ola pessoal tem sido uma experiencia muito legal escrever para o flatout pode parecer estranho mas sou uma pessoa bem timida e no inicio pensei em nao me inscrever e depois de selecionada desistir o que me motivou foi o apoio do namorado que me disse tua historia merece ser contada agradeço o imenso apoio recebido nos comentarios que fazem eu me sentir menos maluca em perder investir tanto tempo nesses pedaços de lata como ja ouvi tantas vezes nessa ultima parte vou mostrar as mudanças esteticas que fui fazendo aos poucos as principais manutençoes feitas no carro nos ultimos tempos e para finalizar uma pequena reflexao sobre a minha experiencia com esse pocket rocket quando eu comprei o wiesel ele era assim nao posso dizer que nao gostava dele do jeito que estava; mas algumas coisinhas foram me incomodando a primeira coisa que fiz foi remover o engate de reboque — weight reduction yeah — que realmente era pesado a mudança seguinte foi providenciar a troca das rodas como ja contei na terceira parte acabei colocando rodas 18 essa medida era opcional no 130i o meu veio com as 17 para levantar o carro em meia polegada e reduzir as raspadas foi uma mudança que uniu o util ao agradavel achei que a mudança ficou bem interessante do ponto de vista estetico aproveitei e mandei as rodas originais para reforma a pintura preta fosca feita por algum dos donos anteriores estava descascando pintura velha removida mandei pintar novamente desta vez de preto brilho creio que combinou com o desenho da roda e tambem e uma boa base para aplicar plastidip como e a roda que uso em track days pretendo fazer algumas brincadeiras no futuro logo nas primeiras semanas de uso as peliculas começaram a incomodar g5 em todos os vidros menos o dianteiro que nao tinha nenhuma pessima combinaçao eu viajo muito a noite e em cruzamentos mal iluminados era realmente perigoso e olha que eu enxergo muito bem com medo dessa situaçao acabei fazendo uma bobagem; num momento de pressa antes de uma viagem levei o carro para trocar as peliculas apenas dos vidros das portas dianteiras naquela semana eu nao teria tempo de trocar todos e tambem estava com medo de danificar o desembaçador traseiro como aconteceu quando troquei as peliculas do escort entao acabei rodando por um bom tempo com as peliculas canadenses claro que nao demorou muito para os vidros escuros atras me incomodarem tambem manobrar na garagem escura do ape era um tanto complicado entao um tempo atras troquei as peliculas restantes pelas clarinhas g50 tambem gostei do resultado nessa foto da para perceber mais uma pequena alteraçao a antena oem deixava o carro parecendo carirnho de controle remoto de tao comprida soluçao facil rapida e para a minha surpresa nem tao cara antena esportiva original bmw por 12 euros deu outra cara ao carro e nao piorou em nada a recepçao de radio sim as vezes eu gosto de ouvir radio mas para mim os detalhes que fizeram diferença mesmo foram no interior do carro o detalhe que mais me incomodava era a manopla de cambio generica que tambem foi a primeira a sumir devidamente substituida pela linda manopla motorsport original do carro sao parecidas em formato mas a diferença de pegada e enorme outra coisa que me incomodava pra caramba era o revestimento emborrachado do volante que ja estava com alguns descascadinhos quando comprei e com o tempo foi piorando pra piorar o plastico por baixo e branco deixando o problema bem visivel e broxante pra caramba entrar naquele carro que voce ama de paixao e cuida com todo carinho e ver isso problema essa peça nova custa absurdos 100 euros valor ridiculo para uma peça plastica relativamente simples some ai as despesas com frete e impostos essa pecinha chegaria aqui na epoca por algo em torno de 800 reais ou seja fora de cogitaçao hoje em dia mais ainda depois de ficar um bom tempo procurando sem sucesso alguma promoçao resolvi criar vergonha na cara e meter a mao na massa fiz alguns testes com plastidip e vi que tem caracteristicas bem semelhantes ao revestimento emborrachado original comecei a retirar o emborrachado ainda com o volante no lugar mas para ficar um acabamento legal obviamente era preciso retirar a peça passo a passo rapido desconecta se a bateria que fica no porta malas tira se os parafusos que prendem as laterais da peça ao voltante depois e preciso achar uns buraquinhos minusculos no couro na parte de tras do voltante inserir uma chave de fenda longa e fina e ficar cutucando ate achar o ponto g magico que faz a parte central do volante onde fica o airbag se soltar ai e so soltar o plug dos botoes do volante e pronto todos os diy que vi falam para desconectar tambem o airbag mas por ser um plug delicado e chatinho de mexer preferi deixar no lugar pluguei de volta os botoes do volante e a bateria e fui la