ola pessoal meu nome e plautos lins sou de curitiba/pr e vou contar a voces a historia da preparaçao do meu bmw 1m alem de fotos e com as modificaçoes fiz tambem um historico bem completo de participaçoes em track days com ele neste e nos proximos posts vou descrever um pouco da historia que me levou a ter este bmw sua evoluçao na pista e sua volta para garagem como carro de rua entao vamos la nunca fui um grande fa de bmw eu particularmente gosto de carros pequenos e os bmw legais estavam ficando cada vez maiores ate que um belo dia lançaram o serie 1 mesmo assim nunca tive um sempre achei e ainda acho o modelo hatch muito legal mas pensei comigo mesmo um dia quando lançarem uma m dessas quem sabe anos se passaram e surgiu a 135i e depois a 135i sauber apesar de ser maior ainda era aceitavel mas com o cambio automatico nao obrigado sempre acompanhei o top gear britanico e em certo episodio eles apresentaram o 1m coupe e ai sim a bmw ganhou minha total atençao dei uma pesquisada na net sobre o carro entendi que iria ser uma ediçao limitada e para o brasil viriam algumas unidades mas o mais importante e que o cambio seria manual fiquei empolgado no mesmo ano viajei com uns amigos para nurburgring e la tive a oportunidade de ver o carrinho ao vivo na cor que eu queria laranja na minha opiniao o carro estava no ponto so achei um pouco estranho a frente do carro ser alta mas tudo bem voltei de viagem mais alguns meses se passaram enquanto ficava na espera do seu lançamento aqui em terras tupiniquins ate que pela internet vi que os sites de noticias automotivas brasileiras anunciando a chegada da 1m no brasil liguei na concessionaria aqui de curitiba e a vendedora que me atendeu me informou que so tinham disponiveis a cor preta e a branca e que para o brasil o unico 1m laranja foi aquele apresentado aos jornalistas fiquei frustrado eu realmente queria a laranja cheguei ate a pensar se nao for a laranja nao tenho interesse branco e cor de kombi e preto e o antigo branco some com os detalhes do carro e os arranhoes sempre aparecem e voces entenderao por que nao queria preta ou branca na mesma semana conversando com um amigo que voltara de um viagem para outro estado ele me falou o seguinte vou fechar uma 1m branca mas tambem achei a laranja bem bonita o parabenizei pela escolha da cor de kombi e comentei que infelizmente nao ela nao viria na cor laranja para o brasil nisso ele retrucou como nao se ela estava a venda na concessionaria em sao paulo uma luz no fim do tunel liguei para a concessionaria e recebi a triste noticia sim temos a laranja mas nao podemos vender para o seu estado voce tem que comprar um bmw na concessionaria da sua regiao ja que a informaçao da concessionaria de curitiba fora desmentida e mesmo depois de um segundo contato eles nao se dispuseram a me conseguir uma 1m laranja comecei a ligar para as concessionarias dos estados vizinhos ate que achei uma concessionaria em ribeirao preto/sp que estava disposta a fazer a venda no mesmo dia fechei negocio e no final de semana dia 03/12/2011 fui buscar o carro so que em vez de vir direto para casa fiz um pit stop rapido em londrina porque no dia 04/12/2011 foi primeiro track day da oktane fora do rio de janeiro [gallery columns= 5 link= file ids= 36554 36555 36556 36557 36558 ] com 400km no painel participei do primeiro evento com o carro e nao me esqueço que maquina ja me sentia macho o suficiente para andar com o controle de traçao desligado e posso dizer que foi muito gostoso lidar com a dinamica do carro a potencia traçao e equilibrio tornaram a guiada muito divertida durante o dia foram 69 voltas o equivalente a 208km no dia seguinte voltei para casa [gallery columns= 4 link= file ids= 36559 36560 36561 36563 ] [youtube id= idt_e8z8rjw width= 620 height= 350 ] depois disso com 1200km embarquei o carro para brasilia e la no dia 10/12/2011 fiz o segundo track mas infelizmente acabou rapido o piloto aqui escutou um papo de que o nelson piquet fazia uma curva com seu ford gt com o pe