ola pessoal continuando a saga do project car #123 minha bmw 325 de track day como citei no ultimo post das etapas que estavam para ser concluidas o que ainda nao voltou para o carro foi o assoalho foi tanto monta e desmonta nos ultimos meses que nem compensava instalar muita coisa foi concluida e outras coisas estao para acontecer nos proximos dias mas vou tentar relatar o que vem acontecendo tentando seguir uma cronologia o retorno aos tracks sqn no mes de agosto meu carro ficou pronto e nos dirigimos para o primeiro track era em uma sexta feira na quinta feira ele foi para o dinamometro para acertar o motor gastou quase 50 litros de alcool e chegamos a este grafico de potencia este grafico apontou a potencia no motor calculado atraves do proprio software do dino a potencia nas rodas foi de 167 cvs muito abaixo da minha expectativa mas o acerto ficou muito bom e e de se considerar que a temperatura do ar medida era de 40 °c o que tira alguns cavalinhos do motor continuando chegamos ao autodromo funcionamos o carro pra descarregar funcionamos ele por alguns minutos manobramos fomos pra vistoria voltamos enfim ate aquele momento tudo certo entao hora de fazer a ultima verificaçao antes de ir pra pista foi quando o carro começou a falhar e apareceu um cheiro forte de alcool que imaginamos ser uma leve afogada do motor infelizmente nao era começou a aparecer um vazamento na flauta de combustivel e pensamos que poderia ser um bico mal encaixado o que era praticamente impossivel mas era a unica esperança desmontamos e montamos novamente e o vazamento continuou olhamos mais a fundo e vimos que se tratava de um furo na flauta ou seja fim de track day sem nem ter começado utilizariamos este track pra fazer uma checagem geral no carro e corrigir possiveis falhas porem esta falha apareceu antes de andar com o carro por este motivo e seguindo um conselho de meu grande amigo rafael pfeifer passamos a realizar alguns testes na rua nada de velocidade apenas pra ver essas e outra falhas testes problemas e soluçoes corrigimos o problema da flauta substituimos uma de 325 que e de aço e era a original do carro por uma de aço inox utilizada nas 328 problema resolvido vamos testar em uma estrada meio deserta fomos testar o carro — isso era dia 19 de setembro e eu pretendia andar em um track no dia 20 mas como era certeza que tudo estava funcionado este teste era apenas pra aferir tudo isso mas nao foi bem assim quando funcionei o carro tudo certo nenhum vazamento e tudo ok com o motor sai pra rua e ja nos primeiros metros senti uma vibraçao principalmente na faixa das 3 500 rpm num primeiro momento achei que fosse o sistema de escape voces verao nas proximas fotos que ele foi modificado e agora passa por dentro da cabine de comandos e sai pela porta do passageiro por ser tao proximo da lataria achei que isso viria dele mas com o tempo a vibraçao foi aumentando e percebi que nao era o escape e sim o eixo carda como ja haviamos sofrido com isso no track day do encontro do bimmer brazil de 2014 pensamos que seria apenas o rolamento apesar de o carro praticamente nao tem andado desde entao como ainda era cedo achamos melhor levar o carro pra um especialista em cardan la foi constatado que alem do cardan estar desbalanceado a flange que liga o carda ao diferencial ja expliquei em um post anterior que o diferencial que utilizo e de 318 sendo assim e necessario uma flange ele e o carda devido ao desbalanceamento do carda acabou amassando o que aumentava ainda mais o problema soluçao encontrada voltar para o diferencial original sem blocante e ver se a vibraçao diminuiria senao bye bye track day fomos para oficina do riva com a ajuda do nosso amigo david e metemos a mao na massa na verdade quem fez isso foi o riva eu e o david ficamos de gerente depois de suar a camisa testamos ele no elevador e a vibraçao nitidamente tinha diminuido mas nao acabado resolvi ir para o track mesmo assim afinal ja