mexer na capa do volante [gallery link= file ids= 78642 78643 78634 ] primeiro passo retirar o restante do acabamento depois de varias tentativas frustradas o que funcionou mesmo foi o bom e velho bombril 1002 utilidades quatro demaos de plastidip ok na verdade foram 3 tentativas ate o acabamento ficar 100% depois e selinho ///m de volta o volante estava bem parecido com um novo para nao dizer que ficou perfeito eu diria que ficaria melhor com uma demao de plastidip semibrilho que vou tentar fazer na proxima aproveito para deixar a dica ao procurar um carro usado nao o condene se tiver marcas nesses acabamentos mesmo os donos mais cuidadosos acabam danificando com o tempo e o conserto e facil e barato a parte do console central com os porta copos tem o mesmo problema revestimento emborrachado que vai se soltando com os anos mas nesse caso o plastico por baixo e preto entao apenas retirei o revestimento e pronto outra coisa que na minha opiniao nao estava a altura do carro eram os pedais inteiros de borracha e bem desgastados destoavam do bonito descanso para os pes de metal com detalhe ///m comecei a pesquisar os preços de pedais novos logo depois de comprar o carro mas os originais bmw eram caros e eu nao queria colocar chineses falsificados encontrei um meio termo interessante na minha utlima compra na schmiedmann uma loja/oficina gigante da dinamarca que se tornou uma das minhas preferidas aproveitei para trocar tambem os ja desgastados tapetes de veludo e ai sim o visual dos tres pedais ficou a altura do prazer que eles proporcionam outra mudança que o carro estava precisando era uma revitalizada no para choques dianteiro e nos farois de neblina acredito que o wiesel nunca bateu pelo menos nunca encontrei indicios disso mas em um carro que ja rodou mais de 100 mil km a grande maioria em estradas e normal que a dianteira esteja marcada por pedriscos do caminho resolvi começar comprando um kit diy para polimento dos farois me preparei de acordo para um bom tempo sentada no chao polindo os farois a mao [gallery link= file ids= 78646 78645 78656 ] falhei miseravelmente nesse dia aprendi que farois de neblina sao feitos de vidro e o material que eu havia comprado era especifico para acrilico pelo menos a cerveja estava boa resolvi deixar para os profissionais agendei a pintura do para choques estava com inumeras marquinhas e algumas pequenas trincas como da para ver nas fotos em um funileiro conhecido nosso que chamamos de sao sergio pelos milagres que ja vimos ele fazer pedi para levarem os farois em alguma empresa que faz polimento de para brisas logo me avisaram que o resultado nao seria 100% devido ao fato do vidro ser fino e quebrar facilmente entao fizeram apenas um polimento superficial que ja melhorou bastante o aspecto do vidro juntamente com o para choques novinho deixou a frente do carro muito melhor havia apenas mais um detalhe que me incomodava um bocado grade original esquerda e pintada de preto direita desde que comprei o wiesel sempre quis colocar os kidney grilles cromados como vieram originalmente no carro como aconteceu com as rodas um dos 6 donos anteriores pintou de preto sei que muitos preferem o estilo blackout mas a grade preta sobre o carro preto nao me agradava fazia sumir esse detalhe que acho tao bonito nos bmws alem disso a pintura preta ja estava começando a descascar problema original cada rim custa 45 euros fiquei feliz ao encontrar um par de marca generica por um preço bem mais camarada pensei ok nao e original mas e so uma peça de acabamento nao vai prejudicar em nada o carro… o que nao vi na hora da compra e que era um par e90 style com esse cromado mais grosso na parte superior e impressionante como esse pequeno detalhe acabou com o visual do carro era uma peça chinesa barata que deixou o carro com cara de chines barato o que fazer bem como a pintura preta sobre a peça original ja estava descascando mesmo tentei remove la infelizmente demorou alguns dias ate eu decidir qual seria a melhor forma de remover a tinta e depois mais uns dias para terminar o serviço um pouco de cada vez enquanto isso passei alguns dias olhando torto para o carro para minha surpresa foi possivel remover a tinta sem danificar o cromado por baixo usando uma espatula plastica muita paciencia e cuidado optei entao por deixar apenas o contorno cromado e a grade preta fiquei muito satisfeita com o resultado destacou o tradicional duplo rim sem ficar exageradamente brilhante agora sim olho para o carro e fico com aquela satisfaçao de ter deixado ele exatamente como eu gosto [gallery columns= 4 link= file ids= 78647 78648 78659 78660 ] esses dois ciumentos ficaram assistindo o processo todo… nessa foto da para ver outro pequeno detalhe as calotinhas bmw nas rodas como a grade cromada nao e uma unanimidade