salve galera este post esta recheado de coisas novas algumas mudanças de direçao e passos cautelosos mas sempre com diversao e pe no porao tropeços vamos começar pelo mais chato nao e novidade que o sistema de direçao dos focus fiesta ecosport e ka nao sao exatamente sistemas robustos que aguentam o tranco chegou a minha vez de ter serias dores de cabeça com esta porcaria o primeiro pe no saco foi em interlagos apos andar quase 20 voltas de pa* dentro virando constante na casa de 2 07 baixo com o carro escorregando pra todo lado pois usava pneus toyo r888 mais lisos que minha careca resolvi trocar os pneus pelos novissimos yokohama a048 e ver o quanto baixaria de tempo logo na volta de abertura da volta ja percebi o carro no trilho fazendo o s do senna de um jeito que nunca havia feito muito rapido e pela primeira vez fiz o laranjinha em 3ª marcha com pe no porao e o carro continuava na mao comecei a fazer o miolo muuuito rapido com aquele sentimento que naquela volta baixaria um caminhao de tempo e ao sair do bico de pato quem abriu o bico foi o sistema de direçao o volante pesou um absurdo abortei a volta e voltei pra box extremamente decepcionado alguns que assistiam arriscaram o palpite que aquela volta eu teria baixado 3 segundos; ja eu prefiro alimentar meu ceticismo ver o resultado e minimizar especulaçoes mas que tava rapido putz tava o resultado desse perrengue a bomba de direçao sofreu com cavitaçao interna e perdeu a açao voltei pra casa e na sequencia entrou uma bomba nova da dhb mas desde o primeiro momento que dei a partida fiquei desconfortavel com um baixo zunido ao acelerar nesse mato tem coelho; e tinha mesmo a proxima abrida de bico seria em capuava apos seis voltas isso mesmo apos somente seis voltas o sistema abriu o bico de novo mas desta vez com o clima quente como so capuava e o sistema cuspiu o fluido pra fora do reservatorio o mais frustrante e que o carro tava na mao seguramente baixaria dos 1 48 alcançados com o saudoso bala de prata mas ok foco na soluçao e nao no problema comecei uma verdadeira investigaçao junto aos amigos fordeiros pra entender se eu e que tava cag**do ou se o sistema e porcaria mesmo resumo da opera o sistema e fragil alguns amigos tambem perderam duas ou mais bombas de direçao outros so resolveram trocando o reparo da caixa e em tres casos so resolveu trocando a caixa estou vendo que partirei tambem para a troca da caixa afinal o uso e extremo e minha prioridade de ter um carro confiavel ainda permanece mas o que bolso chora isso chora mesmo o que ainda esta em aberto e se insistirei no uso da bomba de direçao original sera a terceira bomba ou se partirei pra um sistema de bomba eletrica palmas ao amigo mark kuhn oficina mk pela pronta ajuda em capuava e detalhada explicaçao sobre o uso da bomba eletrica do mb classe a que e largamente utilizado pela stock car e tambem por alguns amigos em suas ratoeiras de track day ruim nao deve ser em breve cenas dos proximos capitulos mimos nem so de levar lenha vive o blue label; ele tambem merece alguns mimos e certos cuidados visuais ai que entram as rodas aro 18 x tala 7 5 modelo scorro s 247 para uso nas ruas e a pelicula amarela nos farois bem ao estilo 24 horas que venha o berrante aos que acompanham a historia do blue label se lembram que no escape havia uma valvula cutout montada antes dos abafadores que eu costumava abri la quando ia pra pista certo dia o capeta do ombro esquerdo começou a me soprar uma ideia nada silenciosa para usar um escape barulhento digo um escape digno de um carro de pista relutei relutei mas nao resisti entrei em contato com o guilherme rflow professional exhaust systems pra entender o que caberia ali ele prontamente levantou o carro e mapeou os espaços dos ate entao abafadores originais foram fabricados dois abafadores 100% inox 304 com 4 externo e 2 5 interno alem da ponteira anti ressonancia alem de toda a tubulaçao em inox tambem o resultado ficou simplesmente fantastico com um ronco grosso sem ser estridente sendo a coisa mais linda em giros altos 7 000+ apos alguns roles com o escape feito o guilherme apelidou carinhosamente de hornetera tamanho e o berro do escape acertos e melhorias aqui vale ressaltar as valiosas dicas que venho tendo de alguns parceiros e amigos algo que me incomodava muito nos track days era o maledeto bump steering aquela tendencia de esterçamento indesejada que apareceu apos definir a baixa altura do carro sendo que ambas bandejas dianteira e traseira trabalham num angulo quase reto entretanto os braços de direçao ja estavam e muito trabalhando em angulo negativo ai entra a experiencia do wilson roberto wra mechanic experts com suas valiosas dicas e a sempre benvinda experiencia do marcio mac racing para uma perfeita execuçao a soluçao aqui por mais obvia que pareça requer uma cuidadosa analise afinal estamos falando em retirar os terminais de direçao originais e fazer uma verdadeira arvore de natal com algumas peças garantindo assim o correto posicionamento dos braços da caixa de direçao bem como a segurança no uso sovietico e o resultado voces podem ver na foto abaixo onde temos um extensor customizado e um