bom pessoal conforme prometido no segundo post hoje vou trazer o projeto para os dias atuais e relacionar o que vem pela frente como comentei depois de virar 1 40 828 no autodromo de curitiba aic usando pneus slick tomei uma decisao que seria a mais dificil porem a mais sensata tratando se de um carro de pista instalar a rollcage isso acabaria de vez com um carro de rua em contrapartida nao transformaria minha diversao em um risco ou melhor diminuiria este risco sendo assim mandei meu carro pra sao bento do sul sc pro pessoal da ff racing famosa preparadora aqui do sul com inumeros titulos em diversas categorias para executar o serviço neste processo tambem foi instalado um cinto de seis pontos e os braços de controle da suspensao traseira feitos pela vac motorsports que alem de aliviar o peso da suspensao por serem de aluminio permitem ajuste de camber os vidros traseiros foram substituidos por lexan os vidros das portas eu ainda nao havia achado uma soluçao pra substitui los pois como nao ha coluna nas portas nao era possivel fixa los aqui vao algumas fotos do processo e aviso aos mais conservadores que cenas fortes virao a seguir [gallery link= file columns= 5 ids= 20485 20487 20489 20488 20490 ] rollcage instalada hora de testar o carro essa estreia foi muito legal pois foi na pista da fazenda capuava um lugar belissimo e uma pista bem seletiva infelizmente choveu o dia todo mas pude perceber que como o carro estava totalmente travado devido a gaiola o meu set up de suspensao ja demostrava que nao seria suficiente para esta nova fase e eu precisaria fazer um novo investimento mas isso ficou pra bem depois no primeiro track que fiz no aic com o carro engaiolado confirmei o que eu havia achado sobre a suspensao parece que o carro ficou perdido os slicks a suspensao de rua e a rollcage nao estavam conversando entre si e meus tempos começaram a ficar mais altos por dois motivos bem obvios maior peso e aumento no desgaste dos pneus slick — que a essa altura ja estavam bem rodado como os slicks estavam quase no fim resolvi começar a andar com pneus de rua como eles tem menos aderencia que os slicks parece que eles conversaram melhor com o setup e o carro ja nao parecia tao mole quanto antes como o pneu agarra menos o carro tambem inclina menos e consequentemente parece estar mais nos trilhos andei assim por mais de dez track days virando perto de 1 42 altos estava me divertindo bastante ate que o carro começou a dar umas leves fumadas resolvi abrir o motor pra fazer uma preventiva achando que podia ser vedador de valvulas — algo comum de acontecer nas e36 mas a preventiva veio tarde havia um pistao furado e o danado fez o favor de danificar o cilindro ou seja perdi o bloco do motor isso me desanimou no começo mas bola pra frente acabei comprando a parte de baixo do motor m52 de um 328 e montei virabrequim e biela dele com todo o resto do meu m50 ficou um hibrido como comentei em outro post toda quebra acaba se transformando em um novo upgrade nesta fase entrou um coletor de escape da m3 europeia e um baffle de carter da vac motorsport como o carro estava parado aproveitei pra fazer a suspensao tambem e dessa vez 100 % voltada para as pistas e isso ficou a cargo novamente da ff racing onde foi desenvolvido um sistema coilover na frente e atras [gallery columns= 5 link= file ids= 20492 20493 20496 20495 20494 ] carro montado hora de testar mas nao aparecia nenhum track day pra isso porem apareceu algo bem mais desafiador a subida de montanha de campo largo pr com um certo medo me inscrevi e apesar de carro totalmente diferente do que eu estava acostumado e um traçado desafiador venci em minha categoria com o tempo de 3 05 29 fiquei em 6° na geral isso foi muito estimulante pois nunca havia competido em nada muito menos algo relacionado as corridas voltar com um trofeu de primeiro lugar pra casa foi indescritivel [youtube id= 9addq0x7usa width= 620 height= 350 ] mas era hora de ver o resultado destes ups onde eu tinha referencia o aic entao la fomos nos e o resultado foi surpreendente parecia outro carro estava totalmente nos trilhos agora o conjunto de gaoila suspensao e pneus yokohama neova estavam