ola pessoal meu nome e plautos sou de curitiba e irei contar o restomod do meu fusca 1961 2 300 para começar gostaria de contar um pouco da historia do inicio do meu interesse por essa baratinha desde pequeno o fusca sempre me chamou a atençao pelo desenho dos para lamas e no unico que havia entrado quando era um meninote achei estranhissimo os bancos com molas e a alça do painel mas tudo bem era criança tudo novidade em 2002 voltando do trabalho passei em frente a uma funilaria e vi um fusca 1972 a venda meio que no impulso comprei o carro nao sabia o que estava comprando achei o preço bom e o arrematei quase me matei na primeira curva pois na epoca nunca havia conduzido um carro antigo e nao tinha noçao do que ele era capaz ou nao tudo para mim era uma surpresa desde a folga no volante os freios a tambor duros e ineficientes os malditos bancos de molas os farois que nao iluminavam nada o limpador que de repente parava de funcionar a agua que entrava pela porta mesmo com a borracha estando boa o cheiro de gasolina e entre outras emoçoes que so um fusca pode proporcionar ao seu dono [gallery columns= 4 link= file ids= 40483 40486 40487 40488 ] rodei com o carro durante um ano foi no fusca que eu realmente aprendi a dirigir e tambem aprendi que nao podia usar o cinto de segurança pois quando o acelerador travava eu precisaria o puxar com a mao aprendi a me virar com o retrovisor vibrando folgas e barulhos diversos aprendi sobre mecanica platinados escova dinamo que o fusca nao pode andar sem a correia do alternador ou dinamo ou o oleo ferve e a bateria descarrega aprendi que a luz do alternador tem que estar apagada para nao ficar na rua sem bateria tambem aprendi que a carroceria tem que estar aparafusada no chassis ou coisas ruins podem acontecer depois de todas essas experiencias felizes vendi o carro nao me arrependo passei por muitas aventuras que nao precisava passar uma vez conversando com amigos sobre fuscas bateu uma saudade do meu entao comecei a pesquisar sobre as baratinhas e decidi que queria um mais antigo pesquisa aqui fuça la foi entao que comprei um fusca 1961 no final de 2007 pelo mercado live e apenas por fotos estava procurando um modelo ainda mais antigo aqueles com janela oval mas infelizmente os valores nao batiam com o que eu estava disposto a pagar na epoca por esse exemplar paguei um preço honesto o carro era descrito como todo original e realmente era bem proximo disso minha unica decepçao foi com a cor [gallery columns= 4 link= file ids= 40494 40493 40492 40490 ] pelas fotos o carro parecia ser realmente branco quando o vi pessoalmente era um branco encardido com interior encardido depois descobri que se chamava branco perola com interior havana meio caramelo [gallery columns= 4 link= file ids= 40499 40498 40496 40495 ] o carro veio de londrina/pr para curitiba/pr por transportadora e me foi entregue em um patio a uns 20km de onde moro foi la que a aventura começou nao fiquei surpreso que o carro tivesse funcionado pois foi uma das caracteristicas descritas pelo vendedor logo em seguida cai na estrada foi na estrada que percebi certa dificuldade para passar dos 40km/h o carro começou a falhar a pipocar e por alguns quilometros nao conseguia me manter na rodovia depois de varios estouros e pipocos o carro começou a desenvolver e depois de longos segundos consegui atingir os fantasticos 110km/h mas a emoçao veio na hora de frear — quando percebi que o fato do carro funcionar nao significa que ele conseguiria parar ele devia estar parado ha muito tempo os cilindros escravos estavam travados apenas um de uma roda dianteira e outro de uma roda traseira funcionavam mas nao do jeito que deveriam entao quando pisava no freio o carro queria fazer um x mas encurtando a historia cheguei em casa sao e salvo minha ideia inicial era manter a originalidade mas comigo pensei fusca original e fusca de vovo entao vou