fazia quase um ano que isso nao acontecia e eu ja nao aguentava mais agora realmente o primeiro track enfim o dia da reestreia chegou nao era a reestreia que eu desejava pois o diferencial mais curto e blocado faz muita diferença na performance do meu carro mas como nao estava em busca de performance e sim de aprendizado — pois o que realmente mudou no meu carro e eu nao conhecia era o sistema de freios com pedaleira tilton sem assistencia hidraulica nem abs — fui pra pista cheio de expectativa e curiosidade com o sistema procurei direcionar as primeiras voltas para o funcionamento de motor pra ver se estava tudo bem fiz algumas sessoes de cinco voltas e voltava para o box baixava o log da injeçao e verificava se tudo estava ok na verdade quem fazia isso era o frango que montou e acertou a injeçao com tudo em ordem no motor parti para umas voltas mais sagazes a pista estava muito cheia e ate ali nao tive a oportunidade de explorar os freios pois qualquer coisa errada poderia machucar alguem na primeira oportunidade o resultado foi esse filmado pelo amigo enrico araujo [youtube id= 2bahlhll1xa width= 620 height= 350 ] ate ver esse video muita coisa passou pela minha cabeça para entender onde eu tinha errado pois tudo foi muito rapido — alias tudo e muito rapido perto dos 200 km/h achei que pudesse ser uma leve inclinada no volante um excesso de força no pedal falta de aderencia nos pneus pista suja e por ultimo um excesso de força no eixo traseiro que foi realmente a principal causa problema eu poderia ter resolvido isso durante o restante do dia mas nao consegui chegar a esta conclusao na hora e segui o restante do dia pisando no freio de uma maneira mais suave e arriscando a frenagem cada vez mais tarde comecei o dia freando nos 200 m no final da reta do aic e terminei freando entre os 150 e os 100 m aqui segue um video onde da pra ver o volume de carros neste dia e algumas saidas de traseira nas frenagens [youtube id= iqmcfhk4g5c width= 620 height= 350 ] resumo deste track com relaçao ao carro esta muito equilibrado ele tinha um problema que saia muito de frente agora a frente esta grudada no chao aprimorando o uso dos freios acho que virao muitos tempos baixos evoluçoes ate o proximo track tinhamos que resolver o problema do carda entao mandamos para o mesmo local que havia dado aquele diagnostico e pedimos um balanceamento do carda neste processo tambem seria feita uma nova flange mas trocando uma ideia com o pessoal de la resolvemos em vez de continuar utilizando flange seria melhor fazer um cardan maior e eliminar este possivel futuro problema fizemos isso e o diferencial blocado voltou para o carro comprei tambem seis pirometros para monitorar e facilitar o acerto do carro apareceu uma jogo de rodas 18 muito leves pesam 8 7 kg numa proposta imperdivel com dois jogos de slicks fazendo uma medida mais ou menos deduzimos que as rodas caberiam no meu carro sem mexer nos paralamas fechei negocio e hora de montar as danadas o problema era fazer caber esse pneus ai obviamente nao coube e entao partimos para uma soluçao comum nestes casos o roll fender [gallery columns= 4 link= file ids= 82205 82206 82207 82208 ] o resultado visual nao ficou ruim mas nao ficou funcional a altura do carro nao pode ser essa — tem que ser bem mais baixo — e as bordas dos pneus raspariam na carroceria sendo assim nao resta alternativa a nao ser cortar os para lamas mas ai surge outro problema pesquisei na internet alguns kits de para lamas para as e36 mas nos valores atuais do dolar ficaria inviavel partimos entao para algo no mercado nacional que pudesse dar certo achamos um modelo cortamos o paralamas e montamos resultado b*sta alem de ficar horrivel nao cobriu os pneus agora vamos desenvolver algo em lata ja foi feito o primeiro para lama nesta semana este processo deve estar concluido e espero que fique a contento senao segundo track diluvio mas vamos voltar para o domingo dia 1º de novembro