conversando perfeitamente os tempos começaram a baixar novamente mas ainda estavam longe dos 1 40 828 que fiz com os pneus slick muitas coisas foram surgindo ventoinha eletrica um alivio de peso aqui outro ali troca do volante mas nada muito significativo mas os tempos ali ficavam na casa de 1 41 alguma coisa tinha que ser feita mas antes disso realizei um dos meus sonhos andar em interlagos ali pessoal me senti em alpha estava onde tantos idolos ja passaram e minha estreia nao foi feia apesar de ter quebrado uma bieleta logo no começo do dia no fim andei o dia inteiro com ela quebrada e ainda virei 2 06 045 — nada mal para a primeira vez veja como foi [youtube id= g2d8cple0uy width= 620 height= 350 ] mas voltando ao aic algo precisava ser feito para os tempos baixarem a soluçao menos peso acima comentei que nao havia encontrado uma maneira decente de substituir os vidros das portas por lexan mas com um fim de semana ocioso em casa e um computador na mao procurei soluçoes na grande rede e encontrei uma bem legal e tem mais eu poderia retirar o miolo das portas e as barras de proteçao lateral pois elas ja nao eram mais necessarias com a gaiola instalada no domingo mesmo mandei um zapzap pro riva meu amigo e mecanico com as imagens que havia encontrado e pedi pra ele meter a serra eletrica nas portas na segunda de manha ele ja me mandou este video [youtube id= wujbzzoocog width= 620 height= 350 ] eficiente o rapaz nao o resultado ficou assim voces nao imaginam a diferença que isso fez no carro parecia que havia adicionado alguns pocotos no motor ficou muito mais agil mas no primeiro teste no aic nao deu pra ver o resultado no cronometro pois meu tanque de combustivel furou e o track acabou mais cedo pra mim mas lembram que cada quebra vem um up esse up veio em forma de um tanque racing da atl famosa fabricante de tanques de combustivel pra carros de corrida a instalaçao deste tanque foi feita no porta malas atras do eixo traseiro o que melhorou muito a saida de curva mas a mudança de local do tanque acabou deixando um buraco no assoalho do carro o que nao e nada bom pra aerodinamica algo teria que ser feito ali ja falo disso mais adiante com a mudança do tanque fomos pra pista otimo carro rapido tudo certo mas o tempo ainda nao havia melhorado cheguei a pensar em trocar o piloto mas nesta equipe so tem vaga pra mim em contrapartida nao preciso de copiloto pra virar tempo certo somei banco e o peso do passageiro isso passa facilmente de 100 kg na maioria dos casos — sem contar o fato de eu ser 100% responsavel por esta pessoa ali ao lado nao seria nada agradavel carregar nas costas a culpa de alguma fatalidade entao adeus banco do carona no seu lugar agora reside a bateria melhorando a distribuiçao de peso agora sim as coisa mudaram no primeiro teste no aic vi os resultados mas o tempo nao veio mas como o carro melhorou na outra tentativa eles mudaram e como mudaram 1 39 433 com pneus sulcados mas senti que dava mais [youtube id= ptqa4xdqjue width= 620 height= 350 ] voltando ao buraco do assoalho como sempre fiz mais um up decidi fazer um assoalho plano em todo o carro isso esta em desenvolvimento mas alguma coisa ja foi feita a serra eletrica entrou novamente em açao e modificamos o local de saida do escape — hoje ele sai pela lateral um pouco atras da porta esquerda para poder liberar a traseira para um futuro difusor/extrator so isso ja trouxe resultados no primeiro teste com o assoalho parcialmente pronto mais uma queda no cronometro 1 38 719 [gallery link= file columns= 5 ids= 20476 20475 20474 20471 20470 ] e aqui vai o video espero que seja momentaneo do meu melhor tempo do aic que foi no ultimo dia 15/08/2014 [youtube id= yqizreoq5no width= 620 height= 350 ] posso dizer que o carro esta no caminho certo agora nas ultimas tres idas a pista todas apresentaram quedas de tempo e claro cada vez mais me desenvolvo tambem como piloto — isso tambem ajuda ne os proximos ups do carro sao terminar o assoalho e outras coisinhas mais mas conto tudo no proximo post — e de preferencia com um novo record no aic ate la por fabio baggio project cars #123
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