bom galera chegamos ao meu ultimo post para quem nao acompanhou tudo desde o inicio estou contando a historia de 13 anos de relacionamento com meu opala comodoro 1989 do qual sou segundo dono durante esse tempo todo inumeras foram as preparaçoes mas parei a historia numa destruiçao completa de motor mas nao foi o fim passada a raiva decidir fazer um motor definitivo com um apelo muito maior a pista do que a rua mas que seria usado eventualmente para passeios rapidos o comando seria o mesmo do motor anterior um crane 310 x 320 248 x 258 mas muita coisa iria mudar as peças do cabeçote balanceiro travas molas etc seriam as mesmas pois nao foram danificadas as valvulas de admissao permaneceriam 1 94 mas agora valvulas de inox tambem seriam usadas no escape 1 65 alem disso comprei um cabeçote de serie final 586 o que permitiu maior rebaixo feito em angulo reduzindo mais ainda a altura no lado da admissao/escape a camara de combustao ficou com 54 cm³ os pistoes agora um jogo de iasa forjados tem as mesmas 4pol de diametro 101 6mm porem com um dome de 4 75 cm³ que entram na camara de combustao ja que a junta de cabeçote foi dispensada e canaletas foram feitas no bloco e no cabeçote para a utilizaçao de aneis o ring em cobre todos esses valores sao fundamentais e e praticamente impossivel realizar a montagem de um motor de qualidade sem essas informaçoes com isso a taxa de compressao ficou em 15 76 1 um valor muito bom ja que o objetivo e andar na rua queimando alcool e na pista metanol com doses de nitrometano as bielas foram trocadas por um jogo doado por uma silverado agora com seis polegadas as originais mede 5 7 isso reduz a força lateral dos pistoes contra a parede dos cilindros no ponto mais baixo do movimento ja que a biela inclina menos reduzindo o atrito e aumentando a potencia os parafusos das bielas sao arp para reforçar o bloco o mesmo foi preenchido em aproximadamente 1/3 com hardblock um cimento que aumenta a durabilidade da parte inferior do mesmo ja que e a que mais sofre com a força transversal imposta pela posiçao da biela com hardblock o motor demora mais a esquentar trabalhando mais tempo frio o que e otimo pensando em performance em compensaçao depois de aquecido ele demora muito a esfriar alem de gerar uma deformaçao menos uniforme nos cilindros ja que a parte que contem o cimento dilata menos ganha se de um lado perde se de outro fiz isso porque estou escaldado e a ultima quebra e destruiçao completa do motor aconteceu por uma falha no bloco existem outras formas de aumentar a durabilidade da peça como por exemplo a instalaçao de uma grelha inferior usinada em peça unica geralmente em aluminio mas o custo e infinitamente superior alguns milhares de reais eu uso o carro na rua numa boa em percursos que duram 30 35 min o funcionamento e perfeito mas nunca abusei de deixar ele funcionando mais do que isso principalmente em transito pesado mesmo utilizando o radiador grande original do opala e helice presa a polia da bomba d’agua e sem valvula termostatica a agua gira direto falando em helice vai uma dica e uma enorme heresia para aproximar mais a helice do radiador caso voce use a helice fixa e que roda direto e possivel usar um alongador do maverick isso mesmo isso faz com que a helice fique mais proximo ao radiador aumentando sua eficiencia apesar das mudanças serem relativamente pequenas valvulas de escape e aumento da taxa de compressao as diferenças puderam ser vistas na volta ao dinamometro o mesmo da avaliaçao anterior 370 02 cv no motor 349 27 cv na roda a 6 566 rpm com pico de torque de 45 68 mkgf a 3 920 rpm conseguimos mais 36 cv e 5 mkgf de torque lembrem que nesta mediçao eu ainda estava com apenas uma holley 750cfm o que nao e o ideal pois os cilindros da extremidade do motor sao menos alimentados do que os centrais e perde se eficiencia estava na hora de voltar o brinquedo para a pista em 2011 e 2012 andei em algumas provas do campeonato