se eu tivesse de definir o que e ter um engesa como carro de uso diario eu diria que e como conviver com uma criança de dois anos so faz barulho so faz sujeira mas se alguem tentar tira la de voce e caso de morte frases do tipo ele se comportou bem hoje ate fui ao mercado com ele nao sao incomuns existem algumas razoes para isso muitos dizem que a engesa foi o apice da engenharia brasileira se isso for verdade entao os pobrema sao dois — em termos de projeto esse jipe tem varios defeitos no uso civil lembrando sempre que ele e um veiculo militar sem aspiraçoes de ser um range rover o primeiro e que a diferença no angulo entre a barra panhard e a barra de direçao fazem com que o carro originalmente seja um caçador de frango o eixo original dianteiro dana 30 e ate bom para os pneus originais 7 50x16 porem qualquer uso off road exige pneus maiores que isso — bem maiores por isso ele acaba muito sujeito a quebras quando exigido em condiçoes diferentes do projeto original outro problema e a ausencia de caixa reduçao; o engesa original tem um cambio clark 240v com a primeira modificada para atuar como uma marcha reduzida o grande trunfo do engesa por outro lado e sua suspensao helicoidal com um curso longo esse jipe sempre encontra traçao em algum lugar e impressionante ve lo em açao num lamaçal ou erosao para um engesa atolar a situaçao tem de ser muito ruim e nao ha troller toyota ou willys que tenha desempenho igual isso explica tambem a extrema valorizaçao destes jipes e praticamente impossivel achar um engesa barato e se voce se achar procure um mais caro porque vai custar menos para faze lo andar bem os engesa semelhantes ao meu hoje estao na casa dos r$ 60 000 e o marrua que e o engesa zero km feito pela agrale custa r$ 140 000 so o exercito compra entao entrando nas modificaçoes do meu engesa rapidamente o motor original era quatro cilindros de opala fiz um upgrade para um maxion s4t plus com uma turbina um pouco mais nova que me deu 156 cv e 48 mkgf rodando 11 km/l nos eixos acabei optando por um powertrain completo do toyota bandeirante com cambio de quatro marchas caixa de reduçao e transferencia e eixos da ultima geraçao da bandeirante e uma receita bem segura onde a durabilidade e a metrica porem a escolha desse conjunto e tambem voltada ao meu plano de expediçao o bandeirante e o jipe mais comum de toda america latina com um mercado de peças pleno em qualquer pais que eu decida visitar e o maxion s4t foi desenvolvido originalmente pela massey ferguson — e muito comum achar tratores com esse motor em qualquer lugar portanto este e um conjunto que me desobriga a levar um estoque de peças de manutençao nao sera preciso por exemplo levar um conjunto de aneis de pistoes ou caixa de planetaria ha outros aspectos sobre preparar um carro para expediçao como transforma lo num local de convivencia afinal o carro tera que servir de guarda roupas cozinha mas isso e assunto para um outro post por enquanto vou me concentrar em acertar a mecanica para encarar o frio [gallery link= file columns= 4 ids= 22215 22213 22212 22211 ] nos pneus adotei balanceadores dinamicos pela melhor eficiencia no conjunto e muito legal ver como estabilizam o pneu depois de atingir uma dinamica de giro constante isso e importante pois a variaçao de temperatura afeta esta regulagem ao passar a noite na neve a condensaçao interna no pneu muda sua forma o frio baixa a pressao dos pneus ao ponto de eles parecerem murchos e ao voltar a rodar essa pressao se estabiliza devido ao maior calor gerado pelo pneu murcho entao o balanceamento das rodas se altera completamente dependendo do periodo do dia [youtube id= 4vualngtyfw width= 620 height= 350 ] para garantir a visibilidade comprei palhetas de limpador novas antes de pegar a estrada adicionei anti congelante no reservatorio do lavador dos vidros quanto as luzes optei por um conjunto de farois de led com 120 w gerando 10 540 lumens em adiçao aos atuais h4 bi xenon ja existentes quanto a alimentaçao do motor o ciclo diesel tem uma vantagem mesmo congelado ele se torna uma especie de graxa e nao uma pedra entao comprei um aquecedor movido aqueles pequenos bujoes de propano que se usa em lampioes antigos para aquecer o tanque quando necessario alem disso tambem comprei algumas latas de alcool isopropilico em spray usado para limpar placas e equipamentos eletronicos que voce pode espirrar nas linhas de combustivel para dissolver qualquer gelo que