ha quem deteste eu pessoalmente gostei nao sou exatamente um poço de paciencia para lavar encerar ou polir minha vontade geralmente acaba quando termino de secar o carro mesmo assim e uma coisa que gosto de fazer de vez em quando e o momento que a gente conhece o carro de verdade descobre todas as marquinhas e arranhoes que eles vao adquirindo com o tempo mas se tem uma coisa que eu gosto de fazer e limpar e hidratar o couro e meu primeiro carro com banco de couro que adoro tanto que para evitar arranhoes nas abas dos bancos arranquei os ilhoses de todas minhas calças jeans e evito usar cintos com tachas se vou dirigir cada louco com suas manias alem disso desde o segundo post e claro que tive de fazer algumas manutençoes a maioria delas ja estava prevista nesse mesmo post a mais cara delas foi a troca da bateria por uma original tudo feito como manda o figurino com reprogramacao da central e etc na autorizada bmw quanto custou isso um absurdo que so uma neurotica como eu pagaria para ter certeza que a parte eletrica do carro esta 100% alias isso virou ate piada que volta e meia tenho de ouvir e barato custa menos que a bateria de um bmw tambem comprei um transmissor obd bluetooth otimo para track days um chaveiro para lembrar minha meta pra 2016 comprado na garagestore anunciante no flatout recomendo alem de muitas e muitas caixinhas com rolamentos parafusos o rings guibo fluidos detalhes de acabamento entre outros [gallery link= file ids= 78658 78653 78635 ] finalmente troquei os freios as pastilhas tem sensor de desgaste e quando comprei o carro o painel marcava 5 000km para a proxima troca das pastilhas dianteiras entao providenciei logo pastilhas dianteiras traseiras sensores e os discos dianteiros mas tenho um estilo de direçao muito tranquilo serio sempre prefiro desacelerar aos poucos e evito frear desnecessariamente entao mesmo depois de rodar mais de 20 mil km o painel ainda marcava uma boa quilometragem para a proxima troca acabei trocando tudo na verspera de um track day por medo de ficar sem freios no meio do evento guardei os discos dianteiros usados 330mm para bolar algum item de decoraçao com eles acho muito bonitinhos tambem ja comecei a trocar sensores diversos e normal eles começarem a falhar apos 10 anos idade que meu carro ira completar dia 27/10 por enquanto o unico que falhou foi o sensor do abs da roda traseira esquerda ja devidamente substituido ja tenho varios outros em estoque ja que no mercado e dificil encontrar qualquer peça a pronta entrega e eu acho bem desagradavel dirigir o carro cheio de avisos no painel de que ha algo errado tipo assim outra manutençao que estava programada pouco depois dos 110 mil km o wiesel começou a demorar a pegar ja conhecia o sintoma o 130i de um amigo apresentou o problema desde os 60 mil km ao contrario do wiesel este tinha o dono anterior que abastecia o carro com gasolina comum o que provavelmente contribuiu para a reduçao da vida util da bomba e regulador de pressao do combustivel acredito que no meu caso o problema era apenas o regulador de pressao mas preferi comprar ambos e levei para o meu mecanico de confiança trocar dessa vez ate por falta de tempo nao pesquisei diy nem deixei instruçoes detalhadas de como proceder ate porque a bomba nao parece muito diferente de outros carros murphy existe o marcador do tanque de combustivel nao esta marcando 100% com imprecisao de ate 1/4 de tanque; provavelmente faltou algum detalhezinho na hora de encaixar a boia dentro do tanque o mecanico ja se prontificou a corrigir o problema mas ainda nao tive tempo de estudar o mecanismo da boia na peça antiga para tentar descobrir o que pode ter acontecido e agilizar o conserto detalhe quando eu estava quase me arrependendo de nao ter levado o carro em poa para trocar a peça converso com o meu amigo que teve o mesmo problema e fez a troca em uma oficina especializada de la o teu esta marcando 1/4 a menos depois de trocar a bomba o meu tambem nessas horas e legal ter alguem para trocar experiencias amigos chamo este outro 130i sem querer ser pejorativa de minha segunda opçao quando fui em busca de um 130i pra chamar de meu vi quatro dos cinco que estavam a venda no estado e este o primeiro que vi era o segundo melhor deles integro em bom estado com alguns detalhezinhos por arrumar so precisava de um dono; estava naquela encruzilhada poderia voltar a ser um bmw digno como poderia acabar caindo na mao de algum manolo que o destruiria aos poucos depois de comprar o wiesel volta e meia me pegava pensando no 130 que eu nao consegui salvar pois bem certo dia cedi a direçao a um amigo fanatico por bmw proprietario de um 320i e90 automatico foi paixao imediata ele percebeu que depois daquele momento ele precisava de um 130i eu disse logo que ele nao precisava