paranaense de arrancada em 402 m para tanto optei em um visual mais racing as rodas foram pintadas de preto e o carro recebeu alguns adesivos bem comuns na arrancada americana os contingency sponsors la fora se voce vencer recebe premios e tiver os adesivos colados ao carro algumas empresas das quais voce tem os adesivos te dao premios extras que vao de peças a valores em dinheiro no meu caso e so efeito visual mesmo a primeira descoberta foi que o diferencial agora ficou muito longo como o carro ainda estava usando o cambio original a primeira marcha estava muito curta sendo que depois o escalonamento nao era o ideal principalmente em terceira muito longa em relaçao a segunda e fazia o carro dar uma apagada desse modo o dana 44 com relaçao 3 90 foi substituido por um 4 27 parece muito curto mas como o motor virava facil mais de 7 000rpm a relaçao ficou bem melhor como a proposta tambem era andar na rua nao quis colocar uma relaçao mais curta se alguem me perguntar mas tem alguem que usa mais curta que isso sim praticamente todo mundo na arrancada isso se deve a motores que hoje passam de 9 000 rpm [youtube id= whelh_p3szo width= 620 height= 350 ] e ja que estava mexendo nisso aproveitei e instalei um jogo de freios a disco na traseira tudo certinho com freio de mao e tal as modificaçoes surtiram efeito e consegui arrancar um 12 7 em uma das etapas mesmo saindo de 2 0s nos 60pes ~20m so pra se ter uma ideia os opalas da mesma categoria que eu andei saem facil 1 8s ou seja eu estou tomando 0 2s de todo mundo ja nos primeiros 20m e ainda faltam mais 380m pra percorrer mas mesmo assim achei sensacional principalmente levando em consideraçao a proposta de andar com apenas um carburador com cambio original e fazer o carro ser de uso misto alem disso ainda falta coragem pra deixar o carro no peso ideal os 1230kg com o piloto peso minimo da categoria o carro ainda possui o banco traseiro forraçoes internas completas painel completo vidros travas e retrovisores eletricos todos funcionando perfeitamente coluna de direçao escamoteavel e caixa de direçao hidraulica apenas foi retirada a bomba a unica mudança com a intençao de melhorar a distribuiçao do peso do carro foi o deslocamento da bateria para o porta malas mas como nem sempre estamos satisfeitos faltava ainda uma alimentaçao melhor e um cambio especifico para esse motor comprei o cambio no inicio de 2013 uma carcaça de cambio de dodge foi utilizada pra montar um miolo forjado relacionado e com engate rapido o que permitiria o uso de embreagem apenas na largada sendo que depois e so puxar a alavanca com vontade montei tudo o que com o valor do cambio da capa seca da embreagem pastilhada e das adaptaçoes chegou perto de r$8k e nao se engane de gastar muito menos alem de trocar as buchas da suspensao por outras de pu os braços superiores da suspensao traseira e a barra estabilizadora por outros regulaveis isso permite um melhor alinhamento e ajuste do angulo de ataque do diferencial infelizmente de novo na hora de testar na pista foi tudo para o espaço o cambio durou mais ou menos 50m nao nao foram 50km foram 50m fui com o carro pra pista aqueci os pneus e senti algo estranho mas como era a primeira vez com o cambio novo e ele e absurdamente barulhento achei que era normal alinhei desceram as luzes e larguei antes de engatar a segunda bum e cade a alavanca desceu tudo chegando no box descobrimos que uma falha na fundiçao da capa seca feita pela empresa que fabrica o cambio acabou gerando uma trinca que moveu todo o conjunto desalinhando o disco da embreagem que destruiu todo o resto perdi o cambio a capa seca a embreagem a cruzeta do carda os suportes etc entretanto dessa vez fui atras do fornecedor do cambio e cobrei explicaçoes felizmente consegui que arcassem com a manutençao da quebra ja que vendem a peça como adequada para ate 700 cv e meu carro nao tem 400 cv porem todo o resto sobrou pra mim mas bola pra frente e voces ja