fazer do meu jeito ate entao meu jeito seria um motor mais agressivo mas como nao estava satisfeito com a cor o projeto começou a seguir outro rumo o levei na oficina de funilaria de um amigo onde desmontamos o carro por inteiro removemos a pintura e começamos a pensar qual caminho o projeto deveria seguir depois de muito pensar acabei escolhendo pela cor azul caiçara tambem havia decidido que o interior do carro haveria o minimo de tapeçaria e o exterior deveria ostentar todos os detalhes originais [gallery columns= 5 link= file ids= 40527 40526 40525 40524 40523 40521 40520 40518 40517 40516 40510 40511 40513 40514 40515 40509 40507 40506 40505 40504 40508 40503 40502 40501 40500 ] durante a desmontagem e a raspagem foram descobertos diversos pontos que precisariam de atençao pontos ja mal reformados algumas batidas que o carro teve ao longo do tempo e o mais triste dois dos para lamas estavam contaminados demais por ferrugem entao por mais que eles fossem recuperados nao haveria garantia de que o trabalho fosse durar por muito tempo resumindo tive que trocar os quatro para lamas por versoes paralelas seguindo a ideia de que o interior seria pintado e exposto o acabamento da funilaria e a propria pintura deveriam ter a mesma atençao dada ao exterior do veiculo [gallery columns= 5 link= file ids= 40542 40541 40540 40539 40538 40537 40531 40533 40535 40536 ] um detalhe que acrescentei durante a evoluçao do projeto foi o teto rag top e as bananinhas achei um kit original do teto no e bay a as bananinhas no mercado livre as bananinhas apesar de nao serem originais do numero de chassis do meu carro elas ainda sairam em 1961 foi uma desculpa para mim mesmo para fazer essa alteraçao [gallery columns= 5 link= file ids= 40547 40546 40545 40544 40543 ] o motor original era um peso de papel o bloco estava em pessimas condiçoes entao o descartei montei a partir do zero um 2 300 com bloco auto linea pistoes mahle de 94mm cabeçotes com valvulas de admissao de 44mm e escape de 37mm comando engle fk 89 e com dupla carburaçao empi 48 o virabrequim de 81mm de curso tem colo chevy utilizei polia de aluminio com uma luva de aço para poder usar retentor na carcaça e o volante foi aliviado [gallery columns= 5 link= file ids= 40554 40553 40551 40550 40549 40555 40557 40558 40559 40561 40562 40563 40564 40565 40566 ] o sistema de lubrificaçao durante um tempo foi de carter seco bomba schadek e um reservatorio dentro do carro mas devido dificuldade de manter pressao na linha e pelo fato do reservatorio de oleo esquentar o interior da cabine optei por desmontar o sistema e utilizar a bomba apenas como circuladora para passar pelo radiador de oleo [gallery columns= 4 link= file ids= 40576 40575 40574 40573 40572 40569 40568 40567 ] durante o andar da carruagem usei dois sistemas de escape o primeiro utilizando tubos de 1 ¼ e o outro utilizando tubos de 1 5/8 o primeiro foi feito na inexperiencia ficou bonito mas restritivo para o motor ja o segundo conseguiu liberar giro e consequentemente alguns cavalos amarrados mas mesmo assim ficou a desejar a saida do sistema que insisto em manter com caracteristicas originais ainda e restritiva esta assim por enquanto tambem montei uma caixa de cambio com relaçao escalonada da cavalo de troia diferencial curto e blocante da kaiser o trambulador e empi os encaixes sao bem justos e eu particularmente adoro o ronco da caixa de cambio com dentes retos decidi usar pneus cooper cobra 215/60 r15 montado nas rodas de ferro da rodabras 5x205 6 sendo que duas sao invertidas para dar diferença de offset na traseira mantive os eixos mais estreitos na traseira para conservar essa caracteristica original sobre os freios inicialmente montei pinças wilwood na dianteira com discos da fremax tuning do astra gsi e na traseira pinças simples com acionamento de freio de mao e discos dianteiros solidos do proprio fusca mas adaptados