tudo certo pessoal agora que voces ja conhecem minha historia com o colt gti podemos partir para a etapa da desmontagem do motor nesse segundo post mas antes vamos falar um pouco dele e do carro em si o colt apesar da idade tem coeficiente aerodinamico de 0 31 — muito bom para um hatch com suas linhas fluidas caracterizando o design denominado bio pela mitsubishi na epoca com 995 kg suspensao independente nas quatro rodas com sistema esterçante na traseira como o do civic vti seu principal adversario o carro tem um comportamento muito bom nas curvas em relaçao ao motor a mitsubishi resolveu nao trazer a versao com motor 4g92 dohc mivec para bater de frente com o vti mas permitiu ao 4g93 dohc girar mais com corte a 8000 rpm e faixa vermelha do conta giros a 7500 rpm apesar do pico de potencia estar a 6500 rpm talvez para rivalizar com seu concorrente tambem na capacidade de girar mas na pratica o motor tem folego ate 7500 rpm com muita sustentaçao de potencia caindo um pouco o rendimento acima disso os motores compartilhavam o mesmo bloco e diametro de pistao mas o curso dos pistoes subia de 77 para 89 mm em relaçao ao 4g93 aumentando o deslocamento de 1 595 para 1 834 cm³ e infelizmente o r/l apesar do alto r/l o motor do gti nao tem nenhum segredo japones e consegue girar alto e sem vibraçoes devido a alguns fatores somados como o baixo peso de pistoes e bielas e com diferença de peso de apenas 1 g entre os quatro; os balancins roletados e furo na parede inferior das camisas comunicando os cilindros 1 e 2 3 e 4 que possuem movimento alternativos o que favorece a subida de um pistao enquanto o outro desce e vice versa observei esse recurso no bloco da suzuki hayabusa tambem mirage cyborg r mas apesar da ficha tecnica expressiva de 175cv a 7500 rpm do mivec proprietarios em foruns gringos mediram seus carros em dinamometros e a potencia girava em torno de 155 cv tanto que o vti mais pesado e teoricamente mais potente o bate em alguns confrontos do best motoring [youtube id= dbleyddngfy width= 620 height= 350 ] nao duvido que em um confronto direto entre o mirage cyborg e o colt gti de um empate ja que o gti em testes tem potencia de 145 cv medidos em dinamometro e tem faixa mais ampla de potencia e costuma andar junto com o vti seguindo o projeto como havia postado no post anterior comecei a desmontagem do motor e para minha surpresa o tensionador hidraulico que movimenta a polia movel da correia dentada estava travado e com a porçao superior pino quebrado nao sei como estava funcionando ainda o motor esse tensionador pelo fato de ser hidraulico consegue amortecer as vibraçoes da correia e facilita a montagem basta remover e pressionar vagarosamente a sua haste para que o oleo passe de uma camara para outra utilizando uma morsa alinhar os furos colocar um pino travando e com a correia e o tensor no lugar retirar se o pino e a correia e tensionada automaticamente removi o cabeçote ainda nao tinha sofrido nenhum ‘passe estando na medida original menos mal na altura de 132 1 podendo chegar ate a altura de 131 9 camisas sem riscos e sem desgaste aparente mas chamei o pessoal de duas retificas diferentes para fazer as mediçoes nos cilindros ambos acusaram ovalizaçao em torno de 0 20 mm que faz com que seja necessario fazer o serviço no bloco e tambem contribuia para o motor estar fumando assim como os retentores de valvulas pois o motor fumava na primeira partida do dia desmontagem do bloco e da parte de baixo para encaminhar a retifica mancais do eixo virabrequim medidos tudo medida std e sem necessidade de bronzinas sobre medida pois tudo estava perfeito apenas um polimento precisaria ser feito pistoes 050 comprados bloco retificado e inicio da montagem foi deixado folga de 0 03 que e a minima que o manual de serviço recomenda para o motor 4g93 dohc uma atençao especial e na compra da junta do cabeçote desse motor na qual deve ser observada que a espessura dela devera ser de 1 3 mm e de metalflex vendem por ai outras com 0 4 mm que ja e suficiente para o toque entre os pistoes e o cabeçote no detalhe a junta do cabeçote [gallery columns= 5 link= file ids= 47102 47106 47108 47097 47104 ] medi a folgas internas da bomba de oleo com um canivete de laminas e como ela estava ainda com desgaste minimo e pressao elevada de trabalho pressao de 5 bar a frio e cerca de 2 bar a quente nao foi necessario a sua substituiçao mas correias tensores e bomba de oleo passaram a vez para novos componentes velas ngk iridium e polias regulaveis dos comandos vieram dos eua por enquanto deixadas a 0º para posterior ajuste no remapeamento as polias tensionadoras moveis koio vieram da polonia pois por aqui na ocasiao so estava encontrando as de plastico enquanto a correia foi comprada em uma autopeças do parana essa correia e muito parrudo ela tem quase 3 cm de largura precisamente 29mm x 156 dentes parafusos do cabeçote medidos para verificar se estavam fora da zona plastica de deformaçao acima de 96 4 mm apenas 2 estavam com alongamento um com 96 5 e outro proximo com 96 2 mm foram substituidos e torqueados corretamente assim como todos os demais parafusos do motor ate os do carter eu tive esse capricho radiador que estava com a colmeia perfeita mas com ressecamento na parte superior da caixa foi revisado e teve a caixa substituida por uma de metal motor montado periodo de amaciamento rodei mais ou menos uns 3 000 km sem passar de 4 000 rpm e troquei o oleo duas vezes nesse periodo passada a quarentena comecei a usar o carro com mais frequencia e aterrorizar os azeras alguns mercedes e outros nacionais esportivos em saidas de sinal e rodovias o pessoal ficava com cara de quem nao estava entendendo nada um corsinha nadar na frente ate de honda twister nas arrancadas e paravam e perguntavam o que tinha o carro eu dizia original ja que o motor estava ok parti entao para o resto putz muita coisa para fazer e era so a ponta do iceberg tinha feito apenas 20% do que eu julgava justo com o carro faltava ainda mexer na pintura no interior ja que estavam com os bancos todos rasgados e ressecados alem de pneus e uma roda que estava avariada console central quebrado faltando os tapetes sem a tampa do porta malas caramba era muita coisa mas com o tempo fui arrumando tudo e tornando o carrinho apresentavel como ele merece ate os adesivos nao tinham uma padronagem e disposiçao corretas baixei entao a fonte bitsumishi que e obedece o padrao da mitsubishi antes depois continuamos a empreitada no proximo post mas nao sem antes passar as fotos dos encontros que fazemos com a familia aguardando o colt se juntar ao comboio [gallery link= file ids= 47093 47092 47091 47088 47089 47090 ] por diego malavazi project cars #152
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