ola pessoal estou de volta com a segunda parte do meu project car veja a primeira parte neste link antes de mais nada peço desculpas aos amigos e aos gearhead seguidores do flatout pela demora na postagem o blue label ficou fora das pistas pelos ultimos seis meses mas a doença nao parou nos bastidores finalmente tenho em maos a nova suspensao uma coilover da ksport; e diferentemente da que usei no bala de prata estas sao de especificaçao rr a mais agressiva das quatro versoes disponiveis para pista e quando digo para pista e porque a versao anterior da ksport que utilizei era a kontrol pro indicadas para uso street — se e que se pode ou deve usar uma coilover em ruas como as do brasil de qualquer forma ao comparar as duas versoes as rr se destacam em alguns pontos interessantes como curso 30mm menor batentes mais robustos e molas com o dobro da carga agora sim a p**** ficou seria no mais ela mantem as mesmas providenciais 36 posiçoes de ajuste de carga de amortecedor o mesmo acabamento e visual absolutamente impecaveis dignos de uma obra de arte mas nao pensem voces que e so monta las e ir pra pista ai que começa o trabalho desafiador de acerto tudo começa completando o tanque de combustivel pesando o carro em seguida comigo dentro para simular a condiçao de uso em pista coloca se quatro balanças uma sob cada pneu e se inicia o acerto de pre carga de molas buscando igualar o que alguns chamam de carga cruzada isto e a soma da carga sobre os pneus dianteiro direito e traseiro esquerdo tem que ser igual a soma dos pneus dianteiro esquerdo e traseiro direto; se busca assim neutralizar o comportamento de rolagem da carroceria ja vi muitas opinioes contrarias a esta referencia tentei fazer um acerto diferente e nao gostei fica com um comportamento muito imprevisivel e se e pra se divertir porque tomar sustos ja o acerto da cargas dos amortecedores varia de circuito pra circuito aprendi com um amigo que em estagios iniciais de acerto o recomendado e ir de um extremo ao outro e posteriormente fazer o fine tuning quando do uso da primeira coilover as kontrol pro eu fiz exatamente isso em curitiba sai com as quatro regulagens na posiçao 36 mais travada andei algumas voltas trouxe pra posiçao 01 andava mais algumas voltas ate chegar num compliance adequado pro que eu esperava vejam que e uma arte pois estes acertos alem de variar de pista pra pista podem variar de piloto pra piloto de acordo com a tocada de cada um e uma das coisas muito legais de track day e isso; o espirito de ajuda mutua eu sempre estive de ouvidos bem abertos a dicas puxoes de orelha e digo a voces que se aprende demais basta estar afim com esta nova coilover nao sera diferente um novo aprendizado novas experiencias e tacalepau nesse blue com relaçao a pneus minha unicas experiencias com slicks foram meu primeiro e segundo track days; em interlagos em 2009 e em jacarepagua em 2011 ah que saudades daquela pista e posteriormente sempre andei com semi slicks da toyo os famosos r888 recentemente comprei de um amigo dois jogos de slicks aro 15 usados #chupacba pois alguns amigos ratos de pista sempre me buzinavam pra usar slicks novamente que poderia vir mais um pelinho em tempo de volta e porque nao voltar as origens ne mesmo sabendo que se tratam de slicks usados e os r888 sempre usei novos tenham certeza da minha cautela inicial ate conhecer a reaçao dos pneus afinal slick nao avisa quando vai escapar escapa e pronto nao posso me furtar em relatar uma rodada em curitiba no famoso s de alta vinha volta a volta me concentrando em fazer esta curva cada vez mais rapido; ora entrava por um lado por outro mais rapido mais devagar e o tal do ser humano quando ve o ponteiro mostrando uma velocidade cada vez maior na saida do s ve o tempo de volta baixando acaba pensando vai mais um pouco que da e ai que mora o perigo na volta em que eu estava saindo a mais de 170km/h do s de alta acabei contornando a segunda perna tao rapido que o carro foi escapando de lado ate que cheguei em cima da zebra externa quando o pneu traseiro esquerdo pisou na grana o carro perdeu a traseira me desesperei e puxei o volante pra direita resultado olhei pro muro interno por alguns desesperadores milesimos de segundo por uma luza divina me lembrei de contra esterçar e dar pe no acelerador o resultado foi imediato a frente do carro tirou a cara do muro a carroceria deu um chicote e o carro rodou algumas vezes ate parar na entrada dos boxes eu e o bala de prata saimos tolamente ilesos exceto minhas pernas bambas antes que perguntem nao passou prego pensamento nem qualquer outra coisa manometrica que se meça mais uma liçao aprendida tanto de pilotagem em nao querer tirar o carro da zebra e tambem a de ter cautela e conhecer melhor os pneus e se vale uma dica aprendam com o meu erro nao com o de voces mesmos e por falar em tempo de volta vamos relembrar que os tempos de volta informados no post anterior nao contemplavam o uso da barra traseira superior que liga as torres de amortecedores apos instala las e andar na rua ja se percebe que travou bem a traseira do blue e o comportamento esta muito mais arisco me gusta como toda a geometria do blue tanto dianteira quanto traseira e regulavel pretendo inicialmente deixar num ajuste arroz com feijao de fabrica ir para os track days e hot laps com a dura missao de casar a nova experiencia das coilover dos slicks e da geometria + nova barra afim de manter o proposito da diversao desejem me paciencia e sorte sinceramente nao tenho grandes pretensoes de tempos tao mais baixos com estas tres modificaçoes que mencionei neste segundo post o que quero sim e cada vez mais ter aquela sensaçao de carro de pista mais arisco e mais desafiador sentir o resultado da alteraçao x y ou z refazer o acerto andar novamente re refazer curtir sempre com confiabilidade e mantendo este espirito de diversao acima de qualquer coisa que e a base dos track days e vejo que cada um de nos deve lutar mais e mais por isto nos dias de hoje e como nao poderia deixar de mencionar o proximo upgrade que deve entrar em cena no segundo semestre de 2015 a tao falada sobrealimentaçao que muitos ja me perguntaram o que posso lhes adiantar e que nao tenho intençao de um milhao de cavalos nem tresquilimei de pressao mas sim ter mais torque desde as baixas rotaçoes e deixar a brincadeira ainda melhor e como a maioria das opçoes de preparaçao nao tem uma verdade absoluta assim e com a sobrealimentaçao vou me apegar a minha verdade o uso do rotrex um compressor acionado por correia que conta com um sistema de lubrificaçao proprio e que implica numa minima adaptaçao durante a instalaçao uma vez que ele ira tomar o lugar do compressor do ar condicionado nao fara falta alguma e terei uma tubulaçao direcionando pra borboleta de admissao e sem nenhuma alteraçao no saudoso 4x2x1 nao e um projeto barato nem o que vai gerar mais potencia mas e o que tenho pensado ser o mais adequado pra mim abraços e ate o proximo post por joao pensa project cars #145
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