porem na pratica nao deu muito certo quando acionava os freios a frente esfregava e o carro nao parava assim sendo montei o mesmo esquema de freios da dianteira na traseira e agora sim o carro consegue frear por outro lado perdi o freio de mao particularmente acho que essa parte dos freios foi a mais complexa do carro pois como quis manter a furaçao 5x205 tive que fabricar cubos e flanges robustas esteticamente nao ficaram bonitas e tambem nao ficaram leves mas ficaram muito funcionais e seguras consegui o visual que queria garantindo a funcionalidade e estabilidade da adaptaçao [gallery columns= 4 link= file ids= 40581 40582 40588 40587 40583 40589 40590 40591 40592 40593 40586 40594 ] quanto a suspensao queria experimentar o sistema coil over tanto na dianteira quanto na traseira entao a soluçao foi montar catracas na suspensao dianteira onde as molas ficam em carga zero e o peso do carro fica apoiado no coil over o mesmo principio foi feito na traseira andando com o carro digo que o trabalho nao condiz com o resultado se eu tivesse a escolha de fazer isso mais uma vez nao faria incomodou muito para montar e nao fiquei satisfeito com o resultado outro componente trocado na suspensao foram as barras estabilizadoras pelas da empi tanto na dianteira quanto na traseira posso dizer que sao bem rigidas e ajudaram a travar o conjunto mas tambem estao ajudando as portas do carro a abrir quando nao devem toda a torçao que a suspensao deveria ter e agora nao tem mais o furo que tem no teto por causa da rag top diminuiram a rigidez da carroceria — o que faz as portas destravarem em certos momentos tenho que ficar meio atento a elas montei tambem o compensador de cambagem da empi mas digo que e uma asneira so a barra estabilizadora traria o resultado esperado se aquilo fosse feito para funcionar ele deveria ser muito mais rigido do que realmente e consegui melhores resultados melhorando a fixaçao da caixa de cambio no chassi entao a torçao e praticamente nula sobre os instrumentos montei um velocimetro e conta giros autometers customizados com a aparencia original de epoca e no porta luvas montei outros instrumentos de monitoramento confesso que desmontar redesenhar e montar os autometers foi complicado na epoca a unica soluçao que nos veio na cabeça foi imprimir um novo fundo e colar sobre o fundo original mas hoje as gravaçoes a laser estao bem precisas e limpas entao acho que esses instrumentos merecem uma nova atençao o interior do carro conforme dito ficou minimo somente com os dois bancos concha cintos de quatro pontos pedaleiras alavanca de cambio e volante simples e funcional [gallery columns= 4 link= file ids= 40601 40597 40598 40607 ] para montar esses bancos concha removi os trilhos originais dos assoalhos e utilizei trilhos genericos em novas estruturas soldadas no assoalho nessas mesmas estruturas estao ficados os cintos nao e o certo mas estao funcionando momentaneamente [gallery columns= 4 link= file ids= 40605 40604 40596 40599 ] se fosse alterar algo do interior eu trocaria os bancos montaria um par mais discreto [youtube id= vhjxdicsigk width= 600 height= 350 ] infelizmente nao uso o carro com frequencia para falar a verdade quase nunca pois quando saio nao e sempre que ele me traz de volta para casa o deixo alegrando a garagem com seu brilho e cor alegre com a evoluçao que teve os track days acabei me empenhando em outros projetos que logo mais vou mostrar aqui no flatout ate a proxima por plautos lins project cars #147 uma mensagem da equipe do flatout plautos queremos parabeniza lo pela conclusao desta restauraçao um projeto com esse nivel de atençao aos detalhes qualidade de montagem e preparaçao e principalmente desempenho e o sonho de todo gearhead que começa a trabalhar em um carro para chamar de seu e acelerar por diversao mais uma vez parabens pela conclusao
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