no porao e pensou se ele faz eu tambem faço fui tentar e tecnicamente falando ate que fiz ela com o pe no porao o unico problema e que a terminei virado para o lado errado com tres rodas no mato e um pneu esfolado pode se dizer que nao sai da pista mas gerou certa discussao foram somente dez voltas e apenas 54km rodados ainda com o carro original troquei os michelin esfolados por neova e segui para santa cruz do sul para o track do dia 16/12/2011 no dia seguinte ja na pista na primeira curva aprendi outra liçao os neova precisam esquentar assim sendo terminei a curva no mato mas tudo bem voltei para a pista e mesmo com muito sol e chuva terminei o dia com 60 voltas e mais 211km no marcador no mes seguinte ja no ano novo — dia 22/01/2012 — e nas mesmas condiçoes segui para o rio de janeiro chegando la o carro completou 5 000km para nao sair do costume na pista abusei em uma curva e tambem terminei no mato mas quem disse que parei continuei acelerando dei mais 66 voltas ou 198km debaixo de muito sol e muito calor e no dia seguinte voltei para casa [gallery columns= 5 link= file ids= 36571 36570 36569 36567 36566 ] bom posso dizer que depois dessas primeiras experiencias na pista dominei quase por completo a tocada do carro e nunca mais fui verificar o loteamento de nenhum outro autodromo hoje o carro tem nas costas 25 track days 935 voltas em sete circuitos diferentes uma vez em londrina tres em brasilia tres em santa cruz do sul tres no rio quatro em interlagos dez em curitiba e uma no velo citta totalizando 3 539km de pista e uma media de 1 361 litros de combustivel queimado [gallery columns= 6 link= file ids= 36572 36577 36576 36575 36574 36573 ] as minhas tres idas para brasilia e somente duas idas ao rio utilizei serviços de transportadoras nos outros eventos fui rodando para curtir a viagem e as frias que o gps as vezes proporciona uma delas foi a segunda vez que fui para santa cruz do sul e decidi ir pela serra do rio do rastro no final da serra o gps me orientou a seguir pela sc447 passando por uma cidade chamada treviso que furada uma estrada em construçao acho que desde a epoca da ditadura ainda bem que naquela epoca a 1m ainda era original agora vou falar um pouco da evoluçao do carro na pista muita gente vem me perguntar qual o segredo para o carro ser rapido na verdade nao existe segredo; a resposta e potencia e aderencia o carro original como disse no começo do texto ja e muito bem equilibrado e bem diferente de qualquer outro bmw e bem diferente da m3 e92 que na minha opiniao e um carro mais facil de pilotar a 1m tem muito torque em baixas rotaçoes entre eixos curto e com o blocante se torna um cavalo louco e essa e a parte legal aprender a dosar o acelerador nas saidas de curva tambem se torna seu maior problema a briga com o carro se torna constante limitando a velocidade de saida [youtube id= vdk1uyabtqk width= 620 height= 350 ] [youtube id= e8dq2zazwu4 width= 620 height= 350 ] [youtube id= 3zxs lb273w width= 620 height= 350 ] em todos os outros autodromos que andei os freios se comportaram muito bem isso porque sao muito bem dimensionados — sao os mesmos da m3 que e um carro maior o unico problema e o preço e disponibilidade das pastilhas achei uma soluçao mais barata e acabei testando as ferrodo 2500 mas nao gostei do resultado na minha primeira ida a interlagos usei essas pastilhas e as achei barulhentas e o rendimento na pista nao foi melhor que as originais sem contar que esfolaram os discos mas para interlagos com suas duas grandes retas os freios originais nao deram conta era so fazer algumas voltas rapidas seguidas que os discos acendiam e as pastilhas queimavam talvez se eu tivesse escolhido outro composto esse problema nao teria acontecido minha primeira vez com os pneus slick consegui um jogo de pneus usados da pirelli utilizados nas ferrari 430 challenge eles tinham a medida 19 235/645 e 305/680 nao eram as medidas ideais para as rodas originais do carro que usa tala 9 na dianteira e 10 na traseira mas montei mesmo