nem procurar eu sabia onde estava o melhor a venda ele arrematou o carro e hoje nao e raro ver essa duplinha do barulho literalmente nas ruas e no autodromo daqui o terceiro carro da foto e um 335i do pai de um amigo nosso; nao sei ate que ponto e coincidencia mas ele comprou este carro algumas semanas depois de andar na minha carona na pista antes ele era outro proprietario de um pacato 320i alias para mim dar carona e uma das melhores partes um track day principalmente se for alguem sem muita intimidade na pista as reaçoes sao das mais divertidas afinal e uma experiencia bem diferente para quem so e acostumado a andar de forma civil box dos importados dois alemaes e um russo por falar isso nao posso negar que por causa do wiesel conheci muita gente legal a galera dos foruns dos track days o ex dono do carro hoje proprietario de um m4 ate o cara da loja de som que instalou meu kit alpine e comprou o antigo som que a nosso convite foi assistir a um track day pela primeira vez adorou e virou frequentador enfim para uma pessoa timida e ate anti social ate que fiz varias amizades no meio dos carros fiz ate uma amiga gearhead vejam so e por pouco ela nao comprou um 130i tambem sem falar e claro em todos voces aqui do flatout acho que so quem ja escreveu aqui sabe como e legal ver o pessoal curtindo e apoiando o carro da gente mesmo que seja um projeto como o meu sem fortes emoçoes so a tentativa de manter o carro que a gente gosta em sua melhor forma agradeço de coraçao os comentarios do pessoal da um animo legal para aquelas horas que parece que tudo quer dar errado afinal por mais que a gente tente evitar shit happens project cars concluido entao fim da historia de forma alguma minha historia com o wiesel esta apenas começando pelo menos assim espero mas infelizmente nao tenho grandes modificaçoes planejadas para os proximos tempos entao seria injusto ficar ocupando a vaga por aqui com tanta gente com project cars fantasticos esperando um espaço para escrever meus planos ja tenho uma serie de manutençoes programadas como velas bobinas trocar os solenoides do vanos ja limpei os uma vez para prolongar a vida util mas em breve vou ter de troca los mesmo entre outras coisinhas ja sobre os upgrades… eu pretendia ou trocar o escape ou comprar um lsd ainda em 2015 infelizmente a desvalorizaçao do real me forçou a adiar os meus planos o lsd vai ficar para 2016 quando pretendo viajar para a alemanha e trazer o diferencial na mala economizando assim o frete e pagando apenas 50% de imposto na alfandega o escape por enquanto vai ficando; pode nao ser de grife mas faz um ronco bem agradavel aos meus ouvidos [youtube id= zgezrsqkves width= 620 height= 350 ] da uma certa tristeza encerrar essa serie mas espero que esta nao seja minha ultima contribuiçao ao flatout eu e meu namorado jonas adoramos o site e pretendemos continuar contribuindo sempre que tivermos algum texto interessante para compartilhar como o jonas ja fez com esse texto sobre avus tenho muito orgulho de participar mesmo que de forma modesta desse que considero o melhor site sobre carros do brasil da minha parte pretendo continuar sempre cuidando do wiesel da melhor forma dentro das minhas possibilidades de certa forma o 130i e o meu futuro classico provavelmente o ultimo hatchback aspirado com traçao traseira a ser fabricado e ainda conta com o cambio manual que tende a se tornar cada vez mais um item para saudosistas espero de braços abertos o futuro de carros eletricos inteligentes e supereficientes mas pretendo manter para sempre perto de mim os meus velhinhos sim porque alem do wiesel o bom e velho escort tambem tem espaço garantido na minha futura garagem esteja eu onde estiver queria finalizar aqui agradecendo o imenso apoio de voces nos comentarios; agradecer a equipe do flatout pelo espaço cedido e paciencia com meus atrasos; a todos que tiveram paciencia em me ajudar e dar dicas da manutençao do meu pequeno pocket rocket; a minha familia que se nao compartilha nem nunca vai entender minha paixao pelo menos tolera as pilhas de peças pneus e etc que acabo acumulando; e em especial ao jonas por geralmente me apoiar nas minhas maluquices automotivas e pela paciencia em revisar meus textos muito obrigada por vanessa elisa project cars #110 uma mensagem do flatout nao temos a menor duvida de que este e so o começo da sua historia com o wiesel vanessa e voce tem mesmo razao o 130i tem tudo para ser um futuro classico com o seis em linha aspirado e traçao traseira — especialmente agora que a bmw decidiu fazer o proximo serie 1 puxado pelas rodas da frente — e temos certeza de que ele durara muito tempo com a dedicaçao que voce mostrou ter parabens pelo bimmer e continue acelerando essa bela maquina
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