novo terminal uniball para facilitar a brincadeira apos a instalaçao destes novos componentes o blue volta pra mesa de alinhamento hunter da wra mechanic experts pra garantir o otimo alinhamento o resultado simplesmente perfeito o bump steering sumiu e parei de brigar com o carro quando passava em minima imperfeiçoes outra melhoria sensivel na tocada foi a instalaçao de um novo produto da focus performance o stick shifter lifter que vem a ser uma bela e reforçada placa que eleva o trambulador em 80mm deixando a alavanca muito mais proxima da mao esta melhoria foi fantastica pois ha tempos eu ja queria fazer algo pra ter o pomo knob mais proximo mas sem aumentar ainda mais o curso da alavanca caso viesse a usar um pomo mais alto pra mim esta soluçao caiu como uma luva como o carro ja estava sem console a instalaçao foi ainda mais facil pra nao dizer que nenhum ajuste foi necessario foi preciso remover o contorno da caixa de ar que fica na parte inferior central do painel e vem a distribuir o ar condicionado aos bancos traseiros nao pera e quem disse que este carro tem ar condicionado na foto da direita e possivel perceber como o trajeto natural dos cabos do trambulador os quais passariam por dentro da tal caixa de distribuiçao em resumo os engates continuam leves e precisos e agora numa posiçao extremamente ergonomica ponto pros meninos da focus performance; acertaram na mosca ajuste de rota como bem disse clarice lispector mude mas comece devagar porque a direçao e mais importante que a velocidade eu como bom admirador ditos contos frases e pensamentos que trazem a tona a velha sabedoria e boas experiencias comecei a refletir bastante sobre o sonhado uso da sobre alimentaçao relembrando a primeira ideia era usar um supercharger rotrex onde eu compraria um kit da inglesa tts performance e iria encarar poucas mudanças de lay out mas em contrapartida um altissimo investimento financeiro ponderei bastante conversei com alguns amigos turbinados ponderei mais um pouco falei com alguns preparadores respirei fundo e finalmente me decidi pelo uso de turbocompressor depois de inumeras contas racionais emocionais puramente numericas esta opçao do turbo era a mais proxima do meu bolso e com o fato de usar peças nacionais o que me afastaria do fantasma do cambio real x euro pra tornar curta uma longa historia me dediquei as longas conversas com dois amigos ambos proprietarios de focus duratec turbo digo que aprendi muito com eles e sem medo de errar digo que ainda nao sei nada sobre turbos a cada materia lida cada termo aprendido cada detalhe que venho aprendendo tenho a sensaçao de que nao sei nada mas isso passara com a ajuda preciosa do marcio murta alta rpm tenho aprendido muito sobre turbo seus acessorios e particularidades valeu garoto este kit turbo que comprei veio praticamente completo com coletor turbina masterpower 80222 42 / 49 figura abaixo intercooler downpipe trocador de calor injetores pressurizaçao com mangotes tubos abraçadeiras v clamp suporte da bateria e embreagem o que me chamou a atençao neste kit foi o capricho da montagem os componentes de qualidade o pouco uso e o resultado de potencia e torque que atende a minha necessidade principalmente de mais torque em dinamometro de bancada sempre com 0 65 bar de pressao se alcançou 223cv @ 6700rpm e 30 kgf m de torque @ 5000rpm usando gasolina ja num acerto rapido com alcool vieram saudaveis 244cv @ 6100rpm e 32 kgf m de torque @ 5100rpm lembrando que este kit estava montado num motor duratec 2 0 16v totalmente original e caso eu opte por componentes forjados pistoes e bielas poderei abusar um pouco mais da pressao e o resultado tendem a ser numeros proximos a 300cv e 40kgf m mas sinceramente prefiro menos potencia menos calor no cofre e mais durabilidade o grafico abaixo mostra as curvas de torque e potencia com o acerto a gasolina para os que ja tem certa intimidade ao olhar as curvas ja se percebe o resultado de uma entrega de potencia e torque progressivos sem ser nada abrupto; o cambio agradece isso sem deixar de lado o confiavel relato do ex dono que bate exatamente com a minha expectativa pra um motor turbo e porque o kit turbo ainda nao foi montado pra esta boa pergunta existe uma boa resposta grana sim a falta dela me limita e somada a duvida de qual injeçao montar fazem com que eu nao tenha uma prazo definido pra ver o blue label andando com turbo qual seria o meu palpite pe no chao algo entre setembro e novembro deste ano sem esquecer que ainda paira a duvida sobre qual injeçao utilizar a fuel tech pelo seu custo mais acessivel e tambem pela vasta opçao de profissionais para acerto a pro tune a qual tenho ligeira queda e tenho visto muitos carros de pista usando ruim nao deve ser e neste caso o custo de aquisiçao maior vamos ver se tudo correr como o esperado ate o final do ano teremos o blue label com turbo montado devidamente acertado e a caça de tempos mais baixos agradeço a paciencia de voces pela demora deste post e continuo a disposiçao para perguntas e esclarecimentos espero que curtam o post grande abraço por joao pensa project cars #145
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