assim queria fazer um teste [gallery columns= 4 link= file ids= 36578 36579 36580 36581 ] o track da vez era no rio no dia 22/04/2012 e o improvavel aconteceu choveu o dia todo entrei na pista tres vezes dei dez voltas e mesmo assim com o asfalto umido com os pneus errados passeando na pista fui poucos decimos mais rapido do que com os neovas no limite fiquei frustrado por ter perdido o final de semana mas tudo bem senti o gosto da traçao [gallery columns= 5 link= file ids= 36582 36583 36584 36585 36586 ] depois desse dia as modificaçoes pesadas começaram a acontecer o novo escape instalei o escape completo que soltou o giro do motor antes nao adiantava passar das 5 500rpm pois o motor simplesmente nao rendia com os downpipes a puxada ia ate os 6000rpm sem contar o ronco que ficou sensacional no mesmo tempo instalei o cobb para nao ter o erro da sonda lambda para quem nao conhece o cobb e uma ferramenta aonde e possivel trocar mapas da ecu de acordo com os upgrades feitos no carro bem interessante e pratico somente com o ganho de potencia consegui baixar tres segundos no autodromo de curitiba quase um ano depois encontrei uma empresa chamada pro tuning freaks que sao especializados em programar motores n54 com o cobb impressionante a diferença de desempenho do mapa oferecido pelo cobb e do mapa oferecido pela ptf de 385 cv e 60 mkgf de torque o motor conseguiu gerar 420cv e 64kgf de torque sem contar que ficou mais energico e estavel durante altas temperaturas pode parecer pouca diferença mas em interlagos o motor ganhou folego para engatar a sexta marcha [gallery columns= 6 link= file ids= 36587 36593 36592 36591 36589 36588 ] [youtube id= _vxghwpsska width= 620 height= 350 ] so que e aquela historia carro mais rapido precisa parar como os freios originais ja estavam no limite entao montei um kit de freios da stoptech thophy com discos dianteiros de 380mm e traseiros de 355mm impressionante a resposta e sensibilidade do pedal fadiga zero porem esquentava muito a ponto de derreter os retentores dos pistoes das pinças a soluçao foi um escudo de titanio que fica montado entre a pastilha e a pinça testei dois tipos de pastilhas o da hawk e o da performance friction os dois funcionaram bem paravam o carro sem reclamar mas as pastilhas da hawk danificaram os discos e gastavam mais rapido [gallery columns= 5 link= file ids= 36603 36600 36602 36601 36598 ] cheguei a usar dois tipos de suspensao uma totalmente ajustavel que desde nova incomodou — nunca conseguia um ajuste legal vivia vazando e a manutençao era uma porre mas apesar de tudo isso aprendi alguma coisa sobre o ajuste de amortecedores — e a outra suspensao da h&r somente com regulagem de altura que esta montada no carro ate hoje e me deixa muito feliz parece ser mais confortavel que a original e nao deixa o carro tao traseiro [gallery columns= 5 link= file ids= 36606 36611 36609 36608 36607 ] com essa configuraçao me diverti bastante com o carro tambem consegui baixar os tempos e incomodar bastante gente [youtube id= wh_q bn_c m width= 620 height= 350 ] [youtube id= v3zv_v0za1m width= 620 height= 350 ] [youtube id= mcgnogg0dzm width= 620 height= 350 ] mas chegou um momento que estava mais uma vez estagnado tinha equipamento mas nao conseguia andar rapido o suficiente entao decidi investir em um jogo de rodas da apex 18x10 nos quatro cantos esse modelo de rodas encaixa sem problemas no kit de freios e foi feito exclusivamente para o bmw consegui alguns jogos de pneus dianteiros usados da porsche cup eles tem a medida 250/650 18 e encaixaram como uma luva nas rodas de tala 10 [gallery columns= 4 link= file ids= 36594 36595 36596 36597 ] fui para a pista e tive um resultado para la de impressionante aqui em curitiba baixei mais quatro segundos somente por causa dos pneus o acelerador virou um interruptor liga e desliga de tanta aderencia que esses pneus deram para o carro [youtube id= 20b3leo o q width= 620 height= 350 ] [youtube id= 1w5tgcahcjy width= 620 height= 350 ] [youtube id= z5mxrcz34vq