mandei uma mensagem para o meu amigo quando tiver interesse em vender me avise ele respondeu que queria vender e me passou um valor irrecusavel com apenas aquela foto comprei o carro dele e começou a novela para trazer o carro de cachoeiras de macacu rj para sp o carro nao era ligado havia muitos anos e por isso teria que vir de reboque achei uma transportadora que buscaria o carro com guincho e o traria para sp em uma cegonha o valor ficou meio salgado por nao estar no centro do rj r$ 800 00 mas seria retirado no local e entregue na minha porta quando o carro chega na casa dos meus pais minha mae imediatamente me ligou jamais esquecerei as palavras dela meu deus voce falou que o carro era velho mas nao que era um monte de lixo voce vai fazer o que com isso desmontar e vender as peças acho que nao da para vender peça nenhuma isso e so ferrugem voce e louco comprar isso nem um ferro velho vai querer isso logico que enquanto ela falava isso eu ficava rindo a toa e muito feliz pedi para minha irma tirar umas fotos e me mandar lembra que eu comprei o carro so com a foto do cachorro no teto pois e essa parecia ser a parte boa no carro foi isso que chegou na casa dos meus pais entenderam agora o porque do nome tranqueira depois da empolgaçao e do susto com a foto começou a hora de listar tudo e definir os caminhos possiveis para o projeto a estrutura do carro estava boa mas ele tem varios pontos de ferrugem que precisam de muito trabalho preciso trocar o para brisa e praticamente toda a frente do carro com essas informaçoes comecei a desenhar o projeto e comecei pela estetica pois sera e o item mais facil do projeto a frente precisa ser praticamente toda substituida e como nao vou achar as peças aqui no brasil decidi que usarei fibra de carbono nos para lamas e capo queria o para choque tambem em cf carbon fiber mas eu nao acho essa peça em lugar nenhum do mundo por isso provavelmente sera um original mesmo o interior sera uma mistura de racing com original pretendo manter o painel forraçoes e demais peças de acabamento mas com velocimetro do s2000 bancos concha cinto de quatro ou cinco pontos e uma gaiola para proteçao afinal estamos falando de muita potencia para um carro com 25 anos de idade a mecanica sera a melhor parte porem a mais demorada pois terei que trazer tudo de fora motor cambio carda diferencial subframes etc muita coisa tera que ser construida como os suportes para apoio do motor que nao sera mais transversal e passara a ser longitudinal vou precisar alterar a parede corta fogo reposicionar os pedais e construir um novo tunel pois ele tera que ser bem mais alto para permitir a passagem do carda ja o diferencial eu ainda estou estudando se utilizado o do honda s2000 mesmo ou se parto para outra opçao como o do silvia ou da bmw esta duvida e por que dizem que o diferencial do s2000 nao aguenta muita potencia/torque e como vou subir consideravelmente a potencia do motor tenho duvidas se ele aguentara muito tempo quanto a alimentaçao do motor ainda preciso avaliar melhor qual sera o custo beneficio para bomba de combustivel turbina e central para reprogramaçao conforme o projeto for andando eu detalho mais cada item com o por que decidi pela peça x quanto custou e como montei no carro como tem muita coisa nessa lista primeiro irei focar em deixar o carro funcional e apresentavel e so depois focar no f20c turbo agora que voces ja conhecem o tranqueira e ja tem noçao do tamanho da roubada que eu me meti no proximo post falarei sobre os pontos de ferrugens e da primeira partida apos quatro anos desligado ate la por leandro garcia project cars #109
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