FlatOut!
Image default
Project Cars Project Cars #140

Project Cars #140: equipando um Engesa 4 para cruzar a América

Se eu tivesse de definir o que é ter um Engesa como carro de uso diário eu diria que é como conviver com uma criança de dois anos. Só faz barulho, só faz sujeira, mas se alguém tentar tirá-la de você é caso de morte. Frases do tipo “ele se comportou bem hoje, até fui ao mercado com ele”, não são incomuns. Existem algumas razões para isso. Muitos dizem que a Engesa foi o ápice da engenharia brasileira. Se isso for verdade, então os pobrema são dois — em termos de projeto esse jipe tem vários defeitos no uso civil, lembrando sempre que ele é um veículo militar sem aspirações de ser um Range Rover. O primeiro é que a diferença no ângulo entre a barra Panhard e a barra de direção fazem com que o carro originalmente seja um caçador de frango. O eixo original dianteiro, Dana 30, é até bom para os pneus originais 7.50x16, porém, qualquer uso off-road exige pneus maiores que isso — bem maiores. Por isso ele acaba muito sujeito a quebras quando exigido em condições difer