devem ter notado que alem de apaixonado pelo meu carro sou um cara bastante otimista logo que chegou o cambio reserva foi tudo montado novamente e levei o carro para andar no festival brasileiro de arrancada no final de 2013 a configuraçao ainda tinha apenas um carburador quadrijet 750 cfm o carro andou nos 12 8 nos treinos e alguma coisa na carburaçao estava atrapalhando uma pegada na veia mas o objetivo era aprender a lidar com o cambio e dar uma passada ate o final missao cumprida entretanto precisavamos resolver ainda o problema da alimentaçao eu uso um data logger com uma sonda de banda larga isso permite dar uma olhada em como anda a mistura tanto em tempo real como os valores gravados ao longo do tempo nunca conseguimos deixar o valor de ideal isso se deve a falha da alimentaçao em razao do uso de um carburador apenas num motor com esse tamanho de cabeçote e comando um carburador apenas passa a ser insuficiente mas como no inicio de 2014 resolvi dar um tempo e parar um pouco de gastar no carro deixaria isso pra mais tarde nesse mesmo ponto da historia decidi aproveitar mais o carro e usar ele na rua quando fosse reativado desse modo durante o ano de 2014 praticamente nao liguei o brinquedo mas nao quer dizer que nao continuei evoluindo o projeto ja que era pra ser um carro de rua com alma de pista acabei comprando um par de pneus traseiros mickey thompson slicks medida 24 5x8xr15 chega de radiais carro de verdade com pneus de verdade e e pra andar na rua comprei tambem uma gaiola interna em aço carbono mas que ainda vai ficar de fora a intençao e futuramente instalar e andar em categorias na arrancada que permitem o uso de pneus slick mas que geralmente exigem gaiola mas provavelmente em pistas de 201 m no começo de 2015 quando estava me preparando pra levar o carro para a oficina e religar tudo novamente apareceu um negocio entre a minha admissao/alimentaçao/escape com um outro cliente da mesma oficina e envolvia entregar tudo e pegar um conjunto de triplas webber 44mm com admissao engine e coletor de escape de competiçao o que voces acham que eu fiz negocio fechado e um mes depois o carro foi enviado pra oficina pra acertar tudo a unica diferença e que ele foi acertado no alcool ja que facilita muito o uso na rua [gallery columns= 4 link= file ids= 56941 56942 56943 56944 ] e o agora e essa a funçao do carro diversao apenas isso dei uma desencantada com a arrancada mas nao com o carro ate retirei todos os adesivos e recoloquei o escapamento ate antes do eixo para tentar chamar menos a atençao nao que isso seja possivel nunca fiquei tao feliz com uma escolha quanto tirar ele da pista e levar pra rua tenho usado ele para ir ao mercado para ir na casa de meus pais visitar a sogra e tudo mais babando alcool com cambio barulhento relaçao curta pneus slick tudo o que e essencial para quem e gearhead ate tenho a intençao de brincar na pista mas apenas por curiosidade mesmo pois gostaria de saber quanto ele vira dessa forma acho que entra nos 7 segundos nos 201 metros numa perspectiva otimista nos 7 5 quem sabe um pouco menos se alguem aqui se interessou em montar algo igual ou parecido eu recomendo sem duvida mas adianto que nao e um carro confortavel a carburaçao deixa um cheiro insuportavel de alcool o oleo precisa ser trocado a cada 300 500 km horrivel de fazer curva nao tem uma marcha lenta muito estavel e abaixo de 3 000 rpm e pior que carro 1 0 ou seja perfeito abraços a todos por ricardo souza project cars #154 uma mensagem do flatout ricardo suas ultimas linhas definem precisamente o que e um project car o carro que construimos dedicando nosso precioso tempo livre para materializar uma vontade pode ter varias particularidades nao sao defeitos mas quando olhamos para ele e vemos pronta na nossa frente a imagem que so existia em pensamento nao ha como definir de outra forma senao perfeito parabens pelo projeto
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