width= 620 height= 350 ] andei em nove tracks com slicks um no rio com chuva como disse anteriormente um em brasilia cinco em curitiba e dois em interlagos me diverti um bom bocado sempre quis voltar para as pistas em que andei com o carro original para fazer uma comparaçao mas nao consegui em todas as datas e a logistica nao se ajudaram fico triste por nao ter conseguido andar com o carro com essa ultima configuraçao em scs estimo que o carro seria entre sete e dez segundos mais rapido algumas dificuldades que passei na pista ao longo de todas essas idas a pista somente abandonei dois tracks por problemas um aqui em curitiba porque o charge pipe quebrou e outro em interlagos por causa de um slick furado para quem nao sabe a bmw esta se especializando em fazer todos os perifericos do motor de plastico e o charge pipe do meu carro ja estava fazendo hora extra era uma questao de tempo para a peça falhar e obviamente quebrou quando estava testando o novo mapa feito pela ptf — ainda bem que foi em casa para resolver de vez o problema troquei a peça por um de aluminio com bov tial tive que trocar cinco unidades injetoras ao longo do tempo duas depois que andei no velo citta e as outras tres em casos separados depois do uso do mapa da ptf nao sei o que realmente acontece com elas acho que e um desgaste mecanico por causa do aumento de temperatura da camara de combustao mas o problema e sempre o mesmo o carro tem dificuldades em dar partida por excesso de combustivel apenas em interlagos em um dia infernalmente quente tive casos de superaquecimento tanto para o oleo quanto para a agua entao fiz voltas rapidas com intervalos maiores para evitar problemas com consequencia disto acabei instalando um radiador de oleo maior que de certa forma ajudou a controlar a temperatura cheguei a testar o bypass e uma peça que substitui o termostato do oleo mas que em minha opiniao pouco fez para ajudar acho ate que piorou a situaçao na estrada o bypass nao deixava o oleo chegar nos 110°c e na pista imagino eu que por facilitar o fluxo do oleo pelo radiador o mesmo tinha pouco tempo para trocar temperatura ou seja o radiador nao era eficiente por causa do bypass o que realmente deu resultado para esse novo radiador maior foi a construçao de uma captaçao de ar uma peça que direcionava o ar com eficiencia para ele e obviamente mantendo o termostato notei tambem que quando o tanque ficava com menos da metade de combustivel a falta de combustivel começava a acontecer aconteceu duas vezes em interlagos na subida do cafe justamente quando estava prestes a apontar na entrada dos boxes na curva a pressao da linha caia o motor cortava igniçao e soltava uns pipocos no escape na primeira vez que isso aconteceu achei que tinha explodido tudo mas nao aconteceu ate mais uma vez um belo dia novas ideias começaram a surgir mais potencia estabilidade resolver o problema da falta de combustivel pensei em fazer um meio roll cage parecido com os da porsche a ptf lançou kits turbo para 750 e 900cv e um diabinho ja se sentou no meu ombro entao depois de muito refletir decidi desmontar a 1m chega de volta ao original — ou quase o desafio acabou o carro era previsivel ja sabia o resultado que iria atingir nao era mais interessante andar com ela na pista fiquei dependente dos pneus slicks o carro so andava bem com eles sair do autodromo para abastecer ja se transformou em um transtorno colocar ainda mais potencia em um carro que nao foi feito para isso iria estragar a brincadeira lembrando da raridade que a 1m vai se tornar isso e se ja nao se tornou aqui no brasil sem contar que estava forçando demais os componentes e o custo de manutençao so subia agora no final do ano de 2014 a encostei na oficina retirei o escape voltei a eletronica para o original aliviei a pre carga das molas dianteiras e outros acessorios tambem sairam pronto voltou a ser carro exclusivo de rua por ora e isso ate a proxima materia por plautos lins project cars #150
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