tenha se formado alem disso o s4t ja e um sistema mais moderno que os primeiros motores diesel com bicos aquecidos entao adicionei uma vela aquecedora movida a querosene para que a partida tenha um auxilio extra outro ponto tambem e que se voces reclamam da gasolina e por que nunca tiveram que abastecer com essa droga de biodiesel que vendem por aqui numa boa sou a favor de qualquer coisa que seja para melhorar o meio ambiente mas voces ja pensaram em colocar um combustivel que apodrece em 15 dias no tanque ja imaginaram ter oleo de fritura usado no seu tanque e com isso que adulteram o nosso diesel e nossos filtros entopem com borras que ficam flutuando no tanque com isso tive de colocar um filtro racor extra na saida do meu tanque aqueles de decantaçao que tem um copo para voce jogar fora o que nao presta a cada tres dias forma se 2 cm de borra decantada nele no frio a dica mais basica e viver com o tanque cheio afinal e mais dificil de congelar um volume maior de liquido sempre antes de dormir tente encher o tanque nos freios troquei os fluidos pelo dot4 ate que se mantem fluido ate 40ºc espero nao passar deste ponto fora isso e muito mais seguro que se use o cambio como freio de estacionamento por nao haver risco de congelamento do fluido causando a parada do carro afinal o fluido vai se misturar com agua durante o uso do sistema a parte eletrica precisou de atençao tambem pois baterias e frio extremo sao coisas que nao combinam pretendo comprar uma manta termica ou material similar para tentar manter a bateria com alguma carga pela manha alem disso vou instalar uma chave geral para que nao haja roubos de carga por nenhum equipamento e claro levarei o bom e velho cabo de chupeta alem disso estou instalando um sistema de 110 volts para manter alguns equipamentos mas isso e para outro post refrigeraçao ainda em estudo se consigo trazer alguns galoes de evans waterless cooler que exige a troca de toda agua do sistema por este liquido que nao e baseado em agua nao congela e nao ferve mas e complicado importar isso dos eua se nao der certo tentarei usar alguns aditivos especificos para o frio e altitude o maior problema de cruzar os andes com um veiculo destes e que na altitude de 4 300 m a agua vai ferver perto de 60ºc ou seja quanto menos agua no sistema mais garantia de que nao havera pressao excessiva nas mangueiras e que sempre havera um liquido capaz de refrigerar o sistema quanto as vedaçoes usarei kpo em tudo que e fresta borrachas devem ser lubrificadas com wd 40 ou dispersante de agua similar assim como maçanetas a agua pode condensar e travar o mecanismo ta pensando que subir o aconcagua de carro e moleza vai la e agora um pouco de conforto eu tinha uns bancos concha que eu odiava um dia o rod do dkc foi fazer uma trilha comigo uns 15 dias depois ele me liga e diz que tem um amigo interessado nos meus bancos e se eu os venderia honestamente pra mim aquilo era lixo mandei o endereço da oficina que meu jipe estava recebendo o novo motor e 20 minutos depois me liga um cara dizendo olha eu te dou dois bancos de audi a3 na troca o que mais voce quer so falei pro meu mecanico desmonta logo antes que ele mude de ideia sem saber eu que tinha dois recaro a8 de competiçao no jipe que vao pro corrado dele o arved e meu vizinho virou um bom amigo e pra ambos foi o melhor negocio possivel agora estes bancos estao anunciados novamente porque comprei um conjunto de bancos de windstar conforto e primordial para 12 000km de estrada o radio agora tem mp3 e tudo mais antes nem teto tinha sim isso por que os engesa nao tem teto 99% usa capota de lona que nao serviria pro meu caso comprei uma envemo original do carro linda ainda veio uma dachshund de troco entao agora tem ate vidro eletrico o ar condicionado e o proximo item a ser instalado no carro ate o fim do ano vem ainda consertei o desalinhamento entre as barras panhard e de direçao tendo de fazer um rebaixo de 1 5 no braço pittman subir 2 no suporte da barra de direçao no lado inferior fiz sob encomenda um jogo de coroa e pinhao com 26% de alongamento na relaçao original foi de 10x37 para 12x35 que envolveu muitas horas de torno e por isso reduzi os pneus de 35x12 5r15 por 285/75/17 visando uma melhor estabilidade do conjunto usando rodas de hilux aro 17 chega de escrever por hoje depois vem mais ainda sobre a mecanica ate la por guilherme netto project cars #140
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