onde realizou se o encontro nacional com track day do bimmerbrazil aqui no aic pra garantir que estava tudo certo fizemos novamente um teste nas ruas e desta vez tudo ok infelizmente a previsao do tempo nao era das melhores e a chuva nao deu treguas neste dia pela manha choveu muito acabei nem andando na parte da tarde a pista secou mas uma leve garoa insistia em dar as caras mesmo assim o dia foi divertido cheguei a andar naquela situaçao de pista quase seca e transito caotico na casa de 1 41 medido pelo harrys pois a ultima sessao do dia nao teve cronometragem mas o tempo da cronometragem anterior era de 1 43 e batia com o harrys sendo assim este foi o segundo tempo do dia pelo menos os que apareciam na cronometragem o primeiro foi um bmw m4 na casa dos 1 35 excelente tempo para aquelas condiçoes pra este track mudei a regulagem dos freios antes a diferença entre os eixos dianteiros e traseiros era de 100 psi deixei com 300 psi de diferença na pista molhada funcionou certinho quero ver em pista seca como se comporta na ultima semana levamos o carro pra fazer um acerto utilizando os pirometros e tambem desenvolver um acerto para andar no metanol se viesse mais potencia claro [youtube id= w2rw6iyfulw width= 620 height= 350 ] fomos em um novo dinamometro aqui de curitiba mas de um velho conhecido o panzza os testes anteriores tambem tinham sido feitos por ele fizemos a primeira passada do carro e veio 184 cv na roda lembram que no inicio do post disse que a potencia na roda do teste anterior era de 167 cv de onde veio essa diferença provavelmente da temperatura que neste dia era de 23 °c e claro dos pequenos acertos que foram feitos no carro desde entao o frango foi evoluindo este acerto ate chegar em 188 cv ai passou a fazer o acerto apenas utilizando as informaçoes do pirometro e tentando equalizar as temperaturas dos cilindros e deste acerto apareceram quase 4 cv deu 191 6 cv porem havia um buraco no grafico de potencia entre 2 500 rpm ate 4 000 rpm resolvemos isso modificando o momento de entrada do vanos achado a rotaçao ideal da variaçao do comando nesta faixa de rotaçao apareceram quase 7 cv porem la em cima perdeu 4 cv eles nao apareceram novamente mas a eliminaçao deste buraco e muito melhor do que a potencia perdida la em cima na pista isso resulta em saidas de curva bem melhores todo este acerto foi feito com alcool com metanol as coisas melhoraram um pouquinho conseguimos 196 85 cv o video abaixo mostra isso [youtube id= _k1iizfa44i width= 620 height= 350 ] aqui abaixo estao os graficos de potencia o primeiro grafico ilustra o buraco que havia no mapa anterior ao ajuste do vanos comparando com um acerto no metanol — reparem que mesmo sendo combustiveis diferentes o ganho nesta faixa foi mais de 15 cv o segundo grafico compara o melhor acerto com etanol com o penultimo acerto usando metanol [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 82227 82228 ] por enquanto e isso pessoal proxima meta agora e andar abaixo dos 3 00 na subida da montanha de campo largo no dia 29 de novembro a seguir vou por um pouco de fotos com legenda pra explicar cada uma delas vista geral do motor aqui em detalhe a bomba da direçao hidraulica e este tudo de aluminio faz parte do sistema de incendio os reservatorios de freio e embreagem e o sistema de camber plate o sistema de escape saida lateral do sistema de escape vista geral do interior onde da pra ver o tanto que meu banco foi para tras detalhe para o acionamento externo do extintor e chave geral tanque de combustivel detalhe dos manometros de pressao dos freios detalhe do outro tudo do sistema de incendio novo retrovisor sistema pra induzir o ar para o radiador detalhe para os acionamentos de motor bomba combustivel bomba hidraulica luzes e limpador de parabrisas juntamente com a chave geral e o botao para balanceamento dos freios por fabio baggio project cars #123
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