ola pessoal hoje continuarei falando sobre a manutençao mas dessa vez feita por profissionais tive que recorrer a eles poucas vezes e somente uma vez porque o carro parou de funcionar as outras foram para manutençao preventiva e correçao de pequenos problemas que nao comprometiam o uso da macchina existem duas oficinas que o pessoal do alfa romeo club londrina utiliza com mais frequencia ambas possuem bastante conhecimento na marca e seus donos tem ou ja tiveram alfa romeo aproveitei essa fase onde as manutençoes foram mais tranquilas para experimentar os serviços das duas empresas fiquei satisfeito com ambas o ambiente e bem organizado e o serviço e feito com agilidade e capricho como e de se esperar o preço e de acordo com a qualidade do trabalho mas comprei o carro preparado para sempre ouvir orçamentos com pelo menos quatro digitos portanto nao tive nenhuma surpresa ruim ate aqui pelo contrario agora vamos as ocorrencias cerca de 40 dias depois da compra o carro morreu enquanto meu pai manobrava e nao deu mais sinal de partida procurei por ajuda no grupo alfa romeo br e algumas opçoes de diagnosticos foram dadas como mau contato no comutador de partida em reles bateria ou na fiaçao do motor de arranque desmontei e testei alguns componentes mas no final o veredicto era um dos que eu mais temia o problema estava no motor de arranque pesquisei se havia alguma compatibilidade e descobri que era o mesmo componente usado pelo brava 1 8 e o preço nao era absurdamente caro ainda mais se tratando de uma peça nova e de primeira linha enviei o carro para a oficina e la foi constatado que o problema era em um conjunto de engrenagens do motor de arranque que travaram e seria necessario trocar apenas elas o motor de arranque foi para um eletricista e depois de dois dias o carro estava de volta em casa em abril desse ano a guria foi para a oficina novamente dessa vez para revisao troca de fluidos e tirar alguns vazamentos ja que iria viajar e queria estar com o carro em perfeita ordem como relatei no post anterior consegui sanar parte dos vazamentos em casa o restante ficou com os profissionais na oficina foi trocado o bujao do carter a mangueira de pressao da direçao hidraulica as pastilhas traseiras que ainda eram as originais e soldado um furo no escapamento tambem trocaram os fluidos de freio e direçao hidraulica oleo do motor e filtros de ar e oleo na viagem a ponteira do escapamento se soltou mas foi resolvido sem maiores complicaçoes assim que voltei para londrina a ultima visita a oficina foi para um dos serviços mais essenciais dos motores twin spark que e a troca das correias e tensores dos comandos acessorios e dos balanceadores a troca e recomendada a cada cinco anos ou 50 mil quilometros porem donos mais cuidadosos trocam com tres anos ou 30 mil quilometros no meu caso optei pelo meio termo a troca foi feita com quatro anos e pouco mais de 15 mil quilometros nao e um serviço complicado mas requer conhecimento e algumas ferramentas especificas e peças de qualidade se for mal executado ou ignorado as consequencias sao desastrosas e caras um bom serviço de retifica nao sai por menos de seis mil reais durante a revisao anterior fui informado que o motor estava com os balanceadores sem correia o que estranhei pois sua funçao e anular as vibraçoes do motor e no meu carro elas sao minimas praticamente imperceptiveis dessa vez resolvi levar na oficina onde foi realizada a ultima troca pensando que eles poderiam me dar uma luz sobre o porque dos balanceadores desativados pelas informaçoes que colhi ha alguns anos o twin spark foi aberto em uma terceira oficina por causa de formaçao de borra porem o motor ficou fora do ponto e o problema so foi resolvido por essa oficina que usei agora mas nessa epoca os balanceadores ja estavam fora de uso aparentemente eles estao travados para ver o qual e a causa e preciso tirar e abrir o motor nao quero e nem posso fazer isso agora e como a guria esta funcionando redondinha nao vou mexer ate a proxima troca planejada para 2018 onde ja pretendia abrir o motor e fazer uma revisao completa para o ele durar mais 20 anos sem dor de cabeça ainda sobre os balanceadores a minha ideia e reativa los existe muita polemica entre mante los ou nao e como meu motor esta ai para provar a sua falta nao altera significativamente o funcionamento nos proximos anos vou pesquisar mais sobre o assunto e tomar uma decisao definitiva enquanto isso gostaria da opiniao de voces sobre os pros e contras de mante los ou nao alem da troca das correias aproveitei para trocar a bandeja da suspensao que estava com uma bucha estourada mas ainda nao apresentava nenhum barulho ou mudança de comportamento as bieletas da barra estabilizadora a bucha do trambulador o filtro de gasolina os dois amortecedores traseiros estes bem ruins influenciando na dirigibilidade e as mangueiras do ar quente essas mangueiras ainda eram as originais e uma delas furou na ultima viagem que fiz ainda bem que o carro tem sensor do nivel de fluido de arrefecimento e me avisou que alguma coisa estava errada antes de algo pior acontecer na foto da pra ver o tamanho do furo que causou o problema e numa inspeçao mais profunda vi que poderia ser bem pior por dentro a mangueira estava bem mais avariada cheia de rachaduras depois de constatar a causa fui atras de mangueiras novas e achei facil uma equivalente no comercio local ja que elas nao possuem curvatura especifica ate tentei troca las em casa mas como o acesso era muito dificil desisti da ideia com isso praticamente zerei a mecanica do carro so faltam alguns detalhes que deverei fazer antes de abril aconselho a quem tiver pensando em comprar um alfa romeo ou um carro de outra marca com a manutençao mais sensivel ja ir se preparando para uma revisao nos moldes dessa ultima que fiz logo que pegar o carro no meu caso adiei isso por um tempo ja que o carro chegou meio de surpresa mas como por conhecer seu historico e ter as manutençoes bem documentadas pude fazer isso sem muito receio sobre as oficinas o que posso recomendar e pesquisar na sua regiao quais os estabelecimentos que estao aptos a fazer a manutençao do carro com certeza os lugares especializados acabam cobrando mais caro pela mao de obra mas e um gasto que compensa em longo prazo uma boa referencia sao outros proprietarios e foruns ou grupos e discussao na internet se possivel tente chegar a oficina ja com uma ideia do que devera ser feito assim fica mais dificil tentarem empurrar algum serviço desnecessario e de preferencia a locais que trabalham com agendamento de horario assim o carro fica la o minimo de tempo possivel e o mecanico pode dar atençao so a ele em vez de ficar pulando de serviço em serviço eu sei que e dificil mas pesquisando bem ainda da pra achar bons prestadores de serviço agora que terminei as manutençoes programadas vou focar na parte estetica ja que a guria tem 16 anos de estrada e possui algumas marcas de batalha ate a proxima por delfino mattos project cars #117
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