e ai amigos flatouters nesse post teremos muitas novidades e por fim a tao esperada troca de transmissao para começar como tinha comentado no ultimo post de cinco meses atras eu precisava comprar um carro pra ser o meu novo daily driver pelo tempo que o celica ficaria na oficina alem disso o carro ficaria um pouco ruim para o uso diario com o cambio manual e embreagem preparada — e futuramente muito mais potencia nao seria um carro legal para ficar parado em longas filas nos engarrafamentos e semaforos o caro escolhido para daily driver foi um toyota ist 2002 nos eua saiu com o nome scion ax 1 5 automatico jdm com a cor spectra blue mica sim igual a do celica da pra ver como gosto de azul ne com conversao de volante algo muito comum aqui no paraguai e alguns outros paises da america latina a conversao do volante esta muito bem feita e o carro ja veio com alguns extras body kit trd rodas aro 15 pneus dunlop suspensao esportiva trd rebaixada e ecu remapeada [gallery columns= 4 link= file ids= 92362 92361 92360 92359 ] voltando ao pc que e o que interesa vou mostrar um pouco das coisas feitas no carro depois do ultimo post começando por algumas coisas que estavam escondidas mas que me incomodavam muito como como a alma do para choque dobrada por alguma pequena batida que o carro teve ainda quando estava nos eua depois de procurar bastante encontrei a frente de um celica que estava sendo desmontada e consegui um parachoque usado em bom estado notem nas fotos que o para choque original estava bastante deformado e provavelmente dificultaria futuramente a colocaçao do intercooler do turbo [gallery columns= 5 link= file ids= 92365 92367 92368 92369 92370 ] depois da instalaçao do para choque retirei os suportes do radiador da caixinha do relay dos farois e os hood pins que ja estavam com a pintura bastante deteriorada entao mandei fazer pintura eletroestatica e tambem troquei todos os parafusos possiveis do vao do motor por parafusos de aço inox o que deu una renovada na cara do vao do motor o seguinte paso foi melhorar o sistema de iluminçao do carro como ja explique em post anterior meus farois sao xenonio de fabrica mas os reatores denso estavam começando a falhar e as lampadas eram d2s chinesas por que quando comprei os farois nao tinha as lampadas phillips originais comprei os reatores denso e as lampadas osram xernac de 5 500k de 3 200 lumens para trocar os reatores que eu pensei que seria coisa de dois minutos foi de uma dificuldade enorme pra por que o conector da lampada nao tinha espaço para sair entao nessa hora xinguei muito os ingenheiros japoneses e suas maes por que fizerao algo que deveria ser tao facil de trocar ser tao dificil so consegui depois de encontrar um video no youtube explicando como fazer a diferença entre a lampada chinesa e a osram e enorme acho que a osram deve iluminar umas tres vezes mais que a chinesa como da para ver na foto lado motorista lampada osram e lado acompanhante lampada chinesa ja com as lampadas osram nos dois lados as peças para a troca de transmissao e alguns upgrades a primeira etapa para a troca de transmissao foi uma pesquisa nos forums e conversas com meu mecanico para descubrir todas as peças necesarias e que na hora da verdade o carro nao tenha que ficar duas ou tres semanas a mais parado por faltar alguma peça a segunda etapa depois de ter toda a lista necesaria começou a busca pela transmissao e pelas peças logo de cara encontramos a dificuldade de nao encontrar nenhum celica gt manual sendo desmontado so automatico entao começamos a procurar que carro teria a transmissao igual a do celica gt que e a c 56 e nao conseguimos encontrar nada por aqui e aquele negocio ne quando voce precisa de alguma coisa nunca encontra ate quando voce ja nao precisa mais dai voce acha por todo lado no final encontramos uma transmissao muito parecida com a c 56 de um corolla 1zz fe 2003 2007 dei uma pesquisada e descobri que essa transmissao era a c 59 e era compativel com o celica por que todos os parafusos e suportes coincidiam com as da c 56 a unica diferença praticamente nela eram os seletores para a troca de marcha que no c 56 do celica fica perto do radiador e isso so acontece com o celica por que com outros carros com a c 56 ele fica no lado da cabine assim como a c 59 que conseguimos e nao era um problema por ter bastante espaço naquela area no vao do motor reparem na primeira foto a c 56 do celica e na segunda a c 59 do corolla os seletores invertidos outra diferença e a relaçao de marchas que as tres primeiras marchas sao iguais mas a quarta e quinta da c 59 sao mais compridas e a relaçao final tambem [gallery columns= 5 link= file ids= 92379 92380 92381 92382 92383 ] junto com a transmissao consegui tambem o volante do motor plato e o garfo o resto das peças trouxe todas dos estados unidos algumas peças usadas que