fala galera depois de apresentar meu lada samara e o que pretendo fazer com ele nesse segundo post vou comentar a primeiras manutençoes e contar alguns fatos na epoca que adquiri o carro ainda vigorava o controlar e como o carro nao possuia algumas peças originais como o carburador de gol 1 0 achei melhor transferi lo para praia grande sp desci para o litoral tres vezes e na ultima descida no dia 2 de janeiro o ultimo dia pra trocar a placa pois havia solicitado um par novo e a estrada estava um caos fui pela anchieta tranquilamente com transito normal a viagem foi feita em uma hora cheguei troquei as placas rapidamente e quando comecei a viagem de volta topei com o transito completamente parado fiquei um pouco receoso quanto ao comportamento do carro pois eu estava longe de casa num transito absurdo num calor infernal e me sentindo um alien no meio de tantos carros novos e cheios de gente que me olhava como se dissessem esse carro nao aguenta ou vai parar logo felizmente isso nao aconteceu chegou a ser engraçado ver muitos carros mais novos parados no acostamento por superaquecimento a natasha subindo a serra normalmente como a guerreira que e foi muito engraçado mas nao foi 100% como parece o carro começou a falhar num trecho da subida da imigrantes e eu com receio de desligar o carro e ficar com ele parado resolvi seguir em frente com ele falhando mesmo consegui manter uma velocidade e continuei viagem chegando em casa descobri o problema um cabo de vela solto agora com o carro no meu nome comecei a listar o que precisaria ser feito urgente manutençoes nos meus deslocamentos pra resolver a situaçao do carro constatei algo que precisava ser resolvido barulho na roda dianteira direita que o antigo dono ja havia relatado e os freios que nao estavam 100% mas antes de começar a mexer no carro comprei um item que achei que combinava com a proposta do carro uma mascara de gas sovietica da segunda guerra e com o filtro novo agora sim posso ir pra guerra e sempre bom estar preparado para mexer em um lada aproveitei que o carro estava no cavalete e fiz uma geral o que precisaria ser trocado dois pivos inferiores duas bieletas os flexiveis de freio rolamento da roda direita e o coxim traseiro esquerdo correia do alternador estava pronta pra quebrar coifas da homocinetica troca de oleo e filtros instalaçao de uma mufla no carburador e mangueira do respiro do oleo depois de detectar o que precisava ser trocado onde achar as peças bom comecei pelo mercado livre mas nao achei quase nada so comprei a mufla para o carburador continuei pesquisando e encontrei a loja que tinha adquirido o antigo estoque da bomer a antiga concessionaria da lada e muitos ladistas conheciam liguei la combinei de ir a loja e fui muito bem atendido — melhor ainda os preços nao eram exagerados em relaçao aos carros populares e mais caro sim infelizmente e o preço que se paga por ter um importado antigo e raro comprei todas as peças que precisava e alem disso peguei outras peças para fazer um estoque como os piscas laterais originais e novos chave de seta estava com uma de monza adaptada e outros menores pois a loja fica muito longe fiz um pacote e fui pra casa feliz e determinado trocamos o rolamento em casa mesmo sem auxilio de prensa foi ate relativamente facil e rapido se nao fosse meu pai e seu espirito de mcgyver olha o estado do rolamento quando retiramos a manga de eixo todo quebrado e depois de montado nao demoramos 10 minutos pra sacar o rolamento velho e colocar o novo a suspensao do samara e muito resistente no teste de longa duraçao realizado pela quatro rodas na epoca o samara foi reprovado mas eles elogiaram sua suspensao que aguentou firme ao longo de todo o teste nesse meio tempo enquanto eu mexia na suspensao do carro meu pai foi me dando uma força e tirando as leves batidas que o carro tinha nas duas portas ele tambem lixou boa parte do carro pra tirar o aspecto de couro de cobra que tinha a pintura ela ficou meio esbranquiçada mas em geral o carro ficou bem mais alinhado apos a montagem da suspensao fiz a troca da correia do alternador e instalaçao da mufla so nao troquei a correia dentada pois nao tinha a peça em maos e nao sabia o procedimento correto aproveitei e retirei o retrovisor direito de fusca que o antigo dono instalou e nesse tempo consegui achar um retrovisor original usado de um senhor que mora na av paulista e esta reformando um samara ele conhece muito do carro e me deu dicas preciosas sobre o modelo alem do retrovisor ele tinha outras peças que acabei comprando reservatorio de agua do parabrisa tampa de acabamento do amortecedor os botoes do pisca alerta farois de neblina e desembaçador novos e na embalagem alem de algumas peças de acabamento depois resolvi mexer na parte interna começando pelo volante o original e muito feio e estava todo detonado fui pesquisar pra saber se os volantes da linha laika e niva cabiam no samara e infelizmente nao sao compativeis pois existe cubo para volante esportivo pro laika e niva bem ninguem falou que seria facil fui pesquisar no ebay e so achei um cubo da momo na alemanha e o vendedor nao mandava pro brasil e agora saquei o volante original e percebi que havia uma especie de cubo instalado originalmente no volante preso por pinos prensados levei o volante pra um amigo torneiro que trabalha ate tarde pois costumo mexer no carro ou de noite ou nos sabados e falei pra ele o que queria fazer ele pediu pra deixar o volante e disse que iria fazer um orçamento e me ligava dentro de alguns dias ele retirou os pinos prensados preencheu com solda algumas partes e fez os furos para os parafusos e pronto bastou instalar o cubo novo e o volante que eu quisesse em principio vou usar esse que peguei em uma divida e pra finalizar uma arte do que fiz no proximo post conto os problemas que tive na parte interna no carro que me consumiram muito tempo e resultaram em brigas e discussoes em foruns ate la por ricardo pires project cars #134
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