Olá, galera do FlatOut, estou aqui para contar mais um episódio da saga da Flora, meu BMW E36, para vocês! Nesse post quero detalhar o projeto e contar algumas dificuldades que eu terei pela frente e também citar algumas coisas que já foram feitas.
A Flora teve um episódio muito triste em sua história que foi completamente causado por culpa minha, por falta de recurso financeiro e também de tempo, eu o deixei parado por cerca de um ano. A falta de uma garagem coberta fez com que o verniz do capô queimasse e a pintura ficasse meio opaca.
Quando fui ligá-lo depois de todo esse tempo tive uma surpresa boa e muitas ruins. A boa é que o carro pegou de primeira. A ruim é que após trocar óleo de motor, óleo de caixa, e começar a usá-lo com mais freqüência, começou a aparecer um problema atrás do outro: magueiras estourando, bomba de combustível travando, arranque travando, caixa patinando… pelo menos o motor estava 100%. Depois disso resolvi sentar e colocar no papel minhas idéias! Fazer um plano de metas, interior, exterior e mecânica.
Interior
Para o interior decidi que iria manter quase tudo original. Quase tudo: quero mudar os bancos dianteiros pelos do M3 E36 — preciso bolar uma forma de montá-los sobre a estrutura dos meus dianteiros que são elétricos —, quero trocar o forro de teto claro por um preto para que o interior fique todo preto, apesar de eu ainda não saber se manterei os bancos pretos ou uso algo mais ousado como um couro terra apenas nos bancos ou vinho (aceito sugestões). O painel de instrumentos quero mudar para o do M3 com conta-giros até 8.000 rpm e velocímetro de 280km/h. Com a preparação vou ter que colocar outros instrumentos auxiliares para observar o comportamento do carro e monitorar o motor, mas pretendo achar uma alternativa sutil para instalá-los.
Exterior
No lado de fora pretendo fazer uma pintura nova (mantendo a cor), frisos e borrachas novos. Já tenho as rodas que eu quero usar — são as que já estão no carro. Os frisos quero usar do BMW 323i com kit M, vendido até 1998, que são mais grossos e têm o logotipo da Motorsport. Os parachoques dianteiros e traseiros ainda são uma incógnita para mim: não sei se mantenho os originais ou se sigo a maioria dos customizadores de E36 e coloco kits da M3 que são mais agressivos, mas são uma espécie de clichê automotivo (aceito sugestões para me ajudar nesse ponto também).
A saída de escape quero manter o mais original possível porque não quero que meu carro pareça um BMW super preparado. Quero que ele pareça um 325i modificado apenas esteticamente.
Mecânica
Aqui o bicho pega! É onde eu tenho mais dúvidas: já pensei em um aspiradão ao extremo, já sonhei com swaps de motor S52 do M3, no V8 do 540, no V12 do 750, no V10 do M5 — mas são apenas sonhos. Voltando à realidade o meu plano é instalar turbo e fazer uma preparação no cabeçote: retrabalhar os dutos, usar molas e válvulas novas, bomba de combustível especial, injetores de maior vazão e uma nova injeção.
Não queria usar Fueltech, mas até agora não encontrei nada com o custo/rendimento/reparabilidade que supere ela. A turbina penso em uma Garret GTX 4294R, mas estou estudando os meios de trazer de fora uma turbina com um custo / beneficio melhor.
Também precisarei comprar pistões e bielas forjados, que irei importar (ainda bem que tenho o guia de importação do FlatOut). Ainda não sei que marca usar, pois minhas pesquisas estão meio paradas essa semana e pretendo bater um papo com quem entende bem do assunto. Outro ponto onde o bicho pega é o fato de o carro ser automático e eu querer colocar uma caixa manual. Já sei mais ou menos o trabalho que terei baseado nas experiências que vi no Bimmer Brasil e em alguns fóruns gringos.
Não é simples como parece e o carro tem muitos recursos eletrônicos que quero manter. A parte mecânica vai ser o maior desafio do projeto porque pouca gente no Brasil, e principalmente em BH, costuma preparar esse tipo de carro o desafio é esse!
Bom, esse é o pepino que eu vou ter que encarar. Vai ser difícil mais vai ser prazeroso realizar esse sonho que é ver esse carro pronto. Obrigado, galera e até o próximo post onde espero ter novidades e alguns vídeos do funcionamento da Flora pra vocês!
Por Marcelo Lucca, Project Cars #116