encontrei em boas condiçoes como ecu alavanca de cambio com o suporte e manopla cabos pedais de freio e embragem linhas da embreagem bombas de embreagem e sensor de velocidade que e diferente do sensor do automatico o que comprei novo foi o rolamento da embreagem suporte da homocinetica do lado direito que tinha uma pequena variaçao do automatico pro manual coifa da alavanca e o suporte traseiro da transmissao tambem aproveitei para fazer alguns upgrades o primeiro foi buchas de poliuretano da energy suspension no suporte frontal e no suporte traseiro da transmissao para evitar o balanço das rodas em arrancadas ao soltar a embreagem com o rpm alto que lendo nos forums vi que e um dos principais motivos de quebras de transmissao em arrancadas na verdade ese e um upgrade muito barato e pode evitar grandes gastos futuros so que como tudo nao e perfeito esse upgrade aumenta um pouco a vibraçao do carro mas nao a ponto de incomodar [gallery link= file ids= 92388 92389 92390 ] outro upgrade foi o short shifter que diminui o percurso da alavanca de marchas deixando mais rapido e preciso a troca de marchas o celica tem varias opçoes de short shifters a minha escolha foi pelo da b&m que junto com o da twm sao os melhores short shifters para celica e mr2 spyder inclusive sao melhores que o da trd a instalaçao dele e muito facil demorei 20 minutos em trocar as alavancas sendo que nao tinha nenhuma experiencia nisso o funcionamento dele e bem simples diminui o tamanho da alavanda encima do eixo e aumenta embaixo diminuindo o percurso e para compensar o maior tamanho embaixo do eixo vem umas buchas de aluminio que levantam mais a base da alavanca e dao muito mais precisao nas trocas de marcha que as originais que sao de borracha [gallery columns= 5 link= file ids= 92391 92392 92393 92394 92395 ] tambem foi feita a retifica da embreagem que foi modificada por um disco com quatro pastilhas de ceramica com especificaçoes pra aguentar o torque quando instalar o turbo a troca da transmissao depois de conseguir todas as peças e fazer todos os upgrades necesarios levei o carro para fazer a troca da transmissao [gallery link= file ids= 92398 92399 92400 ] fotos antes da desmontagem da transmissao a primeira coisa a fazer foi desmontar tudo e retirar a transmissao automatica a instalaçao dos pedais de embreagem e freio e cortar a lataria para a colocaçao da bomba da embreagem transmissao automatica ja retirada [gallery columns= 4 link= file ids= 92402 92403 92404 92405 ] na foto marcado com um circulo vermelho esta o lugar exato que ja vem marcado onde tem que ir o pedal e a bomba da embreagem o que facilitou muito a instalaçao o seguinte paso foi a instalaçao da alavanca e dos cabos [gallery columns= 4 link= file ids= 92406 92407 92408 92409 ] depois foi feita a instalaçao da transmissao tudo encaixou perfeitamente parafusos suportes homocineticas o unico problema que tivemos apareceu quando o cabo foi encaixado na transmissao como a transmissao do era de um corolla e os seletores estavam do lado invertido o suporte do cabo era diferente do celica e o cabo tambem entao ao encaixar os cabos alavanca ficava puxada para a direita em ponto morto entao depois de pensar um pouco decidimos modificar o suporte do cabo mudando ele de lugar 4 5cm e problema resolvido [gallery columns= 5 link= file ids= 92410 92411 92412 92413 92414 ] em quanto o suporte dos cabos foi para a pintura eletrostatica que ia ficar pronto no dia siguiente recem ja foi feito a troca de oleo e filtro de motor quando o suporte voltou da pintura instalamos e a alavanca ficou perfeitamente centrada depois foi instalada a ecu para a transmissao manual e feito ponte nos cabos que estavam no conector que ia no seletor de marchas da transmissao automatica para que o carro podesse arrancar entao tudo foi montado de volta e quando foi dada a partida tudo funcionava perfeitamente testamos o carro na cidade e nenhum problema tudo funcionou muito bem entao marcamos de testar o carro na estrada no fim de semana antes de pegar a estrada no fim de semana tambem troquei o muffler por um novo um pouco menor [gallery link= file ids= 92421 92422 92423 ] quando chegou o fim de semana pegamos uma estrada no interior bem deserta com meu mecanico e amigo eduardo gonzalez o melhor especialista en celicas do paraguai e seu celica para testar de verdade a transmissao [gallery columns= 4 link= file ids= 92424 92425 92426 92427 ] resumindo foi muito surpreendente ver um carro que usei por quase seis anos com cambio automatico e que eu estava super acostumado ser tao diferente parece outro carro e claro muito mais divertido depois da troca de transmissao apesar de todo o trabalho e meses procurando peças valeu muito a pena ate o proximo post pessoal por junior gaboardi project cars #114
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