as vezes um planejamento para qualquer projeto de nossa vida falha as vezes nosso desejo subestima a realidade as vezes a realidade nao prioriza nosso desejo o problema nao e o planejamento falhar o problema e o planejamento ser rigido e nos levar a desistir de tudo temos que ser maleaveis e flexiveis o suficiente para que nossos planejamentos possam ser alterados de maneira que nossos sonhos e desejos sejam atendidos parcialmente e que permita uma evoluçao ate o desejo final assim nos motivamos de alguma maneira e temos um resultado final que seja diferente de decepçao deixando de lado toda essa filosofia pessoal a realidade e que a picapeta nao pode manter o projeto turbo para competir na categoria de arrancada dt a dianteira turbo a pelo menos nos proximos quatro ou cinco anos do começo de 2014 em diante ocorreram diversas alteraçoes na minha vida pessoal e profissional que nao me permitem continuar um projeto tao dispendioso quanto um carro dt a optei assim por fazer algo com menor custo e que pudesse ter diversas fases para que sempre esteja motivado em 2014 e 2015 nao tive a oportunidade de participar de nenhuma arrancada e a vontade de correr esta ficando gigantesca nao posso ficar 5 anos afastado disso entao o projeto agora vai seguir o caminho aspirado voltando a correr nas categorias desafio e conforme a evoluçao do projeto acontecer diminuindo o tempo do percurso havera a tendencia de ir para uma categoria profissional chamada do dianteira original ate março de 2014 residia em brasilia/df e o que tinha proximo de mim eram pistas de arrancada de 402 m brasilia e goiania depois dessa data comecei a residir em araraquara/sp e proximo de mim tenho agora so pistas de 201 m piracicaba/sp e uberlandia/mg ruim por um lado excelente por outros e uma das boas noticias e que a picapeta tem sido muito forte nos 201 m tenho meu melhor tempo de 9 1 s em brasilia com uma altitude de 1100 m ressaltando que para motores sem pressao positiva existe uma perda de 1% de potencia para cada 100 m de altitude meu melhor tempo nao foi em goiania altitude de 600 m porque fiz melhorias na exaustao da picapeta para a etapa de brasilia quem acompanha a arrancada sabe que tenho tempo de carros turbos com mais de 250 cv nesses 201 m a motivaçao de fato e o item mais importante em um projeto ate mais do que o item financeiro quando voce entra em um projeto desse tipo tudo que voce tem ao redor e contra voce com exceçao de alguns amigos e alguns dos familiares que te entendem que sao poucos tudo e complicado a politica e organizaçao de arrancada nao te motivam nao existe patrocinio para a maioria muito menos para mim nao existe premio caso venha ganhar uma etapa ou campeonato nao na minha regiao fazer um carro que nao tenha motor ap nao seja boxer gm l6 ou ford v8 voce ja precisa de um pouco de paciencia fazer um gm 16 v um pouco mais um bloco alto 2 2/2 4 16v mais ainda um gm 2 4 16v brasileiro ja começa a chegar no limite da paciencia agora pega este motor e coloca em um corsa ja era e uma batalha diaria conseguir fazer um projeto desse tem duvidas procura uma coisa simples um pistao com dome para este motor so encomendando para um fabricante bom pelo menos existe um caminho e ainda falando de motivaçao um projeto dt a nao tem etapas e inicio e fim depois acertos somente voce pega uma quantidade acima de 100 mil reais injeta em uma unica vez no seu carro e espere ficar pronto depois va testar por que isso voce precisa de um motor de pelo menos 1000 cv para ser competitivo entao voce ja precisa comprar tudo que suporte e atenda a isso voce nao pode fazer um carro de 600 cv e depois ir melhorando voce vai gastar o dobro assim bom se voce tem um motor de 1000 cv voce precisa do melhor cambio da melhor embreagem do melhor pneu enfim voce precisa do nivel mais alto de todo equipamento depois disso tudo a evoluçao e acertos e ajustes se quiser mais tem que mudar de categoria da maneira que estou pensando agora a motivaçao vai ser constante existirao muitas etapas de evoluçao do projeto eu posso modificar um unico item e ir participar da arrancada para checar a evoluçao assim invisto parceladamente estudo cada item com mais profundidade ja que terei um tempo bem maior para cada etapa mato a vontade de correr mais vezes e mantenho a motivaçao em alta taxa de compressao na minha visao um projeto aspirado envolve muito mais estudos do que um projeto turbo ou qualquer outro de pressao positiva gosto de desenvolver meus projetos sempre partindo do ponto de diminuir as perdas que todo motor possui para depois desenvolver a faixa de rotaçao de trabalho as perdas sao representadas inversamente pelas eficiencias termicas mecanicas e volumetricas para um projeto aspirado a eficiencia volumetrica em geral modifica a faixa de rotaçao de trabalho no meu ponto de vista deve ser a ultima a ser alterada a eficiencia mecanica e bem criteriosa bastante trabalhosa e tem um custo beneficio alto entao deve ser espalhada durante o desenvolvimento do projeto aproveitando as fases de desenvolvimento das outras eficiencias meu ponto inicial entao e atraves da eficiencia termica e um dos itens mais importantes para trabalhar nesse ponto e a taxa de compressao o aumento da taxa de compressao na realidade influencia em alguns pontos aumento do pico de pressao da combustao e consequente aumento da potencia em toda faixa de rotaçao aumento da eficiencia termica reduçao do consumo especifico de combustivel o motor 2 4 16v tem sua taxa estatica de compressao no valor de 10 1 a ideia inicial e ficar acima de 13 1 aproximando se de 14 1 o fabricante iapel tem em seu catalogo para pedidos pistoes com domes para 13 8 1 este que sera utilizado em valores medios o pico de pressao de combustao no motor original e de aproximadamente 1000 psi com esta nova taxa de compressao o pico de pressao salta para 1380 psi aumento de 38% mas isto nao significa que terei 38% de aumento de potencia pois estamos falando de pico de pressao e para potencia analisamos uma regiao abaixo da curva e nao so um ponto da curva uma breve historia da taxa de compressao em motores ciclo otto durante os primeiros 40 anos a taxa de compressao aumentou vagarosamente entre 2 5 e 4 5 limitado pela baixa octanagem dos combustiveis na epoca em 1923 foi introduzido aditivo no combustivel e isto permitiu um rapido aumento na taxa de compressao no periodo entre 1942 e 1945 nenhum automovel foi produzido devido a segunda guerra mundial um rapido aumento na taxa de compressao na decada de 50 quando os muscle cars se tornaram populares nos eua principalmente na decada de 70 a taxa de compressao voltou a cair devido a retirada do aditivo do combustivel devido a exigencia de leis ambientais contra poluiçao na decada de 80 e 90 melhores combustiveis e desenvolvimento tecnologico das camaras de combustao permitiram o aumento na taxa de compressao conforme falado anteriormente foi encomendado pistoes iapel hxp tipo box com dome e 88 00 mm de diametro original e 87 50 mm tudo parecia perfeito ate começarmos a comparar com os pistoes originais e calcular a nova taxa de compressao ainda no papel a taxa de compressao variava em torno de 17 5 1 ressaltando que o solicitado era para 13 8 1 conversando com a intermediaria da compra dos pistoes esta entrava em contato com a iapel e foi recomendado que nos montassemos tudo e fizesse a mediçao volumetrica o que chamamos popularmente de buretar montamos entao e foi feito a mediçao nao sendo surpresa para ninguem mais 16 8 1 de taxa a iapel manteve sua postura de produto correto e que fizemos algo errado e nos mantivemos a nossa postura de que eles nao tem pratica com esse motor x24se prejuizo imenso em homens/horas e mais custos com fresagem mas para compensar a hanks performance elaborou um esquematico de onde retirar material do pistao e fez um belo serviço nos pistoes ainda foi necessario duplicar a junta de cabeçote para ganhar mais 1 mm e destaxar ainda mais os pistoes de motor a diesel decepçoes e mais decepçoes para trocar os pistoes e necessario abrir o motor entao faça tudo que tiver que fazer solicitei bielas mais resistentes tambem forjadas perfil h no site dizia bielas para motores familia ii 16 v mandaram bielas de 148 mm de centro a centro diametro de munhao de 52 mm e espessura de colo de 26 3 mm erraram no ultimo nos 16v a espessura de colo e 22 00 mm ai nao entra ne mais gastos com fresagem acredito que pela maioria dos preparadores utilizarem o virabrequim da s10 que e 8v e tem o mesmo curso de 100 mm tem a espessura de colo de 26 3 mm entao cometeram esse erro comprei tambem uma placa de reforço dos mancais das marcas mais famosas no brasil primeiro eles consideram que voces usa capa de mancal forjada que teria sua superficie superior reta e teria contato total com a placa mas usando as capas de mancal original elas nao sao retas e assim so tem um ponto de contato assim voce deve usinar tuchos para entrar nesse espaço e criar mais pontos de contato e reforço segundo esqueceram se de fazer dois furos de passagem de oleo lubrificante erro imperdoavel nao percebemos na montagem e quando o motor inteiro estava pronto e partiu como o oleo nao tinha por onde passar jogou a pressao no retentor do virabrequim e a jogou para fora nesse dia a casa caiu legal para arrumar toda essa lambança das 18 00 as 03 00 da manha ja que pretendiamos estrear naquele fim de semana so para constar comprei pratinhos de molas de aço para esse motor 16v nacional vieram pratinhos de aluminio otimo ate que enfim errou mas para melhor nada so deus sabe de que carro e isso estao jogadas por ai motor com grande aceleraçao e bom retirar a polia original da roda fonica que fica no interior do motor e colocar uma externa geralmente se rompem os parafusos do suporte da roda fonica original assim compramos uma polia externa de marca nova no mercado nacional veio com os furos descentralizados bomba de combustivel nacional de empresa recente que gasta grande quantias em marketing a bomba queimou sem o carro andar essa foi para a garantia e decepcionante ter que lidar com empresas brasileiras que nao conhecem os motores para os quais estao produzindo peças outras com padrao de qualidade inferior etc nada que eu comprei aqui veio com manual lojas online desprezam a lei de comercio online que diz que todos os produtos devem ter suas descriçoes completas e corretas obviamente mas se quiser e assim o dificil e manter a motivaçao dita la no inicio e eu encontro essa motivaçao nesse video abaixo ainda com comandos originais e combustivel alcool em inicio de acerto na ms 2 racing [youtube id= dhgivmxb b4 width= 620 height= 350 ] agradecimentos as empresas pro drag de uberlandia/mg equipe que esta fazendo minha picape a hanks performance de uberlandia/mg responsavel pela montagem e alteraçoes internas do motor e a lj racing de itumbiara/go que fez muitos serviços e me ajudou muito ate esse momento nas fotos voces podem perceber que muito ja se avançou tentarei comentar os demais itens em proximos artigos grato a todos pela paciencia abraços por weverton vilas boas project cars #13
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