No primeiro post do meu Project Cars detalhei o meu amor pelos Deltas e todos os Lancias que tive até ao momento. Agora vou falar sobre o meu mais recente projeto.
Racional vs. Emocional
Ter um Integrale é o sonho da maioria dos donos de Deltas portugueses, mas esse desejo acaba esbarrando no seu preço de cerca de R$ 60.000, na quase inexistência de peças, nos altíssimos custos de manutenção e no consumo de gasolina absurdo.
Já um HF Turbo é um carro barato, sai por entre R$ 3.000 e R$ 12.000, com consumo e manutenção aceitáveis. Na parte estética, com exceção de alguns alargamentos exteriores e das rodas, as últimas versões ou as alteradas são exatamente iguais ao Integrale 16v (ver comparativo abaixo). Além disso, a sua condução é extremamente divertida, fazendo dele o Delta mais popular.
O HF Turbo vem equipado de fábrica com um motor 1.6 Turbo 8v que gera 142c v. A caixa de câmbio, assumidamente esportiva, tem relações curtas e precisas. Como a direção hidráulica é um item exclusivo do Integrale, é preciso um pouco de esforço para fazer uma baliza, mas em estrada é fantástica. Já a suspensão e os quatro freios a disco fazem o seu serviço, mas não mais que isso.
Acho que já perceberam sou um grande fã do HF Turbo e, por incrível que pareça, depois de ter um Integrale e me aperceber de todos os prós e contras, ainda fiquei mais.
O Projeto
Como muitos de vocês, vejo diariamente classificados e, por vezes, compro algumas peças raras que surgem a bons preços. Um dia encontrei por acaso o anúncio de um HF Turbo 1990 com 140.000 km em estado razoável, um bom preço e ainda a informação de que era negociável. Eu tinha que tentar! Em poucos dias fechei negócio pela metade do valor anunciado. Para fazer esse investimento, vendi o meu Lancia Delta LX. Foi uma decisão difícil, mas ele precisava rodar para continuar a ser o carro que era. E eu tinha um novo projeto em mente.
A ideia é simples: fazer o HF Turbo dos meus sonhos e, como tenho tempo, essa aventura tem se mostrado extremamente divertida e econômica. Neste momento já tenho tudo o que procurava: o raro interior Recaro de couro preto perfurado, o volante da Momo edição especial Martini Racing comemorativa do primeiro WRC vencido por um Delta, as rodas de 15 polegadas pretas e o aerofólio do Integrale, discos dos freios perfurados, além de algumas peças em falta ou que precisavam ser substituídas. Agora resta montar tudo e fazer um pequeno reparo no motor e na embreagem que deixarão o carro como novo.
Ao longo deste projeto pretendo divulgar fotos e vídeos para que percebam que o HF Turbo só não é um carro mais popular porque sempre viveu na sombra do seu irmão mais velho – o Integrale. Até o próximo post, pessoal!
Por